For Life, série da Netflix, se inspirou em trágica história real

Nova série que é sucesso na Netflix, For Life se inspirou em trágica história real do prisioneiro que se tornou advogado.

For Life Netflix

A Netflix estreou recentemente uma série em seu catálogo chamada For Life. O título fez bastante sucesso nos Estados Unidos, pelo canal ABC.

Com duas temporadas, a série, no entanto, retrata uma triste história real, que muitos espectadores talvez não conheciam. O advogado que está no centro da história, Aaron Wallace (interpretado por Nicholas Pinnock), está preso por um crime que não cometeu e está cumprindo prisão perpétua, enquanto tenta ajudar seus companheiros de prisão a ganhar a liberdade.

Só que a série, que tem Curtis “50 Cent” Jackson como produtor executivo, é uma história ficcional – embora se inspire na vida de um homem real. Estamos falando de Isaac Wright Jr., que foi detido por um promotor corrupto e realmente passou de prisioneiro com sentença de prisão perpétua a advogado.

Quem é Isaac Wright Jr.?

Em 1989, Wright o acusaram de liderar uma quadrilha de tráfico de cocaína. “Eu nunca tinha passado pelo sistema antes”, disse ele, e as acusações reviraram sua vida. Antes de sua prisão, ele era um empresário. E Wright disse à Esquire que ele criara o grupo feminino Cover Girls, que apresentava sua esposa Sunshine e marcou alguns sucessos do dance-pop nos anos 80.

“Tudo estava muito, muito bom”, diz Wright. “E algum tempo depois que tudo começou a correr muito bem para nós, decidimos nos mudar para Nova Jersey.”

Leia também: Netflix estreia The Chair, série com a Cristina de Grey’s Anatomy

Mas, no final da década de 1980, em Nova Jersey, morava um promotor-chefe do condado chamado Nicholas Bissell, que se autopromoveria como policial enfrentando traficantes de drogas no auge da epidemia de crack. Tudo isso, enquanto agia como um senhor do crime. Mais tarde, o acusariam de tentar incriminar um juiz que o irritou com uma acusação de dirigir embriagado e roubar milhares de dólares das empresas em que estava investindo. O presidente de uma distribuidora de gasolina da qual Bissell era coproprietário acusou o promotor de ameaçar plantar cocaína em seu carro.

“Este não era apenas um policial desonesto. Era o chefe da polícia ameaçando plantar cocaína”, disse Wright. “Então, havia um ar de criminalidade acontecendo no escritório do promotor antes mesmo de eu me mudar para Nova Jersey. E então eu finalmente fui preso nisso.

For Life Netflix
Imagem: Divulgação/For Life/Netflix.

O julgamento

Wright nunca teve fé durante seu julgamento de que a verdade seria revelada e o sistema funcionaria para limpar seu nome. “Eu sabia desde cedo que iria para a prisão pelo resto da minha vida e que não havia nada que ninguém pudesse fazer para me ajudar”, disse ele.

“Mesmo no banco das testemunhas no julgamento, havia pessoas lá em cima e eu não fazia ideia de quem eram. Eu nunca os tinha visto um dia na minha vida. No entanto, eles estavam apontando o dedo para mim dizendo que eu era o chefe deles.”

E, embora ele tivesse apenas um diploma do ensino médio, Wright disse que inicialmente representou a si mesmo no julgamento, um movimento que ele admite ser “insano“.

“Eu não pagaria a ninguém para me mandar para a prisão”, disse ele.

For Life história real Netflix
Isaac Wright Jr. com Nicholas Pinnock, que interpreta um personagem inspirado na vida do advogado em For Life. Imagem: Divulgação.

A condenação

Após o condenarem em 1991, Wright disse que foi enviado para a prisão estadual de segurança máxima de New Jersey em Trenton, onde começou a trabalhar como advogado em casos de outros prisioneiros. “Eu tirei mais de 20 pessoas da prisão, algumas com sentenças de prisão perpétua e outras com base na redução de suas sentenças”, disse Wright. Apesar de enfrentar a vida com a possibilidade de liberdade condicional somente após 30 anos, ele sentiu que poderia lutar contra a injustiça do sistema de justiça criminal defendendo os outros.

O ato de representar esses outros prisioneiros que também foram injustiçados foi uma parte de mim lutando contra eles e trazendo-os de volta pelo que fizeram comigo”, disse Wright. “E todas essas vitórias representaram algo muito, muito importante para mim.

Leia também: Vosso Reino, nova série Netflix, tem pastor político e corrupção

Como ele foi solto?

Em meados dos anos 90, a vida do promotor Nick Bissell estava desmoronando. Em 1996, ele foi condenado por dezenas de crimes, incluindo peculato e abuso de poder. Confinado em prisão domiciliar, ele cortou sua pulseira de monitoramento e saiu correndo. Quando os policiais o encontraram em um quarto de motel barato em Nevada, ele morreu por suicídio para evitar a pena de prisão de seis a oito anos.

Wright vinha trabalhando duro em seu próprio caso há anos, mas a corrupção e queda de Bissell atraíram uma nova atenção para sua história. Foi então que, em 1996, o The New York Times noticiou o caso de Wright.

O juiz ordenou que Wright enfrentasse um novo julgamento, e o novo promotor optou por adiar seu novo julgamento “indefinidamente”. Depois de pagar fiança, Wright foi libertado pela primeira vez em mais de sete anos.

For Life série Netflix
For Life está na Netflix. Imagem: Divulgação.

Como For Life se inspirou na história?

Após sua libertação, Wright concluiu a faculdade e, em seguida, fez o curso de Direito. Ele foi aprovado na Ordem dos Advogados em 2017 e acertou um processo que havia movido em 1990 contra o Ministério Público por uma quantia que ele descreveu como sendo “amendoim“. Atualmente, ele trabalha no escritório de advocacia Hunt, Hamlin e Ridley de Nova Jersey, como clínico geral especializado em Direito Penal.

Wright cruzou com o rapper e empresário 50 Cent depois de ser contatado pelo dono de um clube de luta ilegal no Bronx. Entre as lutas, os rappers se apresentaram, mas 50 Cent não subiria ao palco até que o clube fosse licenciado. Um feito que Wright realizou. O dono do clube da luta “contou à 50 minha história”, disse Wright. “50 marcou um encontro entre nós dois, e o resto é história.”

Com a estreia de For Life na Netflix, a história da convicção de Wright está recebendo mais atenção do que nunca. “Acho que uma das coisas que acontece, especialmente no sistema de justiça criminal, é que o promotor é capaz de controlar a narrativa desde o início”, disse ele. “No momento em que uma prisão é feita, eles divulgam um comunicado à mídia e a mídia segue essa narrativa. Eles fazem isso para controlar o destino da pessoa que irão processar.”.

É difícil imaginar uma maneira melhor de retomar o controle dessa narrativa do que ajudar a criar uma série de TV como For Life, que se inspirou em sua própria vida.

E então, você está assistindo For Life na Netflix?

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014.Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries.Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!