Os bastidores de Law & Order: SVU: curiosidades por trás das câmeras
Um dos principais e mais lôngevo drama da televisão americana, Law & Order: SVU merece o tratamento da coluna Bastidores sem dúvida alguma.
Na próxima temporada, Law & Order: Special Victims Unit se tornará a série mais longeva da história da televisão americana. Vai superar Gunsmoke, assim como sua produção-mãe, Law & Order. Mas o que nós conhecemos sobre o drama? É inegável sua contribuição para televisão e para sociedade americana ao falar de estupro, violência doméstica e abuso infantil na TV aberta, em tempos que o mais explícito que os telespectadores ouviram de sexo foi o relatório de Ken Starr sobre a relação de Bill Clinton e Monica Lewinsky.
Sendo assim, nós decidimos que era uma excelente oportunidade trazer uma coluna de Bastidores sobre o drama. E tratar um pouquinho mais do que acontece por trás das câmeras. Encontramos muitas curiosidades, então tentamos ser seletivos e destacar os fatos mais interessantes e curiosos. Por isso, eu te convido para continuar conosco e ler nossa coluna. Além de comentar, criticar, elogiar e propor mudanças. Afinal de contas, melhoramos com a ajuda de vocês. Sempre!
Difícil de trabalhar
A série foi originalmente concebida com o título de Sex Crimes [Crimes Sexuais] que não teria qualquer relação com a franquia Law & Order [ou Lei e Ordem]. O problema é que a NBC não gostou da ideia porque era muito “ríspido”. Após discussões entre os executivos e Dick Wolf, o projeto foi rebatizado e desenvolvido como Law & Order: Special Victims Unit e integrou-se na marca da franquia.
Maiores Destaque
De acordo com o produtor executivo Ted Kotcheff, os intérpretes dos detetives Olivia Benson e Elliot Stabler ficaram restritos a três nomes. Mariska Hargitay, Reiko Aylesworth (Bull) e Samantha Mathis (Billions) estavam cotadas para ficar com a protagonista, enquanto Christopher Meloni, Nick Chinlund (666 Park Avenue) e John Slattery (Mad Men) estavam em contenção para o papel masculino. Mariska e Chris tiveram o melhor desempenho no teste e acabaram com o papel.
Além das telinhas
Após anos interpretando a detetive Olivia Benson e expondo, semanalmente na televisão, casos de abusos sexuais, violência doméstica e abuso infantil, Mariska Hargitay começou, em 2004, uma fundação chamada de Joyful Heart (ou Coração Alegre) no intuito de ajudar vítimas de trauma.
Além disso, a instituição tinha o objetivo de acabar com a gigantesca pilha de kits de estupro ainda não testados. Apesar de alguns casos estarem sob investigação e outros já arquivados. O trabalho foi tão bem sucedido que em 2018, Hargitay produziu um documentário para HBO, I Am Evidence, sobre o grande número de kits de estupro que estavam sob custódia da polícia em todo o país.
Impondo condições
Richard Belzer originalmente pediu para Dick Wolf se ele poderia entrar no elenco de Law & Order para ser o novo parceiro de Lennie Briscoe. Contudo, Lennie Briscoe já tinha sido confirmado para o papel. Tempos depois, Belzer ficou sabendo dessa nova série [Law & Order: SVU no caso].
Mas ele só concordaria em ser escalado, caso Dean Winters fosse elencado como seu parceiro. O problema é que Winters já estava sob contrato com a HBO pelo seu trabalho em Oz, fazendo com que tivesse que sair de SVU após treze episódios. [Muitos] anos depois, Winters retornou para uma breve ponta na 14ª temporada.
Multitasking
Christopher Meloni estava no elenco de Oz ao mesmo tempo que trabalhava no primeiro ano de Law & Order SVU. Eventualmente o ator teve que escolher uma das duas. Resolvendo assim seguir com a série na NBC haja vista que ele não conseguia conciliar os dois trabalhos. Contudo, o ator sentiu falta do seu antigo trabalho e resolveu retornar para uma ponta. Numa entrevista, ele explicou que conseguir conciliar os dois trabalhos valia o peso físico e emocional da carga horária.
Quebrando barreiras
Ao interpretar Olivia Benson por vinte temporadas desde 1999, Mariska Hargitay se tornou a atriz a interpretar, por mais tempo, a mesma personagem na história da televisão americana. No início da 20ª temporada, ela superou a marca de Amanda Blake, que deu vida a Miss Kitty Russell em Gunsmoke de 1955 a 1974.
Contudo, ela ainda não superou outros recordes de atores. James Arness (Marshal Matt Dillon) esteve em Gunsmoke de 1955 a 1975; Kelsey Grammer viveu Dr. Frasier Crane em Cheers de 1984 a 1993 e Frasier de 1993 a 2004; assim como Richard Belzer como o detetive John Munch em Homicide: Life on the Street de 1993 a 1999 e em Law & Order: Special Victims Unit de 1999 a 2013.