A verdade sobre Sintonia na Netflix: é uma história real?

Tudo sobre a história de Sintonia na Netflix.

Sintonia história real

Sintonia é uma série brasileira de drama criminal criada por KondZilla na Netflix. A história gira em torno de três adolescentes de uma favela em São Paulo, cada um com um ponto de vista diferente na vida e lutando para perseguir seus sonhos enquanto tentam sobreviver. O emocionante drama adolescente recebeu críticas favoráveis ​​dos críticos.

Continua após publicidade

Muitos elogiaram a infusão da história da cultura, música e religião brasileiras com o lado sombrio das atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

A mistura de influências do mundo real no enredo certamente faz os espectadores se perguntarem se Sintonia tem base em uma história verdadeira. Então, eis o que sabemos!

Continua após publicidade

Sintonia tem base em uma história real?

Sintonia história real
Imagem: Divulgação.

Não, Sintonia não tem base em uma história real. A série tem um desenvolvimento a partir de um conceito original do criador KondZilla, cujo nome verdadeiro é Konrad Cunha Dantas. Ele é um YouTuber popular conhecido por fazer videoclipes que propagaram o gênero funk no Brasil e na América Latina.

Leia também: Sintonia vai ter 4ª temporada? Final da 3ª temporada explicado

Os videoclipes já tinham um tom de vida nas favelas e guetos da periferia de cidades como São Paulo, onde é difícil para os jovens ganharem a vida. Através da série, ele quer retratar as lutas de tais indivíduos.

Assim, KondZilla surgiu com a história da busca de três amigos para comprar tênis caros. O conceito inicialmente era para ser feito através de um curta-metragem. No entanto, depois que os produtores Rita Moraes e Felipe Braga souberam do desejo do YouTuber, discutiram o conceito e decidiram transformá-lo em uma série de televisão.

Continua após publicidade

Os três temas principais do programa são música, religião e crime, representados por seus três protagonistas, Doni, Rita e Nando, respectivamente. Dessa forma, a série explora como esses três elementos são a pedra angular das comunidades que vivem nas favelas.

Traços da vida real

Imagem: Divulgação.

O ator Jottapê que faz o Doni é um MC (rapper) em São Paulo. Assim como seu colega na tela, Jottapê também é um MC na vida real e contribuiu significativamente para a trilha sonora de Sintonia. Por outro lado, o personagem de Nando se junta a um cartel de drogas que se acredita ser inspirado no Primeiro Comando da Capital (PCC). O PCC é uma organização criminosa da vida real que opera principalmente fora de São Paulo e está envolvida no tráfico de drogas, entre outras atividades ilegais.

O enredo da série é essencialmente uma jornada de amadurecimento de três indivíduos cujas vidas são definidas pelas escolhas que fazem no ambiente em que vivem, periferias das cidades que desejam um estilo de vida urbano, mas têm poucos recursos para isso.

Continua após publicidade

Em última análise, Sintonia é uma série fictícia que captura o espírito da vida e o ambiente cultural nas favelas. A narrativa é emocionalmente ressonante e tem um apelo mais amplo devido a seus personagens cuidadosamente selecionados que esclarecem os espectadores sobre as duras realidades da vida.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.