Superman & Lois é uma das melhores séries de heróis dos últimos tempos

Superman & Lois melhor séries de heróis dos últimos tempos

Produção estreia como uma das maiores surpresas do já batido universo de heróis

O Superman talvez seja o herói mais complicado de todos. Tudo nele é muito. Ele é muito poderoso, muito resistente, muito esperto. Todos os poderes imaginados estão nele: visão raio-x, sopro gelado, voo, super força, super velocidade. Tudo super. É tão difícil trabalhar com ele que até os vilões são limitados. Ou é alguém tão forte e poderoso quanto ele ou alguém com kryptonita.

Continua após publicidade

Ainda assim, é um dos super-heróis mais adaptados para o Cinema e, principalmente, TV. Compare o número de séries do Homem de Aço com o número de programas do Batman. O fato é que o Superman tem um apelo que outros talvez não tenham. Ao estar tão distante dos humanos (sendo um alienígena super poderoso), o personagem acaba sendo o mais próximo de nós. Ao buscar e reafirmar sua identidade e humanidade, ao escolher a família e uma vida simples, o Superman acaba sendo mais humano que Batman, rico e isolado na mansão.

Continua após a publicidade

Sensibilidade e foco nos personagens é o grande diferencial da série

É isso que Superman & Lois, nova série da CW, entende tão bem. A sensibilidade com que trata alguns temas é surpreendente, apresentando uma delicadeza que falta até mesmo nos dramas tradicionais. Ao focar nas trivialidades da vida do casal central, o show conquista a sua maior qualidade. E ao subverter a expectativa da ação desenfreada que Superman & Lois se sobressai e acaba sendo uma das surpresas mais legais do universo televisivo dos super-heróis.

Continua após publicidade
Superman & Lois nova série
Imagem: Divulgação.

Embora foque no drama e nas relações humanas, a série é um espetáculo do ponto de vista técnico. Quando a ação acontece ela é bem orquestrada e tem excelentes efeitos visuais (os melhores de todo o pacote da DC explorado nos últimos anos). A computação gráfica é realmente muito eficiente e convincente, o visual do Superman funciona e a fotografia, em glorioso widescreen, dá o tom épico do projeto.

Ação e efeitos visuais são os melhores do universo televisivo de heróis

A fotografia, aliás, junto da direção competente de Lee Toland Krieger, bebe na fonte de Zack Snyder para retratar a vida pacata dos Kent. Snyder já tinha uma inspiração clara na composição de seus quadros contemplativos: Terrence Malick. Krieger segue nessa vibe e constantemente foca em plantas na contraluz, paisagens e elementos triviais do dia a dia.

Continua após publicidade

Esse olhar para o banal é o que dá o tom íntimo da série. Essa abordagem é vital, pois coloca os pés do projeto no chão. Saindo dos céus, das explosões e exageros típicos de super homens, a série torna-se mais humana e contida.

Krieger, vale apontar, é conhecido por comandar dramas intimistas com grandes arroubos visuais (vide A Incrível História de Adeline). Além disso, tem se especializado na condução de pilotos de séries populares. As estreias de Você, Riverdale, Sabrina Prodigal Son são responsabilidades do dele. É esperando, entretanto, que a qualidade de Superman & Lois caia com o passar do tempo. É óbvio que os primeiros episódios são mais caprichados, pois são mais caros, envolvem equipes maiores e mais gabaritadas, têm mais tempo de produção e precisam conquistar o público. Na correria semanal é bem provável que os efeitos fiquem mais pobres, mas é importante que o cuidado com os personagens permaneça. Este é o grande diferencial da série até aqui.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Superman & Lois é uma das melhores séries de heróis dos últimos tempos

Narrativa objetiva e divertida garantem o retorno semanal 

Para completar, um dos grandes acertos da série é não fazer segredinhos. Todos as pessoas importantes para Clark sabem que ele é o Superman. Evita-se, assim, sequências intermináveis e batidas focando o heróis tentando esconder sua verdadeira identidade. Até mesmo aqueles que não sabem a real identidade do sujeito, logo ficam sabendo, e assim a história pode focar em temas e situações novas e mais interessantes.

Nesta perspectiva, vale apontar, os filhos de Clark e Lois são bem construídos, e os jovens atores dão conta do recado. Ainda que a divisão por cores (um está sempre de branco, o outro de preto) seja óbvia, a construção das personas é interessante, já que não fica exato, em um primeiro momento, que é realmente bom e quem pode ter algum desvio de caráter.

Review: Superman & Lois (1×01) | Critical Room
Imagem: Divulgação.

É no jogo entre personagens, portanto, que está a força de Superman & Lois. E o produto fica completo com um pacote bem produzido e recheado de ação. A série enche os olhos e entretém com bom roteiro e personagens, algo raro em grandes produções do tipo.

Superman & Lois é uma das melhores séries de heróis dos últimos tempos

É um programa muito melhor resolvido e objetivo do que WandaVisionpor exemplo. Enquanto a superestimada série da Marvel tropeça em enrolações tolas, a estreia da DC promove uma narrativa lúdica, objetiva e notavelmente divertida.

E você, já conferiu Superman & Lois? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.