Arcane, final explicado na Netflix: futuro da série e mais

Explicamos com spoilers o final de Arcane na Netflix: o futuro dos personagens e mais detalhes do desfecho da série.

Arcane final

Adaptar um videogame em um filme ou série de TV nunca é uma tarefa fácil. E a história do mundo cinematográfico está repleta de falhas para provar isso. Então, ao fazer a adaptação de League of Legends, Arcane, a Riot Games decidiu manter o trabalho em casa. Os resultados são difíceis de argumentar.

Arcane contém algumas das animações mais impressionantes que você já viu. Tudo isso, graças à casa de animação francesa Fortiche Studios. E esse luxo visual é combinado com personagens ricamente desenvolvidos e um cenário steampunk que nunca para de surpreender.

Ao longo da 1ª temporada, seguimos diversos personagens em Piltover, a “cidade do progresso”, e nas favelas vizinhas de Zaun do outro lado da ponte.

PUBLICIDADE

Enquanto o mundo de League of Legends contém mais de 150 personagens jogáveis, Arcane constrói sua primeira temporada em torno do conto de duas irmãs, Vi (Hailee Steinfeld) e Powder (mais tarde chamada Jinx) (Ella Purnell). O enredo gira em torno de Jayce (Kevin Alejandro), um jovem cientista que encontrou uma maneira de aproveitar a energia mágica para uso prático e sobe ao poder em Piltover.

A história de Vi e Powder impede que a série pareça muito com um prequel de “Star Wars“, quando a intriga política começa entre Jayce e o Conselho de Piltover. As irmãs são adotadas pelo bondoso líder de Zaun, Vander (JB Blanc), e fazem pequenos assaltos com outras crianças. Até que, em uma reviravolta do destino, Vander morre através de seu velho parceiro, Silco (Jason Spisak), que toma o lugar de Vander como líder e adota o Pó. Vi, entretanto, é capturada pela polícia e enviada para a prisão.

As irmãs se reconciliarão e haverá paz entre as duas cidades? Tudo se resume aos eventos do episódio final, e há muito para desempacotar… Então vamos ao que interessa!

Um vácuo de poder em Zaun

Quando Vi volta para Zaun em Arcane, ela encontra Silco no poder, segurando o controle de sua barriga decadente. Ao contrário de Vander, Silco não hesita em usar todos os meios necessários para se manter no topo. Enquanto isso, as tensões entre Zaun e os “topsiders” de Piltover estão aumentando. Encontrando-se com Silco à beira-mar, Jayce está disposta a negociar a paz com Zaun, até mesmo oferecendo ao submundo sua própria soberania.

Leia também: Tudo sobre a 2ª temporada de Arcane

Em troca, ele pede por Jinx para que alguém seja responsabilizado pelos recentes ataques violentos. Silco considera a oferta, mas percebe que não tem coragem de entregar Jinx, que ele considera como uma filha. E admite que agora entende por que Vander ficou tão mole.

Jinx, ouvindo as reflexões de Silco, presume que ele decidiu entregá-la, então, ela o sequestra junto com Vi e Caitlyn (Katie Leung). Vi acorda em um quarto escuro, onde Jinx diz a ela que ela, e não Silco, é a responsável por criá-la. E, então, revela que Silco e Caitlyn estão no quarto, amarrados e amordaçados. Jinx rapidamente fica sobrecarregada quando Vi e Silco tentam convencê-la a se juntar a eles. Oprimida, Jinx perde o controle e começa a atirar, matando Silco no processo.

Arcane final
Imagem: Divulgação.

Com Silco fora de cena e Jinx incapaz de se controlar, não está claro quem vai assumir o poder sobre Zaun. Aqueles que desafiaram Silco já estão mortos e nenhum sucessor claro está presente. O candidato mais provável parece ser Vi. Afinal, ela é de Zaun e foi criada por um de seus ex-líderes. Agora que ela está de volta para casa com novas conexões no topo, ela é a principal candidata para liderar o submundo. E então resolver a bagunça que sua irmã criou.

Falando nisso, vamos falar sobre aquele suspense insano de Arcane.

O futuro incerto de Zaun e Piltover em Arcane

Aquela pedra preciosa perdida roubada no episódio 4 de Arcane acaba sendo importante. Jinx a traz para o jantar, mas foge com ela após matar Silco. Além disso, usa-a para fornecer energia a um lançador de foguetes de aparência desagradável. “Vamos mostrar a eles”, diz a voz de Silco em sua cabeça. “Vamos mostrar a todos eles.”

Arcane final
Imagem: Divulgação.

Enquanto isso, de volta a Piltover, Jayce inicia uma votação no Conselho para dar independência a Zaun. Assim que a votação começa, Jinx, confusa e traumatizada por matar Silco, lança um foguete diretamente no prédio do Conselho. E, assim que a votação passa, ela acerta.

Leia também: Criador de Cobra Kai acaba de dar excelente notícia para fãs

Infelizmente, é aí que os créditos rolam. Depois que vários atos de terror de Jinx ao longo da temporada levaram Piltover à beira do conflito com Zaun, este ato de agressão de Jinx, sem dúvida, mergulhará as duas cidades de volta em turbulência. Bem como possivelmente instigará uma guerra em grande escala. Isso também pode frustrar quaisquer esperanças de que eles levem a diante a votação pela independência de Zaun. No início do episódio, a vereadora Medarda (Toks Olagundoye) é informada por sua mãe que uma guerra semelhante ocorreu em sua cidade natal. Certamente, o que pode ser um bom presságio.

Um futuro tênue para as duas irmãs

“Pensei que talvez você pudesse me amar como antes, embora eu seja diferente”, Jinx diz para Vi depois de matar Silco. “Mas você também mudou. Um brinde aos novos nós.“. Enquanto a primeira temporada de Arcane era sobre as tentativas de Vi de encontrar Jinx e consertar seu relacionamento, parece que Jinx não quer mais isso. Ela não é o Pó que Vi ajudou a criar, mas alguém inteiramente novo.

Arcane
Imagem: Divulgação.

Os escritores de Arcane explicaram que a personagem Jinx foi inspirada em Harley Quinn, entre outros, e isso certamente transparece na personalidade colorida e maníaca que Jinx desenvolve para si mesma. Vi, por sua vez, é uma heroína mais clássica, alguém que faz a coisa certa, mesmo quando é de partir o coração. É improvável que ela desista de sua irmã, mas, ao mesmo tempo, ela não pode permitir mais derramamento de sangue desnecessário, e Jinx parece determinada pelo caos.

O relacionamento de Vi e Jinx está no centro desta série, dada a incrível profundidade de Hailee Steinfeld e Ella Purnell, e muitas vezes o que a eleva, além da sensação de estar tentando lhe vender um videogame. Esses são personagens profundamente escritos, e aconteça o que acontecer a seguir, a única coisa que podemos ter certeza é que a 2ª temporada não pode chegar rápido o suficiente.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.