Qual é o autismo do médico de The Good Doctor? Conheça a Síndrome de Savant

Saiba mais sobre a síndrome do Dr. Shaun Murphy, o médico protagonista da série The Good Doctor.

Autismo mostrado na série médica é ainda pouco conhecido

Os fãs de The Good Doctor se emocionam a cada semana com o Dr. Shaun Murphy, o médico autista que enfrenta diversas dificuldades para ganhar o respeito de todos no ambiente de trabalho. Entretanto, o tipo de autismo que o médico tem não é tão discutido popularmente. O personagem de Freddie Highmore na popular série médica é diagnosticado com a Síndrome de Savant, um tipo de autismo que tem algumas particularidades bem interessantes. 

Conhecendo a Síndrome de Savant

A Síndrome de Savant já foi destaque de outra produção, muito antes de The Good Doctor dar as caras na TV. Se você assistiu ao filme de Rain Main (1989) estrelado por Tom Cruise, deve se lembrar do personagem de Dustin Hoffman, Raymond Babbitt. A síndrome que ele tem é exatamente a de Savant. 

No entanto, a inspiração original para o sábio retratado em Rain Man era um homem de 57 anos que memorizou mais de 6.000 livros. Assim, possuía conhecimento enciclopédico de geografia, música, literatura, história, esportes e nove outras áreas de especialização. Seu nome era Kim Peek, que faleceu em 2009. Ele põde nomear todos os códigos de área dos EUA e os principais códigos postais da cidade. Ele também memorizou os mapas na frente das listas telefônicas. Bem como podia dizer com precisão como se deslocar de uma cidade dos EUA para outra. Além disso, em seguida, como se deslocar nessa cidade rua por rua.

PUBLICIDADE

Basicamente, este tipo de autismo fornece uma capacidade de inteligencia fora do comum. Ela envolve a memorização e legibilidade, entre outras características. Por isso que na série The Good Doctor, muitas vezes vemos Shaun Murphy pensando e uma ilustração mostrando como funciona seu cérebro. Geralmente, muitos portadores descrevem como a mente pensa rápido e faz associações que para os outros seres humanos não fazem sentido. 

Diferente de outras síndromes como Down, na Savant não há um retardo mental mas sim um desenvolvimento. Entretanto, ela é associada a um comportamento que tende a ser antissocial. Esse, então, é um aspecto ligado às características comuns do autismo.

Tipos de capacidade 

As capacidades já registradas se relacionam com a música, onde portadores conseguem tocar instrumentos de forma excepcional. Além disso, pintura, cálculo, matemática, habilidades mecânicas, entre outras, estão entre as capacidades da Síndrome de Savant. 

No caso do Dr. Shaun Murphy, de The Good Doctor, sua memória fotográfica e rápida capacidade de aprendizado o fizeram um excelente médico, capaz de desvendar casos e sintomas que outros médicos poderiam ignorar. Entretanto, sua capacidade social acaba sempre o colocando em segundo plano, uma vez que ele tende a lidar com as pessoas sem uma empatia esperada. Essa, também é uma característica que aparece em muitos dos casos diagnosticados com a Síndrome de Savant. 

Convivência com a síndrome

Uma das características interessantes de The Good Doctor é mostrar como é possível conviver com a Síndrome, tanto da ótica de quem é portador como de quem precisa dialogar e conviver com pessoas que a tem. É importante também mostrar que a síndrome não deve limitar o campo profissional do portador, e que é preciso enfrentar preconceitos para que as pessoas entendam mais sobre a doença.

Durante a primeira temporada de The Good Doctor, o Dr. Shaun Murphy enfrenta diversas situações de superação, como o contato físico com pessoas próximas, o contato de olhar, bem como a empatia e senso de humor. 

E você, já conhecia a Síndrome de Savant?

The Good Doctor está sendo exibida todas as quintas pela Rede Globo. No Globoplay, todas as duas temporadas da série já estão disponíveis. 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.