Stranger Things: vilão da 4ª temporada tem segredo revelado

O primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things estreou e já respondeu uma de suas maiores questões: quem é o vilão Vecna?

Stranger Things

Stranger Things 4: Volume I responde a várias perguntas que pairam sobre nossas cabeças nos últimos seis anos. Além de algumas novas que surgiram com os teasers e trailers desta nova temporada. Um dos maiores questionamentos, por exemplo, gira em torno de Vecna ​​e sua identidade. 

AVISO: Este artigo contém grandes SPOILERS de Stranger Things 4: Volume I!

A identidade do vilão de Stranger Things 4, Vecna, é uma grande questão para os fãs

O artista de efeitos especiais de Stranger Things 4, Barrie Gower, disse que Vecna ​​estava “preso no Mundo Invertido por 20 anos“. Em abril de 2022, vários meios de comunicação entrevistaram Ross e Matt Duffer e discutiram Stranger Things 4, incluindo a menção de “Big Bad” – Vecna ​​desta temporada. Os Duffers recrutaram Barrie Gower, o guru de efeitos especiais por trás de criaturas como o Rei da Noite de Game of Thrones, para criar o visual de Vecna. Em entrevista ao Polygon, Gower mencionou como o vilão ​​ficou preso no Mundo Invertido por 20 anos.

PUBLICIDADE

Leia também: Elenco de Stranger Things: guia completo dos atores

Isso jogou alguns fãs em uma espiral, porque as teorias anteriores apontavam que Billy Hargrove seria, de alguma forma, o Vecna. Claro, outras teorias surgiram em seu lugar, com pessoas pensando que Brenner, Hopper e até mesmo Will tinham uma conexão com o monstro.

Henry Creel e Peter Ballard são a mesma pessoa

Jamie Campbell Bower interpreta Peter Ballard em Stranger Things 4. E os showrunners conseguiram mantê-lo fora de quase todo o material de marketing que usaram para a série. A descrição de seu personagem o pintou como “amigável”, e descobrimos que os criadores o colocaram como um membro regular do elenco.

Quando conhecemos Peter pela primeira vez, ele emite vibrações amigáveis ​​e ordenadas. No entanto, há algo sinistro em como Bower fala no papel. Ele conta a Eleven uma história sobre o Número Um. Quando ela pergunta sobre One, Peter diz que é melhor deixar essa história para outro dia. Finalmente, Eleven recupera sua memória de 8 de setembro de 1979 e, quando o faz, também vemos a história de fundo de Peter e descobrimos a identidade de Vecna.

Leia também: Stranger Things: teoria da 4ª temporada acaba de mudar tudo

Peter conta a Eleven sobre sua infância, enquanto Vecna ​​mostra a dele a Nancy. Em uma reviravolta chocante, descobrimos que o filho de Victor Creel, Henry, não morreu como ele acreditava. Em vez disso, Henry causou tudo. Ele assassinou sua mãe e sua irmã, causou visões horríveis para Victor e matou todos os animais que Victor encontrou no quintal.

Quando as autoridades acusaram Victor dos assassinatos e o enviaram para Pennhurst, eles colocaram Henry sob os cuidados do Dr. Martin Brenner. Em algum momento de sua vida, então, Henry mudou seu nome para Peter, ou alguém mudou para ele.

A identidade de Vecna não é tão simples

Henry acabou se tornando Peter, mas como Peter se transformou em Vecna? De acordo com Peter, que não sabemos se é um narrador confiável ou não, Brenner tentou “recriá-lo”. É seguro assumir que o mecanismo em seu pescoço não era um rastreador e, em vez disso, algo para manter seus poderes moderados.

A razão de Peter para o massacre no Hawkins Lab é, na melhor das hipóteses, frágil, mas ainda nos deixa com dúvidas. Henry possuía esses poderes desde o nascimento? E, se sim, isso significa que ele é uma das únicas crianças “orgânicas” com poderes?

Mais cedo em Stranger Things 4, ouvimos a esposa de Owens protestar contra soldados que carregam um cofre. Ela afirma que a caixa está cheia de projetos da velha escola de “Peter”. Cada parte da história dos Duffers parece intencional, o que parece coincidência demais para ser uma linha descartável.

Se as autoridades colocaram Henry sob os cuidados de Brenner, Owens assumiu em algum momento? Além disso, se Owens soubesse o quanto Brenner tratou mal as crianças no laboratório, por que ele submeteria seu filho a isso?

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.