Crítica: 5×08 de Outlander revelou destino de Roger

Review do oitavo episódio da quinta temporada de Outlander, exibido nos EUA pela STARZ, intitulado de "Famous Last Words".

Bree e Jamie no episódio 5x08 de Outlander
Imagem: STARZ/Divulgação

Consequências pós-batalha em Outlander

O que aconteceu com Roger Mackenzie em Outlander? Ele morreu? Está desaparecido? Graças à Deus – e aos roteiristas – Roger está vivo e bem, pelo menos fisicamente. Descobrimos que era ele quem estava sob a forca no episódio anterior, porém, de uma maneira ele conseguiu sobreviver e ainda estava vivo quando Jamie o retirou.

E o que era para ter um final feliz, trouxe graves consequências para todos. Roger não conseguiu aceitar muito bem a sua experiência de quase morte e preferiu se isolar. O interessante nesse episódio foi justamente mostrar que nada é perfeito.

Passado três meses depois da batalha, Roger ainda enfrenta seus próprios demônios e apresenta um trauma pós guerra. O fato dele não falar, mesmo Claire dizendo que ele está bem, demonstra o quanto o historiador está perdido em sua própria dor. Nesse episódio de Outlander, Roger mostrou um novo lado dele, um lado mais dramático.

O retorno

Enquanto Roger lidava com seu “luto”, Jamie e Claire recebiam uma visita surpresa. Ian, seu sobrinho, havia retornado para o clã. É claro que o retorno de Ian trouxe novas perguntas e alguns mistérios, mas nada que deixasse a trama cansativa. Pelo contrário, a volta de Ian Murray foi perfeita para ditar o que acontecerá com Outlander até a season finale.

Como era de se esperar, esse Ian que voltou não é mais o mesmo desde que se juntou aos moicanos. Ele está mudado e vem sofrendo bastante. Apenas Roger percebeu que algo estava errado com o rapaz. E é exatamente isso o que fez toda a diferença.

Ambos estão sofrendo e parece que a dor traz companhia. Se não fosse por Ian, Roger jamais confessaria seus medos e voltaria a falar. Aliás, foi impossível não se emocionar com a sua declaração para Bree, por mais que os dois não sejam nem metade do que Claire e Jamie são.

Episódio diferente de Outlander

Uma coisa que me chamou a atenção nesse episódio foi a maneira como os roteiristas colocaram as lembranças de Roger. Diferente do que estamos habituados a ver, os flashbacks de Roger remetiam a um filme preto e branco, antigo e mudo. Tais cenas me deixava mais ansiosa para saber o que realmente havia acontecido com Roger.

Ele se soltou e evitou o enforcamento? Tudo não passou de uma peça da mente dele? Será que Roger sobreviveu porque lutou até o fim? Muitas perguntas e nenhuma resposta, apenas a certeza que esse Roger sobrevivente não é o mesmo que se casou com Bree.

O episódio em si foi interessante, porém, não dá para negar que tais cenas não foram confusas. Entretanto, nada disso tirou o brilho do episódio e sua mensagem. E, desta maneira, Outlander continua nos surpreendendo mesmo depois de 5 temporadas. Agora é só esperarmos para ver o que acontecerá com os Frasers.

E vocês, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários. Além disso, não deixem de acompanhar todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

Confiram o vídeo promocional do próximo episódio de Outlander.

Sobre o autor
Avatar

Gabriella Siggia

Quem eu sou? Eu sou uma em um milhão: escritora nas horas vagas, seriadora de coração, cinemática de plantão e amante da literatura. Divertida, alto astral e bastante bem humorada. Só não achei ainda minha outra pessoa. Ah, música faz parte da minha vida.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!