A verdade não contada sobre Yennefer, de The Witcher
Em The Witcher, Yennefer é uma das grandes personagens. Entre série, livros e games, a poderosa guerreira tem muitos segredos interessantes.
A série de livros The Witcher, escrita pelo autor polonês Andrzej Sapkowski, está tomando conta do mundo através da adaptação da Netflix. Embora os livros e videogames tenham como foco Geralt, a adaptação da Netflix é um pouco diferente, pois os personagens Yennefer e Ciri também dividem os holofotes, com bastante tempo na tela dedicado a esses personagens.
Yennefer de Vengerberg, interpretado por Anya Chalotra, é um dos três personagens mais importantes na adaptação da The Witcher. Sua história de fundo é triste e explorada mais na 1ª temporada da série do que nos livros ou nos jogos. Investigar as origens de Yennefer na série a torna uma personagem mais simpática do que nos livros, mas ela ainda mantém sua força de vontade e coragem. Embora o programa compartilhe muitos dos segredos de Yennefer, ainda há um mistério a ser descoberto. Pesquisamos profundamente os materiais de base para encontrar mais de seus segredos.
Spoilers para a série de televisão, livros e videogames The Witcher à frente.
Yennefer nasceu corcunda
Embora não seja um segredo, exceto para aqueles que a conhecerão mais tarde na vida, nascer corcunda é uma experiência formativa para Yennefer. Ela sofreu abusos quando criança por causa de sua deformidade, como vemos na série da Netflix. Nos livros, o pai de Yennefer abandona a família, e a mãe de Yennefer, que já foi gentil com ela, se volta contra Yennefer, culpando-a (e sua deformidade) pela família ter sido abandonada por seu pai. Na adaptação da Netflix, Yennefer é maltratada, não apenas por sua família, mas pelos moradores locais.
As pessoas podem ser cruéis, especialmente com pessoas que parecem diferentes, e essa crueldade pode ter um efeito duradouro sobre as pessoas. Por causa desse tratamento, Yennefer cresce desejando beleza e poder. E Yennefer está com sorte! Ela se torna uma das alunas mais poderosas da Arteuza.
Yennefer foi vendida para Arteuza
Na série, Yennefer é vendida para a Tissaia por seu pai. Envergonhado por sua deformidade, ele não a reivindica como sua própria filha e não pensa duas vezes antes de mandá-la embora. Tissaia leva Yennefer até Aretuza para ser treinada como maga. Nos livros, Yennefer vai até Aretuza porque suas habilidades mágicas são descobertas, e Aretuza é simplesmente para onde os talentosos magicamente vão no mundo de The Witcher.
Leia também: The Witcher: 3ª temporada, spoiler e data de estreia
No entanto, ser vendida para Aretuza na série enfatiza o quão pouco amor e apoio Yennefer tem. Esta faceta da história de Yennefer na adaptação da Netflix enfatiza a impotência de Yennefer no início de sua vida. Não é nenhuma surpresa que ela se torne singularmente focada em obter influência depois de aceitar seu lugar na Aretuza.
Yennefer tenta suicídio
Quando Yennefer chega pela primeira vez a Arteuza para estudar magia, ela tenta o suicídio cortando os pulsos com um espelho quebrado. Ela nos mostra a dor de sua solidão e seu anseio por compreensão e bondade.
É claro que Tissaia, uma das personagens mais ferozes de The Witcher, se ressente da tentativa de Yennefer de tirar a própria vida, pensando que ela era fraca por tentar o suicídio. Apesar de quão dura Tissaia é para Yennefer, ela passa a admirar Tissaia. Assim, quer agradá-la e até mesmo passa a olhar para Tissaia como uma figura materna.
Tissaia corrige a deformidade de Yennefer
Nos livros, Tissaia repara a corcunda de Yennefer com magia após sua tentativa de suicídio. Todos os alunos da Aretuza precisam estar em boas condições para que possam concentrar sua energia em seus estudos de magia, não sendo distraídos por doenças e deformidades. Porém, na série, Yennefer só se transforma, em uma cena bastante brutal, quando está pronta para se formar na Arteuza.
Os responsáveis pela academia mágica apresentam a possibilidade de uma transformação significativa, beleza e poder diante dela. Muito melhor sua vida será quando ela dominar suas habilidades mágicas e se transformar. O desejo de poder e beleza de Yennefer é compreensível, mas sua transformação só ocorre quando seus estudos na Aretuza são concluídos. Ao negar a ela o que ela deseja e precisa desesperadamente, eles a mantêm com fome de poder. É uma manipulação emocional convincente que ajuda a transformar Yennefer em um mago poderoso.
Yennefer é um quarto elfo
Nos romances, a mãe de Yennefer é uma meio-elfa. Na adaptação do Netflix, Yennefer tem um pai biológico que era meio elfo. Sua corcunda existe por causa de seu sangue élfico e, em uma cruel reviravolta do destino, essa deformidade é a razão pela qual seu pai meio elfo não a aceita como filha. sua ascendência élfica é a causa de ela ser tratada com desdém. Isso eventualmente a impede de receber sua consulta. Este tratamento é um sintoma do desprezo que os humanos sentem pelos elfos.
Leia também: O Senhor dos Anéis: data de estreia, história e mais
No show, aprendemos essa parte da história de Yennefer quando ela confidencia a Istredd (seu primeiro amor) como seu pai era um meio-elfo e como ele morreu durante a Grande Limpeza. Ela conta a ele sobre isso nas ruínas do templo de Danambei, um lugar de grande poder mágico feito de ossos de elfo. A ascendência élfica de Yennefer explica por que parte de sua magia é especialmente poderosa, apesar de sua luta para controlá-la. Ela parece ter uma conexão natural com o caos que alimenta a magia que falta aos outros alunos da Aretuza.
Yennefer é infértil
Na adaptação de The Witcher, Yennefer literalmente troca seu útero por uma transformação mágica que elimina sua corcunda. É uma cena horrível quando testemunhamos como Yennefer se tornou singularmente focada em sua busca por poder e beleza. Ela fará de tudo para atingir esses objetivos, até mesmo desistindo da possibilidade de um dia ter filhos. Essa é uma decisão que deixa seu parceiro romântico Istredd ressentido, porque no mundo de The Witcher, a infertilidade é um efeito colateral comum da prática de magia, não uma troca que você faz para obter poder.
Usar magia lentamente torna as pessoas inférteis, o que pode explicar por que os próprios elfos só podem ter filhos quando são muito jovens, apesar de sua longa vida. Na versão da Netflix de The Witcher, há uma natureza transacional em sua decisão. Ela paga com meio quilo de carne para se tornar poderosa, bonita e sem idade. Isso é algo pelo qual Yennefer e Geralt poderiam se unir, ou lutar, como fazem em sua caça ao dragão no Episódio 6 da 1.ª temporada. As mutações pelas quais os longevos Witchers passam os tornam inférteis também. Parece que para ser humano e obter magia poderosa, é preciso desistir de algo que, para muitos, é central para nossa humanidade.
Os destinos de Yennefer e Geralt estão ligados
Como todos nós que assistimos a The Witcher sabemos, Geralt e Yennefer se conheceram por causa de um djinn desagradável. O djinn fere Jaskier (conhecido como Dandelion nos livros), e Yennefer é a curandeira que Geralt o leva. Yennefer concorda em ajudar Jaskier porque ela tem o objetivo de capturar o djinn e forçá-lo a curar sua infertilidade. Apesar de ser enganado, Geralt não quer que Yennefer seja prejudicada. Na literatura, o terceiro desejo de Geralt é que seu destino seja vinculado ao de Yennefer. Ele faz isso para salvá-la da malícia do djinn. No mito do djinn, eles não podem prejudicar seu mestre. Se Geralt e Yennefer estiverem amarrados, o djinn, por padrão, não pode ferir Yennefer.
No livro, Yennefer ouve o terceiro desejo de Geralt e fica emocionada ao perceber que ele faria uma tolice para salvá-la. Nos livros, ela diz que ele se condenou. Na série, Yennefer suspeita que Geralt usa seu desejo para vincular seus destinos. Sua crença de que seus sentimentos por Geralt não são reais e são apenas uma ilusão mágica deixa Yennefer insatisfeita com os méritos da magia. Yennefer anseia por algo real e deseja uma família verdadeira. Este é o estado mental que ela traz consigo para o Conclave de Magos em Aretuza e para a Batalha de Sodden Hill.
Yennefer está temporariamente cega
Na série, a Batalha de Sodden Hill é a peça central do final da 1ª temporada. Yennefer extrai energia dos fogos que o exército Nilfgaard ativou, usando esse fogo para alimentar seu ataque brutal ao inimigo. Nos livros, Yennefer é cegada durante a Batalha de Sodden Hill por Fringilla Vigo, ligada ao exército Nilfgaard. Como você deve se lembrar, Fringilla e Yennefer treinam juntos em Arteuza e deixam de ser amigáveis quando Yennefer usurpa a nomeação de Fringilla para a corte de Aedirn, onde Yennefer permanece como conselheira não oficial por décadas após deixar Aretuza.
Após a Batalha de Sodden Hill, Yennefer se torna o membro mais jovem do Conselho dos Magos por causa de sua bravura e exibição de poder na batalha. O Conselho de Magos restaura sua visão magicamente, mas o trauma do conflito permanece com ela.
Yennefer treina Ciri
Em algum ponto da série da Netflix, Geralt pedirá a Yennefer para treinar Ciri depois de aprender que Ciri é poderosa, como ele faz nos livros. Yennefer é a única maga poderosa o suficiente para treinar Ciri, então ela será treinada por Yennefer em artes mágicas no Templo de Melitele. Nos livros, Yennefer e Ciri inicialmente não se dão muito bem, pois eles têm um pouco de luta pelo poder e um estranho ciúme de Geralt.
Leia também: The Witcher: Ciri estará diferente na 2ª temporada
Depois de treinarem juntas, Yennefer e Ciri desenvolvem um vínculo mãe-filha. Yennefer atua como uma figura materna para Ciri, dando às duas mulheres algo de que precisam. Todos os três personagens, Geralt, Yennefer e Ciri, são órfãos à sua maneira. Eles são três pessoas excepcionais que temem ser monstros. Embora tenham passado a maior parte do tempo sozinhos no mundo, eles se unem em uma unidade familiar, encontrando solidariedade e segurança juntos, pelo menos por um tempo.
Yennefer se recusou a se juntar à Loja de Feiticeiras
Nos livros, depois que Ciri desaparece por um portal no golpe de Thanedd, Yennefer fica presa em uma estatueta de jade na Loja das Feiticeiras por mais de um mês. Quando ela é liberada da estatueta, ela é convidada a se juntar ao grupo. No entanto, ela finalmente recusa a oferta depois de saber que eles querem arranjar um casamento entre Ciri e Tankred Thyssen de Kovir, a fim de criar um reino do norte para se opor a Nilfgaard.
Enquanto na Loja das Feiticeiras, Yennefer compartilha informações com as feiticeiras sobre os poderes de Ciri. Quando as feiticeiras contam a história da feiticeira élfica Lara Dorren, de quem Ciri é descendente, Yennefer descobre a ligação genética de Ciri com o Sangue Ancião. No final das contas, Yennefer não se junta à Loja das Feiticeiras porque suas intenções não se alinham com a necessidade de Yennefer de proteger Ciri como uma mãe faria. O amor feroz de Yennefer por Ciri conduz quase todas as decisões de Yennefer depois que as duas mulheres se conheceram.
Yennefer e Geralt moram juntos
O relacionamento de Yennefer com Geralt de Rivia é bastante contencioso, já que eles têm um assunto sério que acontece há muito tempo. No livro “Tempo de Desprezo”, Geralt finalmente admite seus sentimentos por Yennefer, e seu relacionamento é mais estável depois dessa confissão. Considerando o quão loucas são suas vidas e os vários eventos políticos em que estão envolvidos, esses dois nem sempre podem estar juntos. Mas, por um tempo, Yennefer e Geralt moram juntos na Ilha de Avalon e até consolidam seu amor casando-se.
Eventualmente, a lua de mel termina quando a Caçada Selvagem captura Yennefer. O Rei da Caçada Selvagem planeja usar Yennefer como isca para atrair e capturar Ciri. Enquanto é mantida em cativeiro pela Caçada Selvagem, Yennefer fica muito doente, só se recuperando quando é libertada depois que Geralt toma seu lugar. Infelizmente, quando Yennefer se recupera, ela tem amnésia, outra complicação que mantém Yennefer e Geralt separados. No entanto, como esse relacionamento é um dos favoritos dos fãs na adaptação para Netflix, esperamos que não demore muito para que eles finalmente se reencontrem.