Chaves deixará de ser exibido no SBT após 36 anos

Chaves SBT

Chaves está fora do SBT

Fim de uma era para os fãs de Chaves. O SBT, em comunicado à imprensa, confirmou nesta sexta (31) que a série Chaves não fará mais parte da programação da emissora. E isso já valerá a partir de amanhã, 01 de agosto de 2020. Portanto, um ciclo de 36 anos é encerrado.

De acordo com o SBT, o motivo pelo fim da transmissão de Chaves no canal – após quase quatro décadas – é devido a uma notificação feita pela Televisa, por conta de direitos autorais.

O comunicado que o Mix de Séries recebeu foi este:

A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado.

No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível. E, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.

Claro que, prontamente, os fãs reagiram mal a notícia e já começaram nas redes sociais a fazerem campanha pela permanência da atração no canal.

Continua após a publicidade

Trajetória de Chaves no Brasil

El Chavo del Ocho, no título original, é uma sitcom que aborda as interações de um grupo de pessoas que moram em uma vila. O protagonista, Chaves, é um garoto órfão de oito anos que muitas vezes, enfrenta problemas com adultos, incluindo Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde devido a mal-entendidos, distrações ou travessuras. Ele também convive com seus amigos Quico e Chiquinha, que são da mesma faixa etária.

Muitas vezes, Chaves é encontrado em um barril de madeira, segundo o próprio personagem, é apenas um esconderijo, na verdade ele mora na casa de número 8. Praticamente, a trama se desenrola nesta vila, que tem como proprietário Seu Barriga, e os moradores Seu Madruga, Dona Neves e Chiquinha (na casa 72), Dona Clotilde, apelidada de Bruxa do 71 por sua aparência e o número de sua residência, na casa 14 vivem Dona Florinda e seu filho Quico.

No Brasil, foi comprado pelo SBT em 1984 e, desde sua estreia – em agosto daquele ano – nunca tinha saído do ar. A série foi ao ar originalmente entre 1971 e 1980. E mesmo que não exista um episódio inédito há quarenta anos, a atração era reprisada constantemente pela emissora de Silvio Santos – e, por vezes, chegou a encomendar a Rede Globo.

Além disso, em 2018, o Multishow – do grupo Globo – passou a exibir a atração no canal a cabo. Essa foi a primeira vez que todos os episódios de Chaves foram exibidos, em ordem cronológica – ao todo são mais de 500, muitos inéditos e nunca exibidos no Brasil pelo SBT. Para isso, um processo de redublagem precisou ser feito.

E você, acompanha as exibições de Chaves no SBT? É fã? Portanto, deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

 

Tags Chaves
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, criador de conteúdo, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias e resenha séries semanalmente.

No comments

Add yours