Doze Jurados: série da Netflix é baseada em fatos reais?

Doze Jurados fatos reais

Doze Jurados é o novo sucesso da Netflix

A série da Netflix Doze Jurados – que está fazendo um grande sucesso no Brasil – não é a sua série regular de advogados. Ao invés de se concentrar apenas no acusado e no crime, a trama revela os dilemas pessoais do júri do tribunal, o que reforça a enorme responsabilidade de determinar a decisão final.

Essa abordagem não apenas a torna uma série criminal única, mas também oferece um apelo realista. Além disso, as explorações aprofundadas de seus personagens e os elementos consequentes dos pontos da trama adicionam mais peso a esse apelo.

Portanto, caso você esteja se perguntando de onde ela se inspira, resolvemos responder algumas de suas dúvidas aqui no Mix de Séries.

A série Doze Jurados é baseada em uma história real?

Não, Doze Jurados não se baseia em uma história verdadeira. No entanto, ela se inspira nas experiências de vários jurados da vida real.

Continua após a publicidade

Em uma entrevista à Variety, os criadores revelaram que primeiro tiveram a ideia básica por trás da série quando o governo belga tentou remover o sistema de jurados. De acordo com esse sistema, doze cidadãos assumem o dever de decidir se os acusados ​​são culpados ou inocentes. Embora o governo belga quisesse restringir esse sistema de tomada de decisão a três juízes e quatro cidadãos, sua exigência era contra a constituição. Foi assim que os criadores decidiram contar uma história que gira em torno de cidadãos comuns que chegam a ser jurados.

Os criadores da série, Bert Van Dael e Sanne Nuyens, revelaram ainda que pesquisaram meticulosamente para construir a narrativa. Eles primeiro tentaram entender a atmosfera de uma sala do júri e como os jurados operam sob tanta pressão. Eles até entraram em contato com ex-jurados para saber mais sobre suas experiências e opiniões pessoais. Um dos jurados também lembrou sua própria história alegando que “ela reconheceu traços de seu marido ciumento no réu”.

Como resultado, logo após o júri, ela acabou deixando o marido. Sua experiência como jurada deu a ela uma melhor perspectiva das ameaças iminentes em sua vida pessoal. Por outro lado, sua vida pessoal a ajudou a servir a justiça.

A série faz algo muito parecido, e pelo que sabemos, um de seus personagens principais, Delphine, é aparentemente inspirada pelo jurado mencionado anteriormente. Ela também acaba deixando o marido enquanto exerce suas funções de jurado. E isso, por sua vez, lhe dá uma melhor perspectiva das intenções do acusado.

Junto com isso, a série adota uma abordagem muito imparcial das ideias que coloca sobre a mesa. Não critica o sistema do júri, nem o julga. Em vez disso, assume um meio termo, onde apresenta suas vantagens e desvantagens. E, finalmente, permite que você seja o juiz. Mesmo no que diz respeito à representação de criminosos, nunca dá uma olhada unidimensional em seus motivos e não os julga. Então, apenas ao desfocar as linhas entre o bem e o mal, isso simplesmente mostra como o mundo real funciona.

E você, gostou de Doze Jurados? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
  • Fonte do texto via The CinemaHolic.

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours