Crítica: 2×13 de Manifest trouxe final confuso para 2ª temporada

Critica Manifest 2x13

Drama terminou sua segunda temporada com mais perguntas

Manifest é o tipo de série que não está apta a tranquilizar seus personagens, muito menos seus espectadores. A cada novo episódio ela trata de lançar uma pergunta, levantando hipóteses e caminhos que soam impossíveis. Algumas coisas dá para relevarmos, mas outras não.

O final desta segunda temporada, assim, acabou sendo um misto de sentimentos: ao mesmo passo que explica algumas coisas, utiliza de artifícios para confundir ainda mais a cabeça do espectador. E não tem nada de errado fazer isso, mas me preocupa o medo dos roteiristas estarem confusos também e não saberem mais para onde ir.

Desfecho apreensivo

O episódio, basicamente, centrou-se nos esforços para salvar Cal, que foi sequestrado. A ação foi bem interessante, e prendeu a atenção do espectador. Embora a gente soubesse que Cal iria sobreviver, me veio a ideia de que alguém poderia morrer ou ser ferido gravemente. Mas acabei me decepcionando, porque todos saíram vivinhos da silva. Incluindo Zeek, que estava quase congelado – mas comento sobre ele já já.

Aliás, preciso dizer que a cena em que eles tentam trocar Cal pela bolsa de metanfetamina foi incrível. A tensão foi nas alturas, e o que aconteceu da boa samaritana ter atrapalhado poderia acontecer facilmente. Mas deu uma raiva, com certeza, porque estava tudo dando certo para a troca ser realizada.

Continua após a publicidade

Ainda dessa trama do sequestro de Cal, confesso que gostei da ajuda de Jared e Drea. Eles foram ótimas adições ao time e de fato ajudaram. Mas fiquei incomodado deles terem feito tudo escondido da capitã Bowers. Ela está apta a ajudar Michaela, e dessa forma as coisas não continuarão bem entre elas.

A função de Zeke

Honestamente, eu teria ficado satisfeito com a morte de Zeke. Tudo estava correspondendo para ele partir dessa para melhor, incluindo o fato de que com o sequestro de Cal, meio que sua vida tinha um função: a de ajudar o garoto. A partir do momento que ele teve um chamado, que mostrava o exato local onde ele estava, não fazia mais sentido Zeke continuar vivo, ao menos na lógica da série. O rapaz chegou até ir no lugar, mas ele estava realmente próximo de morrer.

Na hora da troca, creio que seu coração chegou a parar de bater, mas graças a um raio, que jogou os traficantes no lago, Zeke voltou a vida. E eu fiquei tipo o Jared, quando se deu conta de que o rapaz estava bem. Ao menos, foi aliviante ver que a data da morte pode ser vencida. Mas poxa, ele poderia continuar morto, porque continuo torcendo por Michaela e Jared (me julguem).

Mais e mais perguntas

Acontece que os corpos de Jace, Pete e Kory desapareceram no lago. A polícia não os encontrou, e isso foi muito estranho. Provavelmente, tivemos um outro salto no tempo, mas não faço ideia dessa finalidade. O brilho quando Zeke voltou dos mortos também é algo que já vimos antes, mais recentemente com o diário de Al-Zuras. Aparentemente, teremos muito assunto para tratar, caso a terceira temporada de Manifest seja confirmada.

Ah, não podemos esquecer de Saanvi, coitada! Neste episódio, ela tento pressionar a Major sobre a cura da anomalia genética que acabou escapando que o sangue de Zeke era a chave para desvendar o código da mutação. Surpreendente foi o fato de que Saanvi a procurou novamente, dessa vez com anafilaxia, que acabou matando a mulher. Se isso vai causar problemas para a médica? Sem dúvidas.

E a cauda no avião, no final? Eu preciso dizer que fiquei em choque. Mas o 828 não explodiu no primeiro episódio? Como ele poderia estar lá, no fundo do oceano? Que bizarro. Isso quer dizer que os personagens estão todos mortos? Muito LOST feelings!

Com Zeke tendo sobrevivido, a data da morte é uma história superada em Manifest. Agora, precisamos voltar atenção para o desaparecimento dos três traficantes, que se juntam ao piloto do 828 e a psicóloga Fiona Clarke. Além disso, voltamos a ficar preocupados com a conspiração do governo. Acho que já podemos montar nosso próprio comitê de investigação, correto?

E vocês, o que acharam da segunda temporada de Manifest? Deixem nos comentários. E continuem acompanhando todas as novidades da série aqui no Mix de Séries. Até a próxima!

Nota do Episódio7.5
Crítica do décimo terceiro episódio da segunda temporada de Manifest, intitulado "Icing Conditions", exibido nos EUA pela NBC.
7.5
Tags Manifest
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

14 comments

Add yours
  1. Avatar
    Manifestada 13 abril, 2020 at 00:28 Responder

    Eu detesto o Zake, ele é chato e não tem química alguma com a Michaela. E pra mim essa foi uma temporada redicula, cheia de enrolação sem sentido e jogou toda a boa primeira temporada no lixo.
    O problema de manifest é que ela não tem um tema/gênero definido. Uma hora é uma série de ficção científica, outra hora é uma série de ação policial e num outro momento vira uma série de suspense de conspiração governamental, e pra terminar ainda sobra tempo pra ser série família motivacional com cunho religioso. Essa série quis ser tanto que acabou sendo nada. Sério mesmo que o plano da major era criar um vírus com essa anomalia genética redicula e sem explicação? E o Vincent faz o que mesmo da vida exatamente? Aliás quem se importa se ele tá vivo ou não mesmo? Vergonha alheia dessa segunda temporada, o mais decente é a série ser cancelada.

  2. Avatar
    Eduardo Ronan 13 abril, 2020 at 03:40 Responder

    Zeke ressuscitar foi o maior desserviço que fizeram à série! O roteiro quebra as regras que ele mesmo cria, em nome de romance. E a falta de química dele com a Michaela é algo que prejudica bastante a imersão na trama deles, fazendo com que a gente seja obrigado a torcer pra ela voltar pro Jared.

    No geral, senti essa temporada extremamente arrastada. Se tivermos que esperar mais 4 temporadas (2 de junho de 2024) pra compreender o que aconteceu com eles, estamos ferrados! Premissa central é boa demais pro ritmo que essa série tem.

  3. Avatar
    Otavio 17 abril, 2020 at 12:00 Responder

    Primeira burrice: a temporada não acabou. Ainda tem 3 episódios para acabar a temporada. Segundo que não tem anda de confuso. Tem de mistério. Essa é a trama do seriado. Se fosse pra falar tudo não precisava de 2 temporadas. Falava tudo num episodio só. Crítica patética.

    • Anderson Narciso
      Anderson Narciso 17 abril, 2020 at 16:39 Responder

      Otávio, o final da temporada foi esse meu amigo. A segunda temporada teve 13 episódios. Mas obrigado pelo comentário mesmo assim. Abraços

  4. Avatar
    Fernanda 24 abril, 2020 at 01:56 Responder

    Por Favoooor!! Michaela e Jared FOR EVER AND EVER. SOCORRO. Zeke, era para você MORRER amigo. Não tem mais espaço para você na serie. AJUDAAAAAAA. #adeusZeke #mick&jared

  5. Avatar
    Pedro Paulo Pereira de Araujo 27 abril, 2020 at 11:31 Responder

    A compreensão da série será dentro do seu campo temporal. Talvez em cinco anos normais, sem interferências de deformação do espaço, os telespectadores terão uma pequena noção da realidade dos fatos ocorridos.

  6. Avatar
    Nathália 15 julho, 2020 at 17:46 Responder

    Manifest é o mistério do vôo 828 e continua ainda o mistério do vôo 828 que me deixa na curiosidade de saber como vai ser o desenrolar da história!
    Amo o casal Zeke e Mica! Jared é muito obsecado…mas tem muita coisa pra responder na próxima temporada.

  7. Avatar
    SAYONARA SILVA SANTOS 29 julho, 2020 at 13:19 Responder

    Acabei de assistir a segunda temporada toda.
    A esperança de Mica ficar com J… Foi totalmente pelo ralo. que tristeza, detestei isso.
    o chamado unir alma gêmea… essa foi foda. coitado de Jered. Assisti a segunda temporada toda com vontade de dar na cara de Michaela. Que sacanagem.
    ela se casou com zeke e com a benção da mae dela ainda… aff
    A mae deveria ter dito nao pra ela. kkk
    Que decepção.
    .

Post a new comment