Game of Thrones exibe hoje o episódio mais importante e caro da história da TV

Episódio 8×03 de Game of Thronesmarca a história da TV

Game of Thrones está prestes a mudar a história da TV – mais uma vez. Neste domingo (28) vai ao ar a cena da tão esperada batalha do exército do Rei da Noite contra os guerreiros que permanecem em Winterfell. E essa guerra, certamente, mudará a história da televisão em muitos sentidos.

Para começar, Game of Thrones já quebrou recordes ao apenas filmá-la. Para que a “Batalha dos Mortos” pudesse ser filmada, foram necessárias 55 noites. Isso mesmo, 55 noites para que uma única cena fosse gravada. A revelação foi feita pelo diretor assistente Jonathan Quinlan, no final do ano passado. Ele ainda revelou que a cena fora gravada em três locações diferentes.

Esses 55 dias de gravação engolem facilmente os 25 dias que levou-se para filmar “A Batalha dos Bastardos”. A cena, da sexta temporada, é até hoje a mais longa sequência de batalhas de séries até hoje. Dessa forma, a nova batalha que será exibida no domingo que vem se tornará, na verdade, a mais longa da história da televisão.

Produção épica

“A Batalha dos Bastardos” teria exigido 600 membros da tripulação, incluindo 500 figurantes, 70 cavalos e 65 dublês. Com mais que o dobro da produção, podemos supor que essa última batalha será um pesadelo logístico ainda maior.

Embora todos os detalhes ainda não tenham sido revelados, o blog Watchers on the Wall relatou que esta produção envolveu toda a locação da Irlanda do Norte. Esse local é usado tipicamente para representar toda Winterfell. Dessa forma, estima-se que a cena possa ter envolvido até mesmo – ou mais – de 1000 membros do staff de Game of Thrones.

Épica batalha de Game of Thrones deverá ser maior que a Batalha dos Bastardos. Imagem: HBO/Divulgação

Além disso, Miguel Sapochnik foi convocado para ficar a cargo da direção deste episódio. Ele é o mesmo que dirigiu a Batalha dos Bastardos na sexta temporada. Bem como, venceu o Emmy de direção para um Episódio de Série Drama. Vale ressaltar que Sapochnik também é o responsável pela direção do penúltimo episódio da série, marcado para ir ao ar no dia 12 de maio.

Custos

Game of Thrones é um programa de TV extraordinariamente lucrativo, cujos episódios custam mais do que alguns filmes de longa-metragem. Em uma base por episódio, é claramente o programa de TV mais caro já feito.

Atualmente, a temporada final está com um custo médio estimado de mais de US$ 15 milhões por cada episódio. Mas claro, “A Batalha dos Mortos” provavelmente ultrapassou esse orçamento astronômico. Ela já é considerada uma das cenas de batalhas mais caras da TV, comparando-se também ao cinema.

Além desses custos, Thrones também precisa lidar com uma indústria que foi irrevogavelmente alterada por sua própria existência. Os elaborados valores de produção do programa da HBO estabeleceram um novo padrão para a TV baseada em ação. Dessa forma, forçando outros programas a aumentar suas estratégias.

O surgimento da Netflix e do Amazon no espaço da TV, as guerras cada vez mais disputadas por licitação de talentos e o desejo de grande número de dramas na indústria também contribuíram para os crescentes custos de produção do meio. Mesmo assim, é improvável que as filmagens de 55 dias dos Thrones sejam ultrapassadas brevemente.

Em comparação, episódios normais de séries de uma hora na TV (que não envolvem dragões e “Caminhantes Brancos”) normalmente levam apenas uma ou duas semanas para serem filmados. O filme vencedor do Oscar, Get Out, custou US $ 4,5 milhões e levou 23 dias para filmar. A HBO poderia, praticamente, filmar três Get Outs com o tempo e o dinheiro que ela investiu para filmar essa batalha épica de Game of Thrones.

Imagens

Confira abaixo algumas imagens do episódio:

 

 

E então, prontos para a grande batalha? Não precisamos nem lembrar que muitas mortes deverão rolar! Os episódios finais de Game of Thrones continuam sendo exibidos todos os domingos, às 22h, na HBO.

Leia também: Que personagens morrerão no episódio 8×03 de Game of Thrones? Confira palpites!

 

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.