The Mandalorian na Globo: a conexão com os filmes de Star Wars

The Mandalorian

The Mandalorian chega ao Brasil! Saiba tudo sobre a série e como ela se encaixa na saga Star Wars

Star Wars é uma das franquias de maior sucesso da história! E o poder da saga se comprova não só financeiramente, mas como notável exemplar cultural, tendo influenciado bilhões de pessoas e inspirado inúmeras outras produções. Tendo iniciado na década de 1970, Star Wars se desdobrou em diversos filmes, animações, livros, brinquedos e tudo o que você possa imaginar.

Continua após as recomendações

Com tantos títulos e histórias, a cronologia rapidamente se confunde. E com Star Wars a situação é particularmente curiosa. Isso porque até a ordem dos filmes é bagunçada. Os longas clássicos, lançados entre as décadas de 1970 e 1980 representam os capítulos IV, V e VI. Os lançamentos dos anos 2000 formam a nova trilogia, composta pelos episódios I, II e III. Recentemente, acompanhamos as aventuras das partes VII, VIII e IX, além de uma porção de derivados, como Rogue One Solo. E nem começamos a falar sobre as séries animadas.

Assim, depois de conquistar os cinemasStar Wars começa a dominar a Televisão com The Mandalorianprimeira série original em live action da franquia. A produção, original da Disney+, chega ao Brasil na terça, 17 de novembro, com a primeira temporada completa e a segunda ainda em exibição. Para alavancar o lançamento da série e da plataforma, a Rede Globo exibe os dois primeiros episódios do programa na Tela Quente desta segunda (16).

Continua após a publicidade

Sobre o que é The Mandalorian? 

A série acompanha o Mandaloriano, um caçador de recompensas que faz serviços por toda a galáxia. Vivendo aventuras por onde passa, o misterioso sujeito encara a missão de sua vida ao encontrar uma criança alienígena, da mesma raça de um famoso personagem da saga original. O Baby Yoda, como ficou conhecido, é uma entrega cobiçada por muitos, e logo o Mandaloriano decide cuidar do pequeno, protegendo-o contra todas as ameaçadas do universo. Seu objetivo, agora, é levá-lo até os Jedi, uma misteriosa organização.

A proposta da série é muito clara: explorar espaços que nem os filmes visitaram. E neste aspecto o programa se sai maravilhosamente bem. Nenhum filme explorou tão bem a galáxia quanto a série, que ainda encontra espaço para mostrar monstros e personagens inusitados em todos os planetas. Cada episódio conta uma história fechada, com início, meio, fim e muita diversão. No plano de fundo, a mitologia se desenrola, criando ótimas conexões com o cânone da saga.

Bebe Yoda

Imagem: Disney/Divulgação.

Onde The Mandalorian se encaixa? 

A primeira temporada se passa cinco anos após O Retorno de Jedi, aproximadamente. Assim, não espere uma aparição de Darth Vader ou do Imperador Palpatine. Este é um universo pós-Império. Desta forma, vemos diversos capacetes de stormtroopers jogados pela diversificada geografia da sérieOs soldados do Império, aliás, surgem como meros guardas independentes, pobres e perdidos depois da queda do regime.

Vale apontar, entretanto, que a série se passa três décadas antes de O Despertar da Força. Assim, a trama de Mandalorian está muito mais próxima de Vader, Leia, Solo e Yoda do que de Finn, Dameron, Rey e Ren. Com isso, a série da Disney+ também tem fortes ligações com algumas animações famosas da TV, como Rebels e/ou mesmo Clone Wars. 

Um universo em transição… e pouco explorado

Com o fim do Império e o desenvolvimento de uma nova República, The Mandalorian se passa em uma galáxia em transição, depois de uma grande guerra, mas longe de ser pacífica. Vader, os Jedi e o Imperador são lembranças e a Nova Ordem ainda é um pontinho no horizonte. Neste espaço em branco, entre um ponto e outro, é que Mandalorian finca seus pés.

Além disso, como não poderia deixar de ser, a série promete explorar a mitologia dos mandalorianos, a cultura guerreira de onde surgem Jango e Boba Fett. Este último, aliás, promete ser um dos eixos centrais da segunda temporada, onde o protagonista encontra sua famosa armadura.

The Mandalorian Boba Fett

Imagem: Disney/Divulgação

Que personagens conhecidos podem aparecer na série?

Além de Fett (que supostamente já apareceu no segundo ano), é bem difícil adivinhar que personagens famosos podem surgir na série. O principal motivo é que The Mandalorian se passa propositalmente longe da complexa história dos Skywalker. Esta é uma história independente, que foge da mesmice das intrigas familiares.

Espere, entretanto, para encontrar personagens menores, que aparecem nas séries animadas, ou na linha de coadjuvantes dos filmes. A segunda temporada já trouxe alguns rostos conhecidos das animações e promete novas aparições. Além disso, fantasmas são figuras frequentes na franquia. Logo, não se surpreenda caso alguém realmente grande apareça em algum momento.

De toda a galeria de personagens, entretanto, é mais provável que os rostos da trilogia clássica apareçam, ou mesmo dos filmes dos anos 2000. Os nomes de O Despertar da Força e suas sequências, entretanto, devem ficar de fora.

E você, ansioso pelo lançamento? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

1 comment

Add yours
  1. The Mandalorian vai chegar na Netflix? Como assistir? Confira! - Mix de Séries 18 novembro, 2020 at 01:03 Responder

    […] Leia também: The Mandalorian na Globo e as conexões com os filmes de Star Wars […]

Post a new comment