American Gods: em meio a acusação de racismo, dois atores são demitidos da 3ª temporada
Confira as demissões nos últimos dias que aconteceu em American Gods, em meio a acusação de racismo nos bastidores; Entenda.
Ator acusa roteirista de American Gods de racismo
A terceira temporada de American Gods sofreu duas baixas nos últimos dias. Os novos episódios da série baseada na obra de Neil Gaiman, não contarão com a participação dos atores Orlando Jones e Mousa Kraish. Eles interpretam os personagens Mr. Nancy e Jinn, respectivamente.
A primeira demissão anunciada foi a de Orlando Jones e despertou uma intensa polêmica nos bastidores da série. De acordo com Jones, o motivo do seu afastamento teria sido racismo. Em vídeo publicado em seu perfil do Twitter, o astro disse que Charles Eglee – novo showrunner da série – considera que a “raiva” do personagem “manda uma mensagem errada para os negros da América”.
https://twitter.com/TheOrlandoJones/status/1205881660409077760?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1205881660409077760&ref_url=https%3A%2F%2Ftvline.com%2F2019%2F12%2F14%2Forlando-jones-fired-american-gods-season-3-mr-nancy-leaving-video%2F
Além disso, o astro teria dito que os roteiristas “não sabiam escrever para negros”. Segundo ele, quando chegou para a gravar o segundo ano da série, não havia nenhum material para seu personagem. “Eles não tinham escrito nada para mim e nem para outros personagens negros. Não sabem como fazer isso”, disse.
Kraish interpretava personagem gay e de origem árabe
Um dia após as revelações de Jones, o ator Mousa Kraish usou seu Twitter para confirmar que também não retornará para o novo ano da série do canal Starz.
Estou muito orgulhoso de ter representado não apenas a comunidade do Oriente Médio de maneira positiva, mas também a comunidade LGBTQ que deu apoio a este personagem não-branco de um jeito que não se vê na TV”, disse.
I also want thank @starz & the amazing team there. ❤️ The door isn’t closed for me. If I’m ever asked to come back & portray the Jinn I will do it happily & proudly to be able to stand in front of my friend @AbtahiOmid & shine with the two characters who go beyond the page…
— Mousa Hussein Kraish he/him (@MousaKraish) December 16, 2019
Produtores rebatem acusações de racismo
Após a repercussão do vídeo de Orlando Jones, a Fremantle – produtora da série – se posicionou e se defendeu das acusações de racismo.
“As histórias de American Gods mudaram e evoluíram para refletir a complexidade do material original. A opção de não continuar com i Sr. Jones foi feita porque Mr. Nancy, assim como outros personagens, não está na parte dos livros em que a temporada 3 será focada”, justificaram.
Mas essa não é a primeira confusão nos bastidores de Deuses Americanos. A série, que é exibida pelo Prime Video no Brasil, já sofreu com uma intensa troca de showrunners durante as duas primeiras temporadas. O Starz não divulgou a data de estreia da nova temporada.