9×09 de Chicago PD provou que Jay é melhor que Voight
Halstead encontra jeito de manter-se leal a Voight, mas episódio de Chicago PD colocou o detetive dando lição no líder.
Antes que alguns fãs de Chicago PD mais “estressadinhos” venham brigar, como aconteceu na minha review passada, já deixo claro que este é um texto de opinião. É uma crítica, uma resenha, que representa apenas o meu ponto de vista em relação à Chicago PD.
Na review passada, deixei claro que apoiava algum tipo de punição para o Sargento Voight, visto que há muito tempo ele sai da linha. Ressaltei também que, na vida real, pessoas como essas fazem mais mal do que bem para a sociedade. Afinal, corrigir o errado com o errado seria trocar cebolas?
Pois bem, o nono episódio de Chicago PD bateu exatamente na tecla que eu defendo há algum tempo e provou que os roteiristas estão alinhados com esse pensamento. Jay não entregou Voight para o FBI, mas se provou melhor do que Voight em muitos sentidos diante dessa situação. Este episódio tem muitos pontos que os fãs precisam observar, e é um excelente momento de toda a caminhada da série.
Como Jay se mostrou melhor que Voight
O agente North encurralou Jay e o colocou na parede por apenas um único motivo: de todos da Inteligência, ele era o único que parecia não se corromper. O detetive Halstead sempre prezou pelo correto e nunca apoiou muitas das atitudes de Voight. Quando um fã de Chicago PD fala que o “único” jeito de lidar com bandidos é o jeito que Voight faz, Halstead está ali, logo ao lado, para provar que existe um outro jeito sim.
Leia também: As piores coisas que Voight já fez em Chicago PD
Diante do que North pressionou Jay, coube a ele dar uma prensa em Voight. Era agora ou nunca. Acredito que Jay cogitou a possibilidade de entregar Voight, porque afinal, ele – e Hailey – fizeram errado. Mas Jay também explicou para os fãs porque ele não deveria entregar Voight. Porque o bandido que morreu, Roy, não merecia essa justiça.
Voight precisa pagar pelos seus erros sim. Mas não às custas de um bandido que sequestrou Burgess e quase matou um deles.
Jay se mostrou muito superior nesta fala e, com a cabeça fria, entendeu que precisava fazer o que Voight mais faz bem: chantagear as pessoas.
Halstead livrou Voight em Chicago PD
Com a ajuda de Platt, Voight descobriu que North chantageava alguns policiais para ajudar um irmão viciado, que sempre era preso. Esse foi o prato cheio para que Jay e Voight usassem tal carta para forçar North a largar o caso.
Tanto North quanto Jay se sentiram desconfortáveis. North, por estar diante de um caso sólido, e precisar largar por causa dos erros de seu irmão que ele precisava acobertar. E Jay, por estar fazendo algo errado, para corrigir os erros de Voight.
Leia também: Revelado o destino de Voight em Chicago PD
Acontece que entregar Voight também seria um erro para Jay. Porque, afinal, ele é seu líder. Então, Jay preferiu mostrar para Hank que existe outro meio de fazer o trabalho deles. Existe o correto e, principalmente, existe a honestidade.
Na cena final do episódio, Jay deu uma baita lição em Voight, que em nove anos de Chicago PD fez o que nunca tinha acontecido antes: deixou Voight caladinho. Mas Jay também reconheceu que Hank fez muito bem para Chicago em muitos sentidos. Então é uma linha tênue que eles precisam andar com cautela e juntos.
Jay deixou claro para Voight que, a partir de agora, ele precisa ser honesto com ele, que é seu segundo em comando e o próximo da linha sucessora a liderar a Inteligência. Hank Voight não irá trabalhar para sempre, e ele precisa confiar em Jay para que, um dia, Halstead assuma a sua posição. Foi uma baita lição, e bato palmas mais uma vez para Jay por conseguir, com frieza, infringir sua maior regra para salvar Voight e o amor da sua vida.
Aliás, só para ressaltar, Voight nem disse um “obrigado”. Que coisa, não?
O casamento de Halstead e Upton
No fim, a sensação foi de alívio em Chicago PD. Embora amargo. Então, Jay quis passar uma borracha nisso tudo – e a forma que ele encontrou foi pedir para que Hailey casasse com ele ali, naquele momento. O episódio corta para uma cena de Jay e Upton casando na prefeitura de Chicago, e eles agora irão começar uma nova vida. Como parceiros e cúmplices. Eles precisam estar ali, honestos, um do lado do outro. E o casamento será a maior prova disso.
Chicago PD encerrou um excelente arco, e diria que a série está em um de seus melhores momentos. Não é fácil se reinventar depois de tanto tempo, e acredito que a segunda parte da temporada será ainda melhor, com novas histórias e mais emoção.
A série retorna nos Estados Unidos no dia 05 de janeiro, e estou curioso para ver o que futuro reserva para a Inteligência, após todos esses conflitos.
Nota: 5/5.