Por que Ozark foi cancelada e não terá 5ª temporada na Netflix?
Estava tudo planejado? O real motivo que fez a série Ozark ser cancelada na Netflix e não ter quinta temporada.
O drama policial de sucesso da Netflix, Ozark, chegou oficialmente ao fim. 44 episódios, galões de sangue derramados e inúmeras mortes de revirar o estômago. Foram 4 temporadas desafiadoras e intrigantes que cativaram fãs ao redor do mundo.
Apesar de toda a carnificina, os Byrdes ainda saem vivos como uma unidade. Impressionante!
Claro, temos que dar crédito a Wendy (Laura Linney) e Marty Byrde (Jason Bateman). A dupla intrigante e de língua escorregadia realmente sabe como cavar as trincheiras e sair cheirando a rosas. Ao longo de suas quatro temporadas e cinco anos, Ozark acumulou uma tonelada de elogios, incluindo dois prêmios Emmy, bem como uma base de fãs leais. Então, por que ela vai acabar?
O real motivo por que Ozark foi cancelada na Netflix
Parece que o showrunner Chris Mundy sempre teve a intenção de fechar na marca de quatro/cinco temporadas, ou assim Bateman deu a entender. Em entrevista ao Collider, Bateman revelou:
“[Chris] meio que sabia, eu acho, onde ele gostaria de eventualmente pousar o avião. Em algum lugar por aqui, acho que sempre houve a área presumida [de] três temporadas, quatro temporadas, cinco temporadas, algo assim.”.
Ele continuou: “Com base no tipo de linha de raciocínio do que esses personagens estão fazendo e na taxa de escalada de perigo e enredo, há um certo tom para isso. Dada a inteligência de Marty Byrde e Wendy Byrde, se eles continuarem nesse tom por muito mais tempo, eles serão mortos ou presos. A alternativa é achatar esse tom, mas então você começa a protelar apenas por episódios e temporadas adicionais”.
Leia também: Ozark, a verdade obscura da série sobre o nome Byrde
Arrastar uma série não parece ser o estilo Mundy. De fato, o showrunner já havia afirmado anteriormente que queria levar Ozark a um final satisfatório.
“Eu sempre quero o encerramento”, disse o criador ao The Hollywood Reporter. “Não quero me sentir confuso. Eu quero sentir, ‘OK, esse foi o fim.’. Então espero que as pessoas se sintam encerradas no final – se elas gostam ou não, eu não sei.”.
E completou. “Espero que a parte de trás ainda seja divertida e emocionante, mas também muito emocionante para os Byrdes e Ruth”.
Aliás, o termo emocional é uma maneira de colocá-lo. Isso porque o clã Missouri vai precisar de terapia em série após esses eventos angustiantes.
Sobre o final, Jason Bateman disse à NME: “Espero que o público pense: ‘Ah, eles meio que enfiaram a agulha entre um final feliz, mas estão mancando'”.
Mancando, rastejando, arfando na linha de chegada é certamente adequado, mas só porque Mundy fechou a cortina do arco de Ozark, não significa necessariamente que ele terminou com Byrdes ou o resto da equipe do Missouri ainda.
As conversas sobre uma série spin-off já começaram a se espalhar pelo boato, mas quais são as chances?
Haverá um derivado de Ozark?
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Mundy provocou a possibilidade de um spin-off de Ozark.
“Certamente é algo que foi divulgado por várias pessoas. Nunca diga nunca, mas agora queremos ter certeza de que conseguiremos este da melhor maneira possível.”.
Ruth Langmore, de Julia Garner, flutuou em torno da esfera de Ozark inúmeras vezes, onde poderia ganhar um spin-off, mas dado os eventos do final, essa ideia deverá ser descartada.
É possível que um prequel sobre Langmore seja uma opção. Sem dúvida, Mundy poderia inventar uma ou duas histórias convincentes, mas uma pequena Ruth cometendo delitos é muito difícil de vender.
Existem poucos personagens vivos que poderiam levar uma série de spin-off adiante. Jonah Byrde (Skylar Gaertner) é a escolha mais provável e interessante para um personagem de spin-off. Sua jornada em Ozark termina com ele colocando uma bala na cabeça do implacável Mel Sattem.
Esse ato – tão em desacordo com seus valores – tem o potencial de desencadear uma cadeia de eventos que pode levá-lo a um caminho complexo. Por enquanto, porém, teremos que esperar e ver o que Mundy nos reserva.
E então, você gostou do final de Ozark?