Cobra Kai revela Daniel como o real vilão de Karatê Kid; Entenda

Cobra Kai daniel verdadeiro vilão

Daniel é o verdadeiro vilão da história?

O filme Karate Kid estabeleceu Daniel LaRusso, protagonista de Cobra Kai, como um herói tradicional. O filme, inclusive, foi um dos mais populares dos anos 1980. No entanto, a série de TV vem nadando contra a corrente e, nesta 3ª temporada, ela levantou novamente um tema que as pessoas suspeitavam há anos: que Daniel é o verdadeiro vilão.

Continua após as recomendações

Por décadas, os fãs da franquia teorizaram sobre as dinâmicas de poder dos bons versus ruins no clássico de John Avildsen, lançado em 1984. E essa discussão voltou ao público especialmente nos últimos anos devido à história de redenção de Johnny Lawrence em Cobra Kai.

Mesmo que Daniel nunca tenha sido um personagem a ser desprezado de verdade, a estreia de Cobra Kai na 3ª temporada, Aftermath, lembra a ele que há dois lados em cada história.

Continua após a publicidade

Entenda o caso

Desde que foi adquirida pela Netflix, Cobra Kai conquistou assinantes de todo o mundo com o desenvolvimento de seus personagens. Superficialmente, o adulto Johnny (William Zabka) parece uma figura desagradável. Tudo isso evidenciado por sua atitude e comportamento impetuosos. Dessa forma, a história implicaria que ele não mudou muito desde os eventos de Karate Kid.

Quanto a Daniel (Ralph Macchio), a série da Netflix mostra que ele é um empresário de sucesso e pai responsável. Mas também alguém que ocasionalmente exibe uma atitude presunçosa e quase indiferente para com os outros.

Porém o ego de Daniel leva um leve golpe na estreia da 3ª temporada de Cobra Kai, o que permite que o personagem se veja de forma diferente. E, assim, evolua conforme a série avança.

Durante uma reunião do PTA sobre a briga escolar de Cobra Kai, o sensei do Miyagi-Do afirma que foi intimidado no colégio. No entanto, um pai (ouvimos a voz) imediatamente chama aquilo de “besteira”. Tal fato sugere que, na verdade, Daniel era o “verdadeiro” valentão.

Cobra Kai Netflix

Imagem: Divulgação.

Daniel era o vilão?

É um momento breve, mas fascinante, que força Johnny a repensar suas memórias idealizadas do passado. No All Valley Karate Tournament de 1984, Daniel usou um chute ilegal para derrotar Johnny, o que resultou em uma grande espiral descendente para Lawrence.

Considerando que a campanha de marketing de Daniel para a LaRusso Auto Group gira em torno de suas gloriosas conquistas no caratê, faz sentido que alguns membros da comunidade não o vejam como um “herói“.

Como a maioria das histórias de Cobra Kai, a história de fundo para o polêmico chute de LaRusso é complicada. Daniel claramente quebrou as regras declaradas da competição com um golpe direto no rosto de Johnny, mas ele já havia sido alvo de vários golpes ilegais dos alunos de Kreese. Mas, com o passar dos anos, as pessoas começaram a simpatizar com Johnny, especialmente em relação ao chute de Daniel.

Imagem: Divulgação

Por exemplo, o personagem de Zabka é envergonhado publicamente por seu mentor Kreese no início de The Karate Kid II, e a primeira temporada de Cobra Kai mostra que ele ainda guarda mágoas três décadas depois.

Cobra Kai sem dúvida aumenta a teoria “Daniel é o verdadeiro vilão”, evidenciada pela arrogância discreta do personagem. Ele não parece entender porque alguém o veria como qualquer coisa além de um herói local do caratê. E ele fala disso continuamente com Johnny.

Em última análise, porém, Cobra Kai constantemente reforça o fato de que Daniel e Johnny não são nem heróis nem vilões. Mas, sim, indivíduos defeituosos que estão resolvendo problemas pessoais através do caratê.

É tudo uma questão de perspectiva e “equilíbrio de vida” que está no cerne dos ensinamentos do Sr. Miyagi, e a terceira temporada de Cobra Kai de fato implica que Daniel está continuamente aprendendo como ser um pai, amigo e líder comunitário melhor.

E então, o que você acha? Daniel é herói ou vilão? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.