Hawaii Five-0: revelado a verdade sobre o fim da série
Desvendamos o final original de Hawaii Five-0 e como o fim da décima temporada foi refeito para ficar como "final da série".
Em 2010, os fãs de uma boa série de ação conseguiram uma passagem de primeira classe para as praias ensolaradas e ocasionalmente infestadas de crimes das ilhas havaianas. Isso porque estreava a série Hawaii Five-0. Ela era uma reinicialização do procedural criminal clássico de mesmo nome que durou de 1968 a 1980. A versão do século 21 teve um longo período similar, chegando ao fim em 2020 após a exibição de 10 temporadas.
No episódio final da série reboot, nosso protagonista principal Steve McGarrett (Alex O’Loughlin) está se preparando para deixar tanto seu papel como comandante de sua força-tarefa especial da polícia quanto o próprio Havaí. Antes de sua partida, no entanto, seus colegas chegam para dar-lhe um último adeus sincero. Assim, em uma cena que foi tão emocionante para o elenco quanto para o público em casa.
O final da série foi uma maneira comovente de dizer aloha. Mas não era exatamente o que os criativos por trás da série originalmente tinham em mente.
Em um universo alternativo, Hawaii Five-0 teria um final através de uma cena que já tinha acontecido na série, com um tipo muito diferente de apelo emocional. Além disso, os produtores não esperavam acabar a série na décima temporada. Eis a verdade sobre o fim de Hawaii Five-0 que revelamos agora.
O meta-momento na 7ª temporada que originalmente deveria encerrar Hawaii Five-0
A estreia da 7ª temporada de Hawaii Five-0 contém uma notável meta cena. Enquanto acontece um momento de silêncio na capela de um hospital, McGarrett conhece um homem mais velho e tagarela que está esperando sua esposa sair da cirurgia. O homem revela que também já foi policial no Havaí, mas especifica que encerrou seu mandato há muito tempo.
Leia também: Morre ator da série Hawaii Five-0, e fãs prestam homenagens
Qualquer um que estivesse familiarizado com a Hawaii Five-0 original reconheceu o homem. Se tratava do ator que interpretou a primeira versão de Steve McGarrett, estamos falando de Jack Lord.
Este encontro dos dois McGarretts aconteceu através do uso de efeitos especiais, já que Lord morreu em 1998. Foi um retorno impressionante às origens do programa e, de acordo com o produtor executivo e co-desenvolvedor da série Peter M. Lenkov, a cena era para ter ainda mais significado.
Durante uma entrevista sobre a estreia da 7ª temporada com a Entertainment Weekly, Lenkov disse: “Eu originalmente concebi a ideia. Uma cena entre McGarrett e Jack Lord. Esta seria a cena final da série.”
Então, como isso acabou na estreia da 7ª temporada? Em uma entrevista pós-final da série para o Deadline, Lenkov revelou que eles incluíram a cena na 7ª temporada porque, na época, ele não esperava que a série continuasse. Ele disse: “É uma cena em que não achei o CGI tão bom, mas precisava colocá-la porque achei que seria o último ano do programa.”
Claro, a série acabou tendo três temporadas adicionais, embora sem os membros do elenco Daniel Dae Kim e Grace Park. Mas mesmo a comovente despedida dos fãs não fazia parte do plano inicial para o final da 10ª temporada.
O final da 10ª temporada não deveria ser o fim da série
Em contraste com os temores prematuros de Lenkov de que Hawaii Five-0 terminaria na 7ª temporada, quando a série foi cancelada no décimo ano, ele e o resto da equipe criativa já estavam fazendo planos para a 11ª temporada.
Enquanto falava com o TVLine, Lenkov revelou que o episódio final que os fãs viram foi reeditado. O episódio foi inicialmente escrito para funcionar apenas como um final da temporada que teria estabelecido os eventos de uma 11ª temporada que nunca aconteceu.
Leia também: Ator de Hawaii Five-0 volta para nova série policial
Lenkov especificou: “Eu tenho 12 minutos desse episódio que foram cortados. Estão na sala de edição”. Ele passou a dizer que a maior parte do que acabou sendo cortado foi o que ele descreveu como “pequenos ganchos” que teriam preparado a ação para a 11ª temporada.
Isso incluiu a introdução de sub tramas de romance e um enredo envolvendo a Yakuza. A série também introduziu recentemente uma nova figura, Lincoln Cole (Lance Gross). Esse personagem iria desempenhar um papel maior na 11ª temporada para ajudar a preencher o buraco que McGarrett deixaria, caso Alex O’Loughlin realmente não retornasse.
Só que a emissora CBS optou por não seguir com Hawaii Five-0 sem seu líder. Então, tudo isso teve que ser descartado para dar ao final um maior sentido de finalidade. Embora não haja dúvidas de que os fãs de Hawaii Five-0 ficaram tristes com o fim, é difícil ficar chateado também com o final emocionante que a série entregou. Especialmente considerando quantas vezes os planos foram alterados.
E então, você gostou do final de Hawaii Five-0?