Law & Order - Special Victims Unit, Elenco

Os bastidores de Law & Order: SVU: curiosidades por trás das câmeras

Na próxima temporada, Law & Order: Special Victims Unit se tornará a série mais longeva da história da televisão americana. Vai superar Gunsmoke, assim como sua produção-mãe, Law & Order. Mas o que nós conhecemos sobre o drama? É inegável sua contribuição para televisão e para sociedade americana ao falar de estupro, violência doméstica e abuso infantil na TV aberta, em tempos que o mais explícito que os telespectadores ouviram de sexo foi o relatório de Ken Starr sobre a relação de Bill Clinton e Monica Lewinsky.

Sendo assim, nós decidimos que era uma excelente oportunidade trazer uma coluna de Bastidores sobre o drama. E tratar um pouquinho mais do que acontece por trás das câmeras. Encontramos muitas curiosidades, então tentamos ser seletivos e destacar os fatos mais interessantes e curiosos. Por isso, eu te convido para continuar conosco e ler nossa coluna. Além de comentar, criticar, elogiar e propor mudanças. Afinal de contas, melhoramos com a ajuda de vocês. Sempre!

Difícil de trabalhar

Imagem: Divulgação

A série foi originalmente concebida com o título de Sex Crimes [Crimes Sexuais] que não teria qualquer relação com a franquia Law & Order [ou Lei e Ordem]. O problema é que a NBC não gostou da ideia porque era muito “ríspido”. Após discussões entre os executivos e Dick Wolf, o projeto foi rebatizado e desenvolvido como Law & Order: Special Victims Unit e integrou-se na marca da franquia.

Maiores Destaque

De acordo com o produtor executivo Ted Kotcheff, os intérpretes dos detetives Olivia Benson e Elliot Stabler ficaram restritos a três nomes. Mariska Hargitay, Reiko Aylesworth (Bull) e Samantha Mathis (Billions) estavam cotadas para ficar com a protagonista, enquanto Christopher Meloni, Nick Chinlund (666 Park Avenue) e John Slattery (Mad Men) estavam em contenção para o papel masculino. Mariska e Chris tiveram o melhor desempenho no teste e acabaram com o papel.

Além das telinhas

Joyful Heart

Imagem: Divulgação

Após anos interpretando a detetive Olivia Benson e expondo, semanalmente na televisão, casos de abusos sexuais, violência doméstica e abuso infantil, Mariska Hargitay começou, em 2004, uma fundação chamada de Joyful Heart (ou Coração Alegre) no intuito de ajudar vítimas de trauma.

Além disso, a instituição tinha o objetivo de acabar com a gigantesca pilha de kits de estupro ainda não testados. Apesar de alguns casos estarem sob investigação e outros já arquivados. O trabalho foi tão bem sucedido que em 2018, Hargitay produziu um documentário para HBO, I Am Evidence, sobre o grande número de kits de estupro que estavam sob custódia da polícia em todo o país.

Impondo condições

Richard Belzer originalmente pediu para Dick Wolf se ele poderia entrar no elenco de Law & Order para ser o novo parceiro de Lennie Briscoe. Contudo, Lennie Briscoe já tinha sido confirmado para o papel. Tempos depois, Belzer ficou sabendo dessa nova série [Law & Order: SVU no caso].

Mas ele só concordaria em ser escalado, caso Dean Winters fosse elencado como seu parceiro. O problema é que Winters já estava sob contrato com a HBO pelo seu trabalho em Oz, fazendo com que tivesse que sair de SVU após treze episódios. [Muitos] anos depois, Winters retornou para uma breve ponta na 14ª temporada.

Multitasking

Christopher Meloni, Oz

Imagem: HBO/Divulgação

Christopher Meloni estava no elenco de Oz ao mesmo tempo que trabalhava no primeiro ano de Law & Order SVU. Eventualmente o ator teve que escolher uma das duas. Resolvendo assim seguir com a série na NBC haja vista que ele não conseguia conciliar os dois trabalhos. Contudo, o ator sentiu falta do seu antigo trabalho e resolveu retornar para uma ponta. Numa entrevista, ele explicou que conseguir conciliar os dois trabalhos valia o peso físico e emocional da carga horária.

Quebrando barreiras

Ao interpretar Olivia Benson por vinte temporadas desde 1999, Mariska Hargitay se tornou a atriz a interpretar, por mais tempo, a mesma personagem na história da televisão americana. No início da 20ª temporada, ela superou a marca de Amanda Blake, que deu vida a Miss Kitty Russell em Gunsmoke de 1955 a 1974.

Contudo, ela ainda não superou outros recordes de atores. James Arness (Marshal Matt Dillon) esteve em Gunsmoke de 1955 a 1975;  Kelsey Grammer viveu Dr. Frasier Crane em Cheers de 1984 a 1993 e Frasier de 1993 a 2004; assim como Richard Belzer como o detetive John Munch em Homicide: Life on the Street de 1993 a 1999 e em Law & Order: Special Victims Unit de 1999 a 2013.

Rapidinhas

– A maioria dos atores de Law & Order: Special Victims Unit foram membros do elenco de Oz, como Christopher Meloni, Dean Winters e BD Wong.

– Durante todos os vinte anos da série, Mariska Hargitay esteve ausente em apenas nove.

– Mariska Hargitay é uma conselheira treinada para atender vítimas de estupro.

– Ice-T estava no contrato por apenas quatro episódios, mas gastou tanto da experiência que pediu para ficar permanentemente.

Em suma

Pensei que conhecia Law & Order: SVU, mas sem nenhuma surpresa que não sabia muita coisa. Foi fascinante descobrir o quão envolvida Mariska Hargitay está envolvida nesse universo, assim como o multitarefas Christopher Meloni que conciliou dois trabalhos ao mesmo tempo. Sou grande fã desse drama, o que pode ser entendido pela minha disposição em assistir vinte temporadas em três meses, então foi mais um grande prazer ter uma oportunidade como essa.

Muito obrigado pela companhia nesta semana. Lembrando, então, que da próxima vez vamos falar sobre os Bastidores de Mad About You. Espero vocês!

Share this post

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.