The Boys: Série da Amazon já é mais popular que séries da Marvel na Netflix

Popularidade de The Boys já se tornou um "case" de sucesso para o Amazon Prime Video, ultrapassando popularidade de séries da Netflix.

The Boys estará na CCXP 19
Imagem: Amazon/Divulgação

Série da Amazon desbanca produções da Netflix

The Boys, a sátira sobre o mundo dos super-heróis da Amazon, é mais popular que qualquer outra série da Marvel na Netflix. De acordo com o portal ScreenRant, a sátira lançada em julho deste ano já bateu os números de séries como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. A série já havia sido apontada como uma das mais assistidas do ano. 

Segundo a publicação, existem evidências de que The Boys teve um desempenho superior ao de The Umbrella Academy. Vale lembrar que a série da Netflix foi lançada em fevereiro e rapidamente se tornou a série de streaming mais vista nos Estados Unidos.

A afirmação é baseada na pesquisa feita pela Parrot Analytics, uma empresa de análise de audiência de TV e streaming. A análise compara a audiência das primeiras semanas de The Boys com o mesmo período de algumas das séries da Marvel/Netflix. Confira:

PUBLICIDADE

Entendendo a pesquisa

Para melhor entendimento da pesquisa, é preciso levar em consideração algumas tendências e padrões da Netflix.

Por exemplo, Demolidor foi lançada em 2015. Embora hoje o desempenho inicial da série seja considerado baixo, naquela época as plataformas ainda não eram conhecidas por produções originais, sobretudo de super-heróis.

No entanto, o experimento foi um sucesso e consagrou a parceria entre Marvel e Netflix. Isso refletiu diretamente na expectativa sobre a estreia de Jessica Jones meses depois, e ainda mais, no lançamento de Luke Cage um ano depois. A série estrelada por Mike Colter foi lançada como um evento cultural.

Contudo, a pesquisa confirma também um mesmo padrão no desempenho de cada série. As produções da Netflix atingiram o pico de audiência na semana imediatamente após os lançamentos. O índice volta a se estabilizar dentro de quatro a cinco semanas.

É interessante notar também que os quatro programas analisados se estabelecem em níveis muito semelhantes. Isso sugere que a base principal são os fãs radicais de super-heróis, que continuam acessando o conteúdo muito depois da série ir ao ar.

The Boys – um case de sucesso

The Boys, no entanto, segue padrões bem diferentes. A expectativa pela série já era medida como alta antes mesmo da estreia. A audiência começou a subir devido a um grande investimento em marketing feito pela Amazon. Isso contrasta com a estratégia da Netflix, que decidiu não investir no marketing e configurou no algoritmo da plataforma recomendar as séries para seus usuários.

Mas não é só isso que diferencia The Boys. Mesmo tendo todos os episódios lançados no mesmo dia, assim como as séries da Netflix, o interesse do público pela série não caiu após as semanas iniciais. Pelo contrário, o grande pico de audiência da série veio duas semanas após a estreia.

Isso aconteceu, provavelmente, pelo famoso “boca a boca”, mas também pela contínua ação de marketing. Surpreendentemente, o interesse pela série permaneceu alta por quase todo o primeiro mês. Somente agora, em setembro, os números começam a baixar, mas ainda assim permanecem superiores aos da Netflix/Marvel.

Para além dos números, o principal motivo que levou The Boys a se provar tão popular é claro: a qualidade da série. Além disso, o elenco é incrível, os roteiros são originais e eficientes. A primeira temporada possui apenas 8 episódios, o que evita todo o problema do ritmo associados às séries da Marvel, que geralmente lançam 13 episódios.

E ainda que tenhamos dezenas de outras produções sobre heróis e vilões, The Boys inova ao parodiar de forma irreverente e inteligente as histórias contadas pela Marvel e pela DC.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.