Ator de Empire, Jussie Smollett é preso em Chicago por falso registro de crime
Após idas e vindas num caso extraordinário, Jussie Smollett foi preso nesta quinta-feira (21) por falso registro de crime e conduta desordeira
Entenda o caso envolvendo ator da série Empire
O ator da série Empire, Jussie Smollett, foi preso na manhã desta quinta-feira (21), em Chicago, sob acusação de falso registro de crime e conduta desordeira. As informações são da NBC News, Washington Post e Associated Press.
A prisão vem horas após ele ser indiciado por um grande júri. Ele foi acusado de mentir para polícia ao afirmar ter sido vítima de um crime de ódio. A detenção do ator é mais uma reviravolta num caso que vem surpreendendo desde o ocorrido no final de janeiro. Na ocasião, o Mix de Séries noticiou que Smollett estava internado após um suposto ataque racista e homofóbico.
Desde então, a investigação da polícia de Chicago vem mostrando que o ator, na verdade, pode ter orquestrado o próprio ataque. Tudo começou com Jussie hesitando em cooperar com as autoridades, inclusive negando a entregar seu celular para perícia. Com isso, detetives buscaram câmeras de segurança em busca de pistas que acabaram levando aos suspeitos.
Os irmãos foram liberados após serem interrogados e ficarem presos por dois dias. De acordo com a polícia, eles não eram mais suspeitos do suposto crime. As provas coletadas, assim como o testemunho dos rapazes, levou a procuradoria a criar um grande júri que culminou com Jussie sendo indiciado.
Dúvidas
Apesar da comoção criada em volta do caso, alguns especialistas da área de segurança e jornalistas se mostraram céticos em relação ao ocorrido. Primeiramente porque o crime teria acontecido na noite mais fria do ano em Chicago. Não tinha ninguém na rua além dos supostos agressores e Jussie.
Além disso, chamou atenção o fato da TMZ ser o único veículo de mídia a ressaltar que a agressão teria sido feita por apoiadores de Donald Trump. O Mix de Séries decidiu, inclusive, não incluir o detalhe na reportagem. Haja vista que nenhum meio de comunicação trazia tinha confirmado o detalhe.
Supostos motivos
De acordo com a CNN, o ator teria orquestrado um falso crime de ódio porque estava com medo de perder seu personagem em Empire. A Fox, assim como os criadores (Lee Daniels e Danny Strong), negam essa informação. Por outro lado, também falou-se que o motivo teria sido a “pouca atenção” que ele teria recebido após receber mensagens ameaçadoras no passado. Contudo, agora investiga-se a possibilidade do próprio ator ter enviado a si mesmo tais cartas.
A FOX ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
[Atualizado em 21/02/2019 às 13h15] Numa coletiva de imprensa encerrada há pouco, o superintendente de polícia, Eddie Johnson, deu mais detalhes do caso. “Esse anúncio hoje reconhece que o ator de Empire, Jussie Smollett, tirou vantagem da dor e ódio envolvendo racismo para promover sua carreira,” disse. Em seguida, ele descreveu o que teria acontecido.
“Primeiramente, Smollett tentou ganhar atenção ao mandar uma falsa carta que trazia linguagem racista, homofóbica e política,” disse. “Quando isso não funcionou, Smollett pagou três mil e quinhentos dólares por um ataque e jogar a reputação de Chicago na lama. E o porquê? Essa cena foi orquestrada porque ele estava insatisfeito com seu salário, então ele criou essa história sobre ser atacado,” disse.
Questionado sobre o que o ator poderia fazer, Johnson foi objetivo. “Justiça absoluta seria um pedido de desculpas para essa cidade que ele desonrou; admitir o que ele fez; e em seguida ser homem o suficiente para oferecer uma compensação por todo os recursos envolvidos nisso,” concluiu.