Game of Thrones revela roteiro descartado: “era um desastre”

Game of Thrones revela roteiro descartado: "era um desastre"

Confira como era o primeiro episódio descartado pela HBO

Existem muitos fãs de Game of Thrones ao redor do mundo. Mas o que poucos destes fãs sabem é que existiu um episódio “piloto” original da série que foi considerado “desastroso” pela HBO, e descartado imediatamente.

Enquanto a série de fantasia da HBO se tornou uma sensação global e o drama com maior número de Emmys na história, existiu uma primeira tentativa em dar vida aos livros best-sellers de George R.R. Martin que quase acabou com a chance da trama ir ao ar.

Segredos revelados

Mas agora, os fãs descobrirão mais sobre esse misterioso episódio, que pouquíssimas pessoas no mundo viram. Isso porque será lançado um livro intitulado “O Fogo Não Pode Matar um Dragão: Game of Thrones e a história não contada da série épica”.

Este livro, que tem pré-lançamento marcado para o dia 06 de outubro, representa o primeiro relato dos bastidores de como foi fazer Game of Thrones do início ao fim. É um olhar sem censura dentro da batalha que durou 15 anos para conseguir fazer a série ir ao ar – desde suas primeiras reuniões até a exibição de sua temporada final – e é amplamente contado da perspectiva dos criadores, elenco, equipe e executivos.

Continua após a publicidade

A história começa no meio da produção do piloto original em 2009. Os produtores, até então novatos, David Benioff e Dan Weiss, lutaram por quatro anos para fazer sua série de fantasia decolar. Houve um número infinito de reuniões, reescritas, negociações e decisões de contratação. “Foi uma época assustadora porque foi a primeira vez que executamos uma produção de qualquer escala”, lembra Weiss. “E há muitas, muitas peças móveis, humanas ou não, que entram em qualquer produção, especialmente uma deste tamanho.”

E então, finalmente, as câmeras rodaram na Irlanda do Norte e no Marrocos. Mas mesmo os membros mais experientes da produção nunca haviam trabalhado em uma série de TV tão ambiciosa quanto a que estava sendo feita – e alguns perceberam que a coisa não estava indo bem como se imaginava.

O piloto descartado

Parte do livro contém relatos dos próprios atores, em relação a este primeiro episódio descartado pela HBO. Oficialmente, sabe-se que os executivos do canal não agradaram do material e pediram para que grande parte fosse reescrito e refilmado.

“Ninguém sabia o que eles estavam fazendo ou o que diabos era isso. Durante a chegada do Rei Robert, lembro-me de ter achado a coisa toda ridícula. O absurdo de fazer este universo paralelo com esses homens muito nobres. É um equilíbrio muito bom entre ser sério e acreditar ser cosplayers. Certamente não havia a sensação de que isso seria uma virada de jogo para alguém. Mas nos divertimos muito.”, disse NIKOLAJ COSTER-WALDAU (Jaime Lannister).

Já Mark Addy (Robert Baratheon) entregou uma grande mudança em uma cena crucial. “Estávamos tentando estabelecer as regras e a ordem deste novo mundo. Na cena do pátio de Winterfell, ninguém se ajoelhou quando o rei chegou no primeiro piloto. Você não pode brincar de ser o rei. Você não pode exibir “veja como eu sou poderoso”. As pessoas têm que dar isso a você, mostrando subserviência. Deve ser fornecido a você por outros. Na refilmagem, todos se ajoelharam. Isso fez uma grande diferença em termos de estabelecer quem está no comando.”.

E, além disso, a intérprete de Cersei Lannister, Lena Headey, entregou que sua personagem era bem diferente da que vimos. “Eu parecia uma dançarina de Las Vegas no piloto [original] – peles e cabelos enormes, como uma Dolly Parton medieval. Não que eu estivesse reclamando, porque eu adorei. Meu cabelo evoluiu.”.

Imagem: Divulgação.

Produtores também comentaram

No livro, os produtores da série também relataram o que eles viram desde início turbulento. David Benioff destacou que “no começo parecia que estava indo bem, mas isso era porque não conhecíamos melhor.”. E Dan Weiss completou: “Conforme prosseguíamos, as rachaduras se transformaram em rachaduras maiores, que se transformaram em fissuras. Você começou a sentir as engrenagens saindo quando chegamos ao Marrocos.”

E o autor, George RR Martin, esteve presentes em algumas gravações deste episódio descartado e revelou um momento entre Daenerys e Khal Drogo.

“Existem algumas histórias. Como presente de casamento, Khal Drogo dá a Daenerys um cavalo prateado e ela sai cavalgando. Por um momento você acha que ela está fugindo. Então ela vira o cavalo e salta sobre uma grande fogueira. Drogo fica muito impressionado e isso dá início ao relacionamento da melhor maneira. Tentamos filmar essa cena.

Tínhamos um dublê de primeira e um cavalo de primeira, uma potranca de prata, mas a potranca não pulava na fogueira. Ela chegou perto e pensou: “Há fogo aí!” e virava para o outro lado. Tentamos filmar de diversas maneiras. Então [o diretor Tom McCarthy] disse: “Apague o fogo e vamos acender o fogo com CGI”. Eles apagaram o fogo e o cavalo ainda não pulou no fogo morto. Era um cavalo inteligente. Ele sabe que não estava queimando agora, mas estava queimando há pouco tempo! Então eles tiveram que descartar aquela sequência, o que foi lamentável, pois foi um momento de união entre Dany e Khal Drogo.”

O que a HBO achou?

Representando a HBO estava Richard Plepler, executivo, que no livro dá o seu depoimento sobre a percepção do episódio descartado. “Você podia ver que parte do elenco e da narrativa estavam errados. Ele precisava ser consertado; precisava ser refeito. Mas a resposta emocional geral foi que você podia sentir como isso poderia ser envolvente. Então, da mesma forma que você podia sentir que havia uma série de problemas que precisavam ser resolvidos, você também podia sentir que havia magia ali.

O livro, por enquanto, ainda não terá tradução para o Brasil. Mas certamente, mais histórias intrigantes serão reveladas.

E você, é fã de Game of Thrones? Gostaria de assistir a este episódio descartado? Deixem nos comentários. Aproveite e continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
 
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours

Post a new comment