Persuasão tem ótima novidade sobre mais filmes na Netflix
Retorno positivo de Persuasão vai gerar mais filmes para os fãs de Jane Austen na Netflix; Eis os detalhes do que vem por aí.
A nova adaptação da Netflix de Persuasão tem como estrelas Dakota Johnson e Henry Golding. E ela pode até ter irritado alguns fãs, ao desviar um pouco do texto da autora Jane Austen. Embora a história seja a mesma, os elementos linguísticos receberam uma atualização do século 21. E isso não agradou alguns fãs de Austen.
No entanto, parece que a Netflix está contente com o sucesso do filme. Tanto que planeja mais.
Não necessariamente uma sequência para Persuasão, mas na verdade, mais adaptações nesse estilo. Além disso, o roteirista Ron Bass já deu a entender que mais dois filmes estão por vir.
O roteirista Ron Bass recentemente sugeriu mais filmes no estilo de Persuasão
Em uma entrevista recente, com data de 15 de julho de 2022, os roteiristas Ron Bass e Alice Winslow e a diretora Carrie Cracknell explicaram o processo de pensamento por trás da mudança do diálogo de Persuasão para ser mais “amigável” ao século 21.
“O filme se passa fielmente no suntuoso período da Regência, mas os comportamentos físicos, atitudes e elementos estéticos também se inclinam para agora”, diz Carrie. “Simplificamos algumas das falas e tiramos um pouco do barulho dos enfeites de época, para fazer os personagens e os mundos parecerem mais vivos e acessíveis.”.
Leia também: Persuasão é uma história real na Netflix? A verdade por trás
O objetivo de mexer na peça original não era alienar os fãs apaixonados de Austen, mas sim inaugurar uma nova geração de potencial. “Espero atrair um público novo e mais jovem que talvez saiba muito pouco sobre Jane Austen”, explica o diretor, “e que toda uma nova geração assista à adaptação e depois seja atraída para ler e se apaixonar pelo livro”.
No entanto, a informação mais reveladora da entrevista é a possibilidade de mais adaptações estruturadas da mesma forma que Persuasão. Ou seja, detalhes de época como figurino e cenário, com linguagem moderna. Um jornal de Los Angeles, inclusive, observa que o roteirista Ron Bass, que defende o uso de gírias modernas no roteiro, também está trabalhando em mais duas adaptações. Elas são Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade.
Mais de Jane Austen na Netflix
“Suas palavras falam para [um] público contemporâneo de muitas, muitas maneiras, mas não necessariamente de todas as maneiras”, diz Ron. “Eu prometo a você que todos os envolvidos nisso adoram Jane Austen e adoram seu trabalho.“
Orgulho e Preconceito é a adaptação mais frequente das obras de Austen, com filmes como A Ilha do Fogo e O Diário de Bridget Jones servindo como adaptações modernas, enquanto Orgulho e Preconceito (2005) e Orgulho e Preconceito (1995) foram adaptações mais sérias e dramáticas. Da mesma forma, Razão e Sensibilidade também ganhou adaptação para um filme de 1995 e uma série de TV de três episódios de 2008.
Leia também: A verdade sobre Sintonia na Netflix: é uma história real?
Os fãs das obras de Austen têm sentimentos mistos sobre a recente adaptação de Persuasão. Com alguns elogiando a ingenuidade do filme e outros criticando a simplificação da linguagem de Austen. Um usuário do Twitter escreve: “Jane Austen chorando tremendo vomitando em seu túmulo depois que Dakota Johnson disse ‘agora somos piores que ex, somos amigos’ em Persuasão na Netflix”.
Outro usuário disse: “O que está (preventivamente) me irritando sobre o novo Persuasão é que ele fala de um problema muito, muito maior em adaptações de clássicos. Onde os estúdios parecem pensar que todas essas personagens femininas precisam ser glosadas com um chefão do milênio. pátina para se tornar relevante.”
Persuasão está disponível na Netflix.