Stranger Things, final explicado da 4ª temporada e o que acontece

O volume 1 da 4ª temporada de Stranger Things já está entre nós. Por isso, finalmente podemos discutir aquele final eletrizante.

Stranger Things

O volume 1 da quarta temporada de Stranger Things termina de forma dramática, finalmente revelando a história secreta de Eleven e a origem de Vecna. Apresentado como o começo do fim, o volume 1 expande a franquia em direções inesperadas. Os episódios são mais longos, em parte refletindo a vastidão do palco em que os personagens estão atuando. Desta vez, o elenco em constante expansão está espalhado por várias locações, passando por diferentes provações. A Netflix, portanto, não economizou.

Continua após publicidade

A trama A, é claro, ainda está ocorrendo em Hawkins, enquanto Stranger Things confronta um novo tipo de monstro do Mundo Invertido. Em vez de uma mera criatura, Vecna ​​é um ser humanoide que possui a capacidade de entrar na mente dos outros e matá-los de uma maneira verdadeiramente brutal.

Ele está operando do próprio Mundo Invertido e, toda vez que ele mata, ele abre outro portal. Os garotos de Hawkins tentam usar esses portais contra ele, mas na verdade seus planos nunca teriam funcionado. Vecna ​​é simplesmente muito poderoso. Apenas uma pessoa pode lidar com Vecna: Eleven, que está trabalhando ao lado do Dr. Martin Brenner para recuperar seus poderes.

Continua após publicidade

Aqui está tudo o que você precisa saber para entender o dramático final do volume 1 da quarta temporada de Stranger Things.

Nancy vai morrer no Upside Down?

O volume 1 da quarta temporada de Stranger Things viu Steve, Nancy, Robin e Eddie entrarem no Mundo Invertido. Eles rapidamente perceberam que não tinham chance contra Vecna ​​e as criaturas monstruosas que lá habitam. Felizmente, Dustin deduz a localização de outro portal, e ele é capaz de se comunicar com o grupo.

Para isso, ele usa métodos testados e comprovados que fazem parte da franquia desde a primeira temporada. Durante a fuga, no entanto, Vecna consegue atacar antes que todos saiam do Mundo Invertido, atacando a mente de Nancy com suas ilusões.

Continua após publicidade

Leia também: Elenco de Stranger Things: guia completo dos atores

Vecna ​​joga com medo e tristeza, torturando suas vítimas com visões de seus pecados passados. No caso de Nancy, ele é capaz de aproveitar o arrependimento dela pela morte de sua amiga Barb na primeira temporada. Nancy foi indiscutivelmente responsável pela morte de Barb, arrastando-a para uma festa e abandonando-a enquanto dormia com Steve.

Quanto mais tempo Nancy permanece na visão, mais perigo ela corre. Ela tem sorte de não estar sozinha, no entanto, e as crianças já conseguiram tirar Max de um transe semelhante. Assim, Nancy deve escapar das garras de Vecna ainda no segundo volume.

Identidade e história da Vecna ​​explicadas

Stranger Things sempre jogou com clichês de terror, mas Vecna ​​é um novo tipo de ameaça. Quando ele entra na mente de Nancy, ele percebe que ela chegou perto de descobrir sua verdadeira identidade. Acreditando que não tem nada a temer, pois acha que Nancy está agora sob seu controle, Vecna ​​apresenta a verdade sobre sua história. Isso coincide com uma revelação feita a Eleven por um personagem em outro momento.

Continua após publicidade

Parece que Vecna ​​é na verdade Henry Creel, filho de Victor Creel. Victor é suposto serial killer de Hawkins, preso no Pennhurst Mental Hospital. Isso aconteceu depois que foi considerado culpado pelos assassinatos de sua esposa e filha em 1959. Henry era o verdadeiro assassino, uma criança com todos os poderes de Eleven. Ele teria matado seu pai, Victor, se não tivesse se estendido demais, entrando em coma. Ele acordou sob os cuidados do Dr. Martin Brenner, tornando-se a primeira cobaia do cientista.

Henry Creel é o Número Um: Origem do Laboratório Hawkins

Henry Creel tornou-se o Número Um, o modelo para todos os futuros experimentos do Dr. Brenner. A princípio, Brenner procurou controlar o Número Um, mas quando percebeu que isso era impossível, decidiu encontrar uma maneira de restringir seus poderes. Feito isso, Brenner trabalhou duro para reproduzir Victor Creel, criando uma série de crianças empoderadas – Eleven sendo uma delas. Essas crianças cresceram sob a orientação do Dr. Brenner.

Leia também: Stranger Things: vilão da 4ª temporada tem segredo revelado

Diminuído e controlado, Henry Creel se tornou apenas um dos enfermeiros do Laboratório. Mas Henry enganou Eleven para libertá-lo e depois matou os guardas e outros sujeitos de teste no Laboratório Hawkins. Ele teria feito o mesmo com ela, se Eleven não tivesse provado ser mais poderosa que ele, e o derrotado.

Essa batalha foi o que realmente criou a primeira “janela” para o Upside Down no Hawkins Lab. Henry explode através da parede e vai direto para o Upside Down. Lá, seu corpo horrivelmente mutilado pela experiência se funde com a mente de colmeia do Devorador de Mentes para se tornar Vecna.

Qual é o plano da Vecna em Stranger Things?

A história de fundo de Vecna ​​finalmente foi revelada, mas seu plano continua sendo um mistério. Os portais que ele abriu poderiam facilmente servir de ponte para um exército enviado pelo poderoso Devorador de Mentes. O fato de não ter feito isso sugere que tem algo ainda pior do que uma invasão em mente.

É possível que Vecna ​​esteja realmente tentando criar portais suficientes para juntar o Mundo Invertido e o mundo real, mas então as dimensões colidem. Há estranhos terremotos sacudindo o Mundo Invertido, por exemplo, sendo, talvez, indícios de instabilidade dimensional.

Por que o Upside Down está preso em 1983

Enquanto no Mundo Invertido, Nancy fica chocada ao perceber que a cópia distorcida de Hawkins está realmente presa em 1983 – especificamente, no mesmo dia em que Eleven abriu o portal pela primeira vez. Os motivos pelos quais o Mundo Invertido ficou preso em 83 ainda não estão claros, mas é possível que alguma trama envolvendo viagem ou problemas com tempo sejam explorados. 

O Projeto Nina explicado: como Eleven recuperou seus poderes

Enquanto isso, Eleven participa de outro experimento do Dr. Brenner – o Projeto Nina – na tentativa de recuperar seus poderes. Dr. Brenner acredita que há uma comparação entre a perda de seus poderes e a experiência de alguns sobreviventes de derrame, que perdem habilidades porque seus cérebros não estão se conectando da mesma maneira. 

Leia também: Crítica: Obi-Wan Kenobi começa tímida, mas não decepciona

De acordo com Brenner, a chave para restaurar Eleven é forçá-la a reviver os eventos que a levaram a desbloquear seu potencial final – o massacre no Hawkins Lab e sua batalha com Vecna. A mente de Eleven vem suprimindo essas memórias há anos, mas o sofisticado tanque de privação sensorial de Brenner a força a confrontá-las finalmente.

Se a teoria de Brenner estiver correta, Eleven acabou de recuperar seus poderes – embora ela não seja mostrada usando-os na quarta temporada de Stranger Things.

O que acontece a seguir para Hopper, Joyce e Murray

O episódio 7 da quarta temporada de Stranger Things se baseia na cena pós-créditos da terceira temporada, que revelou que os russos capturaram um Demogorgon enquanto estavam em Hawkins e estavam alimentando o monstro com prisioneiros.

Felizmente, Hopper é capaz de descobrir como manter um Demogorgon afastado por tempo suficiente para obter seu milagre, com Joyce e Murray conseguindo deixá-lo sair da arena improvisada, onde ele estava lutando contra a criatura. O grupo deve agora escapar da prisão em Kamchatka e encontrar um caminho de volta para os Estados Unidos.

Suzie salva o mundo novamente (ela irá para Hawkins também?)

Uma última subtrama no volume 1 da quarta temporada de Stranger Things é focada em Mike, Will e Jonathan, enquanto eles tentam descobrir o que aconteceu com Eleven. Eles vão até a namorada de Dustin, Suzie, confiante de que ela tem as habilidades de computador para rastrear El, hackeando um código que eles receberam de um agente do governo que morreu protegendo-os.

Sua aposta compensa, com Suzie desbloqueando a localização do Projeto Nina com notável facilidade. Presumivelmente, todos eles agora estão indo para o Projeto Nina para avisar Eleven que algumas figuras do governo acreditam que ela é responsável pelos eventos em Hawkins e estão caçando-a.

A questão interessante é se Suzie decidirá se envolver. Eles mentiram para fazê-la trabalhar com eles, mas ela tem ouvido histórias de Dustin sobre salvar o mundo há algum tempo, e seria uma recompensa sólida vê-la assumir um papel maior.

Volume 2 de Stranger Things 4: Tudo o que sabemos que acontece

Várias cenas importantes dos trailers da quarta temporada de Stranger Things não foram vistas na série até agora, o que significa que fazem parte dos dois episódios finais. Várias mostram tropas atacando o Projeto Nina, enquanto Eleven é mostrada usando seus poderes novamente. Uma cena divertida exibe Eddie tocando sua guitarra elétrica no Upside Down, talvez para ajudar Nancy a sair de seu transe. Nancy, aliás, é mostrada em várias cenas que ainda não foram vistas, confirmando que ela sobreviverá ao Mundo Invertido. 

Leia também: As 11 melhores séries de gangues e máfia da TV

O mais emocionante de tudo, porém, é que há algumas cenas indistintas de uma batalha entre Eleven e Vecna ​​no Mundo Invertido. O episódio 8 da quarta temporada de Stranger Things terá 1 hora e 25 minutos, enquanto o episódio final terá uma duração impressionante de 2 horas e 30 minutos. Realisticamente, então, essas cenas ainda podem estar escondendo muitas reviravoltas importantes na quarta temporada de Stranger Things.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.