Crítica: Law & Order: SVU buscou algo ousado, mas tropeçou no 21×19

Cheio de boas ideias, roteiro de Law & Order: SVU erra ao se apegar a velhas estruturas, não ter visão e limitar-se ao mais do mesmo.

Solving for the Unknowns, Law & Order - SVU
Imagem: Virginia Sherwood/NBC

Lembram do que comentei na semana passada? Zona de conforto não deve ser sinal de falta de criatividade ou preguiça. Pois bem, nesta semana Law & Order: SVU parece ter seguido o meu conselho e foi aos confins da internet para buscar ideias.

O problema é que, embora eu aprecie esse pensamento fora da caixa, nem o próprio roteiro conseguiu entender qual era a proposta, apresentar uma solução e ter uma mensagem positiva ao final. Mesmo assim, tivemos alguns bons momentos, mas que foram ofuscados por problemas que, ainda neste texto, vamos comentar.

Quem está comigo? Lembrando que quero, e muito, saber da sua opinião na parte dos comentários.

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Solving for the Unknowns, Law & Order - SVU
Imagem: NBC/Divulgação

A problemática de Solving for the Unknowns começa quando um mulher bate seu carrinho de cupcakes num carro da polícia de Nova York. Mas que diabos, ela não viu o carro? Bastante desorientada, ela desce do carro e é levada para delegacia onde espera, juntamente com outras suspeitas de outros crimes, a audiência de custódia no dia seguinte. Diante do juiz e após declarar-se inocente, ela lembra-se o que aconteceu na noite seguinte: foi estuprada.

O problema é que o exame de corpo de delito mostra que não houve violência sexual e não há mais provas que apontem nessa direção. É aí que aparece outra mulher que, assim como a primeira, não se lembra do que aconteceu  e afirma ser vítima de estupro.

Qual é o plano?

Solving for the Unknowns, Law & Order - SVU
Imagem: Heidi Gutman/NBC

Lendo essa síntese, parece ser uma proposta muito interessante para um episódio de Special Victims Unit, não concorda? Certamente. O problema é que não há qualquer desenvolvimento da história.

O roteiro mostra-se, desde o princípio, preso ao formato engessado de: crime – investigação – prende bandido – comemora com a vítima. Tal sequência impede que algo realmente ousado e fora da caixa seja feita num momento que a própria narrativa pede algo singular e inovador. Vejamos sob a perspectiva da droga que o suspeito utiliza para dopar suas vítimas.

Em nenhum instante há a tentativa de entender que droga é essa. Ela é nova? Parece que sim porque é isso que a Olivia repete centenas de vezes. Ela vem da Suécia? Há outros crimes no banco de dados no departamento com tais descrições? Como solucionar crimes onde esse tipo de droga é utilizada? Não sabemos porque não há qualquer pretensão em explorar esse ângulo. Sei que esse não é o Law & Order: Narcotics Unit onde uma aula sobre narcóticos seria devida. Mas qual razão de abrir essa possibilidade? É frustrante deixar o telespectador pedindo e desejando por mais.

Além disso, no começo do episódio, descobrimos que Rollins será promovida. Maravilha. Mas nada, absolutamente nada, é falado após esses cinco minutos iniciais. Qual seria a necessidade? Anunciar, esquecer e depois relembrar no Season Finale quando convém? Não parece adequado, muito menos demonstra qualidade ou projeto de futuro para uma produção que ficará no ar, pelo menos até o final da temporada de 2024. Law & Order: SVU.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.