O que os fãs de Chicago PD não sabem sobre Jason Beghe

Eis alguns fatos interessantes sobre o Voight de Chicago PD, incluindo a história por trás da conhecida voz do ator.

Chicago PD Jason Beghe
Imagem: Release/Yahoo.

Mesmo no universo “One Chicago”, qualquer instituição policial que se preze precisa de um personagem mais velho e rude do tipo chefe, e é difícil ser mais rude do que o detetive sargento Hank Voight, que o ator Jason Beghe interpreta em Chicago PD.

O líder da Unidade de Inteligência começou como um antagonista, aparentemente corrupto, em “Chicago Fire”. E, curiosamente, para um personagem principal em uma série procedural, ele mantém sua vontade de migrar para o lado sombrio das coisas também em Chicago PD. No entanto, ele geralmente consegue manter a cabeça no lugar, apesar de suas explosões. E, mais importante, ele tem qualidades redentoras mais do que suficientes para compensar suas ações desagradáveis.

Graças à sua longa gestão como Voight, Beghe se tornou um dos rostos mais conhecidos da franquia “One Chicago”. Ainda assim, como esse rosto geralmente está associado a um dos personagens mais amados da série, as pessoas podem não estar tão familiarizadas com a pessoa por trás do papel quanto pensam. Por isso, trouxemos algumas curiosidades interessantes sobre Jason Beghe, o Voight de Chicago PD.

PUBLICIDADE

Existe uma história por trás da voz de Jason Beghe

O som da voz de Hank Voight em Chicago PD é como se ele gargarejasse cascalho antes do café da manhã, o que se adequa perfeitamente à natureza não polida do personagem. Essa voz não é uma atuação de Jason Beghe, porém. E a história por trás dela é exatamente tão estranha quanto você poderia imaginar, com um toque bem trágico.

Leia também: 9×05 de Chicago PD trouxe amor problemático para Atwater

A voz peculiar de Beghe é resultado de um terrível acidente de carro em 1999. De acordo com o ator, o acidente foi tão ruim que foi um pouco mais longe do que ser “apenas” uma experiência de quase morte. “Tecnicamente, eu morri por um curto período de tempo quando estava em coma”, disse ele. “Essa foi definitivamente uma experiência que informou profundamente a minha percepção do que é a vida.”

Ator Jason Beghe Chicago PD
Imagem: Rolling Stone/Divulgação.

Em uma entrevista para o The Daily Beast, Beghe falou sobre seus ferimentos terríveis. E ainda revelou que, embora sua voz já estivesse um pouco áspera antes, um tubo de intubação deu os toques finais em seu famoso som. “Eu sofri um acidente de carro muito sério em 99 – quebrei meu pescoço, minhas costas em alguns lugares. Todas as minhas costelas, meus dois pulmões”, disse o ator. “Fiquei em coma por três semanas e meia. Quando eu saía do coma, já que estava entubado por causa do aparelho de suporte vital, eu puxava o tubo para fora. E isso o tornava ainda mais doloroso.”

Jason Beghe quase recusou seu papel icônico em Chicago PD

É difícil imaginar a franquia “One Chicago” sem seu mais icônico policial descontente. Mas, de acordo com Jason Beghe, ele quase acabou passando o papel de Hank Voight em Chicago Fire, e consequentemente quase ficou de fora em Chicago PD.

Em uma entrevista ao Pittsburg Post-Gazette, o ator revelou que o personagem crucial de “One Chicago” poderia ter sido interpretado por outra pessoa. Isso porque ele estava em uma situação pessoal muito ruim no momento em que lhe foi oferecido o papel.

Leia também: 9ª temporada de Chicago PD trouxe mudança e deixa fãs arrasados

“Quando recebi o roteiro e a oferta para fazer um papel recorrente em ‘Chicago Fire’, eu estava no meio de um monte de coisas pessoais”, disse Beghe. “Meus pais tinham acabado de morrer e eu não tinha certeza se aceitaria o trabalho. Mas no final decidi aceitar.

Chicago PD ator
Imagem: Divulgação.

A decisão não deve ter sido fácil, embora, em retrospecto, Beghe certamente considere a escolha certa para o papel. “Curiosamente, saí para filmar meu primeiro dia em ‘Chicago Fire’ logo após o funeral de meu pai em Washington D.C.”, disse ele. “As muitas maneiras pelas quais essa decisão mudou minha vida poderiam encher um livro. Basta dizer que estou feliz por ter feito essa escolha.”

Seus laços com Chicago são mais profundos do que você pensa

Já que ele é um dos rostos mais proeminentes da franquia “One Chicago”, a conexão entre Jason Beghe e a cidade de Chicago PD é muito fácil de traçar. Se você cavar mais fundo, no entanto, descobrirá que ele é apenas o último membro de sua família a formar laços duradouros com a cidade de Chicago.

Leia também: 9×04 de Chicago PD deu a Hailey o seu pior pesadelo

De acordo com o The Washington Post, o pai de Beghe era Renato W. Beghe, que nasceu em Chicago e estudou lá antes de finalmente se mudar para Washington e se tornar um importante juiz do Tribunal de Impostos. De acordo com o The Chicago Tribune, sua mãe também estudou na Universidade de Chicago e seu irmão morava na cidade. “Então é uma espécie de círculo completo”, disse ele sobre seu papel em Chicago PD.

“Parecia algo quase destinado de certa forma. Não coloco muito significado no simbolismo ou algo assim, mas parece uma bela coincidência. E eu sei que meus pais ficariam muito satisfeitos e orgulhosos.”

Na verdade, as conexões de Beghe com Chicago vão ainda mais longe do que sua família imediata. O avô músico do ator tocou com a Sinfônica de Chicago. E, além disso, seu bisavô trabalhou como promotor público na cidade… passando dois mandatos como governador de Illinois.

Ator Chicago PD
Imagem: Divulgação.

Jason Beghe e a cientologia

Jason Beghe passou mais de uma década como cientologista. Mas como o próprio ator de Chicago PD disse à Rolling Stone em 2015, ele deixou o movimento em 2007 depois de ficar desiludido com ele. Isso, diz ele, levou a anos de conflito com Cientologia, à medida que o ator se tornou um crítico bastante franco da organização. Tal a ponto de fazer um longo vídeo no YouTube sobre o assunto, aparecendo no documentário “Going Clear”. Igualmente, ele deu entrevistas nas quais ele tinha algumas palavras muito contundentes sobre a igreja.

Beghe diz que acabou ficando insatisfeito com a Cientologia depois que começou a procurar maneiras de se tornar um bom pai. Depois que ele decidiu que descobrir uma maneira de se tornar super-rico não seria a melhor jogada – “Eu conhecia pessoas ricas crescendo e seus filhos eram infelizes”, disse ele. Então, o ator começou a procurar outros caminhos.

“Eu descobri que a melhor coisa que eu poderia ser era eu mesmo, então fiz um inventário destemido de todos as m*rdas da minha vida”, disse Beghe. “Nesse ponto, percebi que Cientologia não era pra mim. No dia seguinte, entrei e disse: ‘Tenho de sair daqui. Não posso manter a minha própria integridade e continuar a ser membro desta organização. É possível ter um divórcio amigável, e eu acho que é do nosso melhor interesse que nos separemos.'”

Ele é um bom amigo de David Duchovny

O personagem de Jason Beghe em Chicago PD pode ter muitos motivos para ver as autoridades federais com alguma suspeita, mas nos bastidores, o ator é realmente grande amigo de um homem conhecido por interpretar um dos mais proeminentes agentes do FBI em toda a ficção.

De acordo com o Today, Beghe e David Duchovny – mais conhecido por seu papel como Agente Fox Mulder em “Arquivo X” – são amigos há muito tempo. E até trabalharam juntos quando Beghe apareceu na série de sucesso de Duchovny, “Californication”, como um personagem recorrente chamado Richard Bates.

Embora os dois atores sejam próximos há anos, eles se separaram temporariamente durante o tempo de Beghe com a Cientologia. No entanto, como Beghe disse ao The Daily Beast, a dupla foi capaz de se reconectar facilmente depois que ele cortou seus laços com a organização. “A Cientologia afetou a nossa relação, uma vez que não conseguimos desfrutar um do outro tanto quanto poderíamos”, disse Beghe. “Mas depois de passar por isso, nosso reencontro foi muito melhor.

E então, você gosta do Voight de Chicago PD? Sabia dessas curiosidades?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.