O Gambito da Rainha: 10 fatos escondidos que você não percebeu

o gambito da rainha fatos que você nao notou

Curiosidades sobre o sucesso da Netflix

O Gambito da Rainha é um dos maiores sucessos da Netflix. Não para menos, levou anos para que a série finalmente saísse do papel.

Continua após as recomendações

A série, que narra a trajetória de Beth Harmon no mundo do xadrez – e sua luta para se livrar de um vício -, conquistou o mundo. Mas você notou alguns fatos que não são aleatórios dentro da narrativa? Sim, a série tem muitos detalhes interessantes, e agora ressaltamos 10 deles que você pode ter deixado passar!

 

Continua após a publicidade

1 – O visual todo branco de Beth no episódio final foi uma referência visual à peça de xadrez da Rainha Branca

Para sua cena final, Beth usa uma roupa glamorosa toda branca com uma boina. Junto com uma bola no topo da boina, a roupa transforma Beth em uma representação visual da peça de xadrez da rainha branca.

“A ideia, é claro, é transmitir que ela agora é a rainha do tabuleiro e que o próprio tabuleiro é o mundo”, disse a figurinista do programa, Gabriele Binder, em entrevista à Vogue.

O Gambito da Rainha 10 fatos

Imagem: Divulgação

 

2 – Sempre que Beth joga xadrez no teto, é sempre com o conjunto original do Sr. Shaibel

Ao longo da minissérie, há muitas cenas em que Beth visualiza um jogo de xadrez no teto. Mas se você olhar bem de perto, notará que em cada um dos jogos, as peças de xadrez são aquelas que ela usou ao aprender a jogar xadrez com o Sr. Shaibel.

Imagem: Divulgação.

3 – As partidas na série são completamente autênticas

Se você não joga xadrez, provavelmente não notou o quão autênticos a Netflix transformou os jogos de O Gambito da Rainha. Aliás, em um comunicado à imprensa, a plataforma revelou que garantiu que “um profissional de xadrez observasse a série, e eles não seriam retirados da cena por causa da imprecisão de quaisquer movimentos”. 

Ou seja, era tudo real mesmo.

Imagem: Divulgação

 

4 – Um dos recortes que Schaibel guardou traz a manchete “Beth Harmon prova que nem todas as mulheres são estúpidas”

Entre todos os recortes de jornal, elogiando e reconhecendo o sucesso de Beth, que o Sr. Schaibel guardou em seu escritório no porão, há um com uma frase de abertura dizendo “Beth Harmon prova que nem todas as mulheres são estúpidas“. Esse detalhe é mais uma pista que destaca a misoginia que Beth teve que enfrentar.

fatos O Gambito da Rainha que você não notou

Imagem: Divulgação.

5 – No último episódio, Beth ainda usa o primeiro jogo de xadrez que comprou

Beth ganhou seu primeiro dinheiro através de um torneio de xadrez e, assim, compra o seu primeiro tabuleiro. No entanto, no episódio sete, ainda vimos ela usando-o, muitos anos depois.

Imagem: Divulgação.

 

6 – Série se inspirou em fatos da vida real

A maioria do elenco da série não sabia jogar xadrez. Além disso, precisavam memorizar a “coreografia” da cena, em que consultores e treinadores de xadrez da vida real planejavam. No entanto, estes não foram movimentos aleatórios.

Aparentemente, muitas das partidas e jogadores se inspiraram em jogadores de xadrez famosos da vida real. Por exemplo, o estilo de jogo de Harry Beltik se baseou no grande mestre de xadrez norueguês Magnus Carlsen. Assim, os atores e atrizes tinham uma direção para onde eles guiavam.

fatos O Gambito da Rainha que você não percebeu

Imagem: Divulgação

7 – Guarda roupa de Beth não é aleatório

Você pode não ter notado, mas praticamente todas as roupas que Beth usa em O Gambito da Rainha evocam um tabuleiro de xadrez.

O contraste da estampa do cheque também reflete as nuances do jogo em si – é decisivo, é ganhar ou perder“, explicou a figurinista Gabriele Binder.

Imagem: Divulgação.

 

8 – Com suas primeiras vitórias no xadrez, Beth comprou os sapatos que todas as garotas populares estavam usando no colégio

Como você provavelmente se lembra, em seu primeiro dia de colégio, Beth foi intimidada pelas garotas populares por causa de seus sapatos marrons grossos. Na mesma cena do episódio dois, a câmera desce para mostrar que todas essas garotas estão usando sapatos estilo Oxford preto e branco.

Mais tarde no episódio, Beth ganha seu primeiro prêmio em dinheiro em um torneio de xadrez e vai às compras – ela compra seu primeiro jogo de xadrez e um vestido. Mas o que você talvez não tenha notado é que ela também comprou um par daqueles sapatos que todas as garotas populares usavam.

Imagem: Divulgação.

9 – A série incluiu algumas referências a mulheres famosas que alcançaram sucesso em áreas geralmente dominadas por homens

Ao longo de toda série, há algumas referências de mulheres famosas da vida real que alcançaram o sucesso em áreas predominantemente dominadas por homens. Por exemplo, em uma das aulas de Beth na escola, o professor está lendo uma citação de um poema “Not Waving But Drowning“, escrito por Stevie Smith. Ela ganhou a Medalha de Ouro da Rainha pela poesia e o Prêmio Cholmondeley para Poetas em 1966.

Outro exemplo, em sua casa, a mãe adotiva de Beth, Alma, tinha muitas gravuras da artista francesa do século 19, Rosa Bonheur. Assim como Beth, Bonheur fez sucesso ainda jovem no espaço dos pintores franceses, então dominado principalmente por homens.

O Gambito da Rainha séries influentes momento

Imagem: Divulgação.

10 – Em sua partida final, Beth usa um vestido muito parecido com o que ela usou no primeiro episódio

No primeiro episódio, Beth usa um vestido cinza claro com gola. Avançando para o último episódio, durante a última partida, ela é vista usando um vestido da mesma cor que também tem gola.

De acordo com o figurinista, a intenção era fazer com que ela “voltasse para casa”, mas ao mesmo tempo que ela ganhasse e mostrasse que finalmente se sente confiante.

Imagem: Divulgação.

E você, tinha notado estes fatos? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.