Ragnar não morreu? Teoria muda tudo pra Vikings

Fãs de Vikings estão debatendo teoria de que Ragnar pode ter sobrevivido ao poço de cobras, mudando tudo para a série.

Ragnar nao morreu
Imagem: Divulgação.

Tanto durante quanto após seu reinado de seis temporadas, a série original Vikings inspirou várias teorias e discussões de fãs. Em um momento, eles estavam debatendo a verdadeira identidade de Floki (Gustaf Skarsgård). Outro, se perguntando sobre qual filho Ragnar mais amava. Ou, ainda, tentando prever os próximos movimentos da série.

De qualquer forma, os fãs de Vikings estavam, e ocasionalmente ainda estão, ansiosos para dissecar algumas das reviravoltas mais misteriosas do programa e alusões.

A resposta entusiasmada à série não é surpreendente, principalmente devido aos muitos riscos que ela assumiu ao contar sua história épica. Quantas outras séries, por exemplo, dariam o passo sem precedentes de assassinar seu personagem principal bem antes da conclusão da história?

PUBLICIDADE

Em uma narrativa composta por múltiplos protagonistas (por exemplo, “Game of Thrones”), essas mortes ousadas, embora convincentes, dificilmente são chocantes. Mas essa é a palavra exata que a Entertainment Weekly usou para descrever a decisão de Hirst de matar Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) no meio da quarta temporada.

No episódio 15 (“All His Angels”), Ragnar é finalmente capturado pelo Rei Aelle (Ivan Kaye). Em vez de simplesmente decapitar ou enforcar seu inimigo de longa data, Aelle decide ser um pouco criativo e fazer bom uso do poço de cobras venenosas da vila. O episódio termina com Ragnar sendo jogado no poço e prontamente consumido por uma pilha de cobras se contorcendo. Com isso ele morre… Ou não?

Ragnar Vikings
Imagem: Divulgação.

Fãs acham que Ragnar sobreviveu

De acordo com alguns fãs no tópico de Vikings no fórum Reddit, há evidências que sugerem que Ragnar não apenas sobreviveu ao poço de cobras, mas também planejou todo o evento.

Essa teoria volta e meia aparece. Apesar de Hirst e Fimmel, em uma entrevista de 2016 ao The Hollywood Reporter, confirmarem que o personagem está, de fato, morto. Ainda assim, a ideia de que uma série popular realmente mataria seu protagonista central com mais duas temporadas e meia deixou certas pessoas céticas, especialmente porque Ragnar fingiu sua morte uma vez antes no final da terceira temporada de Vikings.

Leia também: Vikings Valhalla tem péssima notícia sobre a 2ª temporada

Com isso, um fã escreveu: “Ragnar está nisso pelo longo golpe. Um longo golpe perigoso. Ele até mencionou um pouco isso enquanto estava trancado na jaula na mesa de jantar do rei [Ecbert]”.

Em um tópico separado, um fã apontou para a cena frequentemente mencionada no episódio 18 da 4ª temporada (“Revenge”). Onde os filhos de Ragnar olham para um poço vazio.

“As cobras eram pequenas demais para engoli-lo inteiro e digerir seu corpo”, escreve o usuário, concluindo que “ainda estaria lá se ele estivesse morto”. De fato, não é uma teoria totalmente absurda.

Em quase todos os outros programas de televisão de todos os tempos, se não mostraram o corpo de um personagem “morto”, você pode apostar que esse personagem reaparecerá em uma temporada posterior.

Então, qual é a probabilidade de Ragnar ter sobrevivido? Vamos deixar de lado o debate deste tópico do Reddit sobre a ciência da decomposição (já que simplesmente não há mundo em que Vikings espera ou quer que apliquemos essas coisas). E então, falar sobre as calças de Ragnar.

Ragnar Vikings
Imagem: Divulgação.

Cobras: 1, Ragnar: 0

O sobrenome do protagonista, Lothbrok, se traduz vagamente em calças “peludas” ou “peludas”. Na saga de Ragnar, ele encomenda seu formidável e vestível epíteto para se proteger em uma próxima batalha com um dragão, uma cena de moda definitiva que se desenrola assim, de acordo com o livro de Jackson Crawford “A Saga dos Volsungs com A Saga de Ragnar Lothbrok.”.

Leia também: O que aconteceu com Leif no final Vikings Valhalla?

Conforme declarado na página 89, “[Ragnar] ordenou que algumas roupas fossem feitas para si de um tipo estranho, calças desgrenhadas e uma capa desgrenhada, e quando terminaram, ele ordenou que fossem fervidas em piche.”

Aliás, o dragão da saga (a quem ele consegue matar) é uma cobra de estimação crescida. Se as calças de Ragnar o protegessem com sucesso de um dragão-cobra de tamanho gigante, elas também não o protegeriam de um poço de cobras velhas comuns?

Ragnar vive em Vikings… mais ou menos

Ao detalhar a criação das sagas, Jackson Crawford faz referência a uma versão mais curta e contemporânea da narrativa do século 13 intitulada “Ragnarsonna tháttr”, em que, como ele escreve na página IX, “um poema skáldico composto nos anos 1100 no Hébridas chamado Krákumál é colocado na boca de Ragnar enquanto ele morre no poço das cobras.“.

Não apenas a morte de Ragnar na câmera imita a morte de sua saga, mas seu discurso final é uma referência direta ao poema do século 12, que diz: “Eu desejo minha morte agora // O disir [Æsir] me chama home//…Rindo eu vou morrer!”.

Parece improvável que Hirst inclua uma referência tão aberta à morte (absoluta) de seu herói na saga original apenas para desviar da conclusão do épico ao fazer Ragnar magicamente voltar à vida mais tarde. E, no entanto, ainda há a questão desse poço vazio.

Imagem: Divulgação.

Mas apesar do desejo dos fãs por um Ragnar vivo, isso também pode ser explicado olhando para a saga. E as crenças nórdicas contemporâneas que Hirst continuamente tece em sua série.

Acho que o objetivo era mostrar que Ragnar foi levado para Valhalla por Valquírias“, teorizou um outro fã no tópico do Reddit mencionado acima. Aliás, este é um ponto totalmente apoiado pela representação da série da morte de seu protagonista.

“Os Aesir vão me receber”, diz Ragnar a uma multidão de espectadores antes de sua morte, acrescentando “Congratulo-me com as valquírias para me convocar para casa”.

E então, você apoia a teoria de que Ragnar, de fato, não morreu ali em Vikings?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.