Spiderhead, final do filme explicado: os segredos escondidos
Os segredos e os spoilers de Spiderhead: contamos o final do filme com detalhes e explicamos os desfechos do personagens.
O interprete de Thor no Universo Marvel ganha um ar de vilão em Spiderhead, um tenso filme de suspense de ficção científica na Netflix dirigido por Joseph Kosinski de Top Gun: Maverick.
No longa, Chris Hemsworth interpreta Steve Abnesti, um supervisor de prisão e cientista, conduzindo um julgamento humano nos condenados da Penitenciária e Centro de Pesquisa Spiderhead, uma instalação localizada em uma ilha remota. Miles Teller, que já trabalhou com Kosinski em Only the Brave e Maverick, estrela como Jeff, um dos presos de Spiderhead.
À medida que a história avança, sua conexão com a colega de prisão Lizzy (Jurnee Smollett) se aprofunda e, juntos, eles descobrem as intenções sinistras de Steve.
Explicamos o final de Spiderhead e os segredos da história. Confira agora!
A história do filme Spiderhead
A história de Spiderhead se passa em um tempo não especificado, mas é seguro assumir que é um futuro próximo. O filme tem hidroaviões e carros poderosos. Da mesma forma, não exagera na tecnologia. Os únicos aspectos de ficção científica sobre Spiderhead são as drogas, que são administradas nos condenados que viram voluntários, e os MobiPaks, os dispositivos que são implantados cirurgicamente através dos quais as referidas drogas são administradas.
Steve Abnesti é evidentemente um visionário e gênio no campo da ciência médica e da bioquímica. Suas drogas alteram fundamentalmente a psique humana, embora temporariamente. Por exemplo, N-40 ou Luvactina parece uma droga que aumenta as emoções e deixa o sujeito eufórico. Em contraste, a administração de Darkenfloxx resulta em extremo sofrimento mental e físico. Há também uma droga para remediar a perda de palavras, Verbaluce.
Jeff, Lizzy e os outros estão em Spiderhead e participam dos julgamentos humanos na esperança de sentenças comutadas e certos privilégios. Os internos da unidade gozam de certa liberdade. Não há portas trancadas ou macacões laranjas. Os presos podem potencialmente ter seus próprios espaços de vida e tempo fora. Jeff gradualmente percebe que tudo isso tem um preço alto que ele não está disposto a pagar.
A noção de livre arbítrio é sem dúvida o aspecto mais importante da narrativa. As drogas de Steve a violam diretamente através da ilusão de escolha. Toda vez que injetam a droga, o sujeito deve dar o consentimento verbalmente. Mas eles são presidiários, alguns deles pegaram prisão perpétua. A maioria deles desfruta da liberdade que o Spiderhead concede.
Então, eles sabem que, se recusarem uma droga, podem ir de volta para a prisão estadual. Logo, na realidade, não há escolha aqui. Todo preso em Spiderhead deve ser a cobaia que Steve quer que eles sejam.
Leia também: Elenco de Spiderhead: quem são os atores e tudo sobre o filme
Recebemos a história de fundo de Jeff em etapas ao longo do filme. Inicialmente, acreditamos que ele pegou condenação pela morte de um de seus amigos. Jeff estava muito embriagado e dirigindo o carro quando bateu em uma árvore. A princípio, ele parece acreditar genuinamente que Steve quer mudar o mundo e busca sua própria redenção participando dos testes. Enquanto isso, ele se aproxima de Lizzy, cujas razões para o encarceramento não estão claras até a sequência climática do filme.
Durante um dos testes, Jeff é colocado junto com Heather (Tess Haubrich). Nenhum dos dois parece ser particularmente atraído pela outra pessoa, mas após a administração do N-40, seu comportamento muda drasticamente. Eles fazem sexo e afirmam que se amam. Depois de sair do alto que a droga lhes deu, seus sentimentos românticos mútuos desaparecem rapidamente.
Steve, então, repete o experimento com Jeff e outra cobaia chamada Sarah. Em seguida, ele junta Heather e Sarah e convida Jeff para a sala de observação. Steve, então, pede a Jeff para escolher entre Sarah e Heather para receber Darkenfloxx. Jeff, que já recebeu a droga e não tem nenhum sentimento romântico por nenhuma das mulheres, se recusa. Mas sua negação diz coisas suficientes a Steve. Mais tarde, Darkenfloxx é administrado a Heather, e ela se mata.
Final de Spiderhead: Steve Abnesti está morto?
Steve continua desculpando seus testes duvidosos dizendo que está sendo ordenado a conduzi-los pelo Comitê de Protocolo da empresa farmacêutica para a qual trabalha. Após a morte violenta de Heather, Jeff lê as anotações de Steve e descobre que não existe um Comitê de Protocolo. O nome da empresa é Abnesti Pharmaceuticals – é a própria empresa de Steve. Ele é quem criou as drogas e agora as está experimentando nos presos com a ajuda de seu associado Mark, que lida com os aspectos técnicos das drogas.
Nas anotações de Steve, Jeff encontra uma cartela de Bingo com estrelas douradas marcando a maioria dos números. Ele percebe que os números representam várias drogas. Luvactina é N-40, enquanto I-16 é Darkenfloxx. As estrelas douradas marcam todas as combinações, exceto duas: N-40 e B-6.
Após a morte de Heather, Mark fica desiludido com o programa e trabalha com Jeff para derrubar Steve. Na cena climática de Spiderhead, Mark aparentemente está de licença médica, o que Steve acha que é devido ao que ele (Steve) planeja fazer no dia. Steve descobriu a conexão entre Jeff e Lizzy e agora quer usar a moça para injetar Darkenfloxx. Ele revela por que Lizzy foi encarcerada, forçando-a a quebrar e implorar a Jeff para passar pelo julgamento.
Leia também: O que é “Spiderhead”? Tudo sobre o novo filme da Netflix
Steve também tem um MobiPak e o usa para experimentar as drogas, N-40 em particular. Sua desculpa é que as drogas inevitavelmente serão examinadas em algum momento, então, ele precisa estar pronto para elas experimentando-as em si mesmo. Na realidade, parece que está viciado na sensação de euforia que a N-40 lhe dá.
Durante a sessão de Lizzy, Steve de repente começa a rir. É revelado que Mark alterou o MobiPak de Steve, conectando-o ao smartphone/dispositivo de controle dado a Jeff. Enquanto Jeff confronta Steve, Mark está a caminho de Spiderhead com as autoridades.
Steve admite que a droga que ele está testando é B-6, ou também chamada de OBDX ou Obediex, o que dá ao administrador um certo controle sobre o assunto. Mas não é absoluto. Obediex é poderoso o suficiente para deixar Steve viver entre assassinos, mas não tem sido eficaz o suficiente para ganhar uma estrela de ouro na cartela de Bingo.
Eventualmente, quando as autoridades chegam, Steve envia o resto dos presos atrás de Jeff e Lizzy, enquanto ele tenta escapar no hidroavião. No entanto, durante sua luta com Jeff, seu MobiPak foi inundado com as drogas, e ele bate contra uma rocha e morre. Embora o momento de sua morte não seja mostrado, Jeff e Lizzy veem a explosão resultante do acidente. Além disso, Steve não tinha como escapar e estava fortemente sob a influência das drogas.
Por que Jeff e Lizzy estão no Spiderhead?
Como os outros voluntários, Jeff e Lizzie são indivíduos condenados tentando comutar suas sentenças. Quando o acidente aconteceu, a esposa de Jeff, Emma (BeBe Bettencourt), estava no carro com ele e seu amigo. Tanto Emma quanto o amigo morreram, e Jeff pegou condenação por duas acusações de homicídio culposo.
Já Lizzy foi presa porque sua filha de nove meses morreu depois que ela a deixou trancada em um carro por três horas em um estacionamento do Walmart. Ela recebeu sentença por uma acusação de ameaça imprudente e uma acusação de homicídio culposo.
Tanto Jeff quanto Lizzie parecem pensar que merecem o que está acontecendo com eles, pelo menos no começo. Mas, ao que parece, se há redenção através do sofrimento, eles já a alcançaram. Jeff e Lizzy estão livres para sair por sete meses e uma semana, respectivamente, mas Steve não contou a eles. No entanto, quando o filme termina, eles estão vivos e juntos. Agora, eles podem começar o próximo capítulo de suas vidas.