5×12 de SEAL Team escancara as feridas da equipe
Enquanto Ray ajuda Jason e sua saúde em SEAL Team, Clay precisa salvar Sonny de sua própria imprudência em território hostil.
O episódio desta semana de SEAL Team trouxe um Jason cada vez mais no limite de sua saúde mental e em confronto com seus companheiros. Até que o momento derradeiro é colocado na mesa e Ray precisa contar a razão de estarem de olho em seu líder.
Uma ação que foi meio rápido demais. E, nesse ponto, o tema acelera de maneira que faz com que o peso da notícia seja perdido. Afinal, é o Bravo 01 que está com seus dias contados, caso sua doença não tenha cura.
Em meio ao caos
Antes de mais nada, a equipe de SEAL Team ainda está na América do Sul sob disfarce, onde aguarda ordens para prosseguir a missão. Vemos que as coisas se deterioram rapidamente com Sonny e Jason sendo os elos fracos da equipe nesse momento.
Leia também: 5×11 SEAL Team trouxe uma equipe dividida
Nesse sentido, Clay tenta de todas as formas se aproximar novamente de seu amigo, que o empurra para longe toda vez. Por outro lado, Jason está um pouco desequilibrado, depois de saber que quase matou seus companheiros na explosão do prédio.
Jason e seus termos
Em seguida, a dupla Ray e Clay vai conversar com Jason, e este se encontra no alto do prédio com sua arma em mãos. É figurativo e literal ao mesmo tempo, pois ele está à beira do precipício. Ele sabe que, após 20 anos de luta, a guerra cobra seu preço.
Depois que a equipe parou no hospital, quando o médico levanta essa possibilidade de TEPT, no fundo ele já esperava isso. Então, enquanto os dois estão em busca de acalmar Jason, todos fazem o esforço possível para que ele possa continuar em combate.
Jason deixa claro que sairá nos seus termos e isso é preocupante para os fãs de SEAL Team.
Onde está Sonny em SEAL Team?
O garoto problema da temporada é outro. Sonny, que após ver sua família voltar para o Texas, resolve chutar o balde. Como de costume, ele afoga as magoas em álcool e mulheres, só que desta vez eles estão sob disfarce.
Leia também: 5×10 de SEAL Team deu à equipe uma situação delicada
Do mesmo modo, ele ainda resolve dobrar a aposta e cruzar algumas linhas, e é nesse ponto que vemos a real diferença da série estar no streaming. Muitas vezes veteranos recorrem a algumas vias nada boas para poderem aguentar a pressão daquilo que é feito seu trabalho, como no caso deles, muitas mortes e distanciamento das famílias.
Ele rouba uma mala cheia de cocaína e faz uma festinha particular com garotas e muito álcool. Cabe a Clay saber onde ele se encontra. E temos uma das cenas mais engraçadas do dia, Sonny de cowboy e naquele naipe que se pode imaginar.
Ray encontra uma saída
Após ficar no pé de Jason, eis que o líder de SEAL Team cede e resolve sair um pouco com Ray. Existe um plot twist que ficou um pouco vago no encaixe do episódio que em breve eu explico.
O que acontece agora? Clay leva Jason a um veterano do exército americano, em um retiro na Colômbia, e lá citam alguns tratamentos. Dentre eles, um psicodélico. Ou seja, senti que apareceu milagrosamente essa opção no meio de uma missão fora de casa… Fica um pouco forçado esse contexto.
Jason, então, joga o all in e resolve testar esse caminho.
Sonny causa muitas dores de cabeça
Ao mesmo tempo que uma dupla busca solução, a outra precisa sair de um grande problema. Lembra das drogas roubadas? Os donos estão atrás delas – e o pior é que Clay e Sonny não podem ser vistos. Logo, começa o tiroteio e os dois tem que sair do prédio antes que a polícia chegue ou eles morram.
Outra vez, vemos a diferença da liberdade da direção em sua nova casa na Paramount +. Isso porque temos muito sangue e cenas mais brutais de luta, que ditam essa parte do episódio. Os dois saem antes que tudo dê errado, e Clay dessa vez joga tudo que tem para que Sonny deixe de ser criança.
Então, após esse evento, é visto que Sonny pode ter colocado a cabeça no lugar de novo.
A jornada de redenção de Jason
No momento que decide testar o método alternativo, Jason entra em um transe. Eventualmente, ele começa uma jornada de redenção e cura de feridas do passado, onde se encontra com velhos conhecidos.
O líder da Bravo reencontra alguns amigos falecidos em combate, nos quais de alguma maneira ele se culpa. Agora, até o falecido Full Metal, a primeira morte sob seu comando, aparece, e isso mostra um outro lado dos veteranos.
Ninguém culpa Jason pelas mortes em SEAL Tea. Eles morreram em combate e com aquilo que eles amavam fazer. No entanto, nessa jornada, uma sombra ainda o persegue.
Reencontro entre Jason e Alana
Mesmo após alguns anos de sua morte, Jason sente a culpa da morte de Alana todo dia. Isso impede de que ele siga uma vida amorosa normal. E a soma de todas essas coisas o coloca longe das pessoas que o amam.
Para quem acompanha a série é um reencontro emocionante entre eles, quando Jason é mostrado como vulnerável e não mais indestrutível. Esse diálogo entre os dois é o início da cicatrização de algumas feridas do líder de SEAL Team.
O que esperar do futuro
Definitivamente no caminho para o fim da temporada, a missão precisa ser encerrada em breve. Ao passo que Lisa descobre onde está o projeto nuclear da Venezuela, a equipe vai agir rapidamente.
Jason apenas iniciou o tratamento, não espero milagres em sua saúde. No entanto, agora que aceitou, fica mais fácil a equipe agir e proteger a todos. Como Sonny lidará ao voltar para casa? E Ray, após toda a conversa sobre proposito, dará continuidade ao projeto de ajuda a veteranos? Ficam os questionamentos…
Assim chegamos na reta final da 5ª temporada de SEAL Team.
Nota: 4,5/5