O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder promete um novo cenário

O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder promete seguir um caminho diferente dos livros e filmes. Qual o novo cenário da Terra-Média?

O Senhor dos Anéis

Em 2017, a Amazon surpreendeu o público quando comprou os direitos globais de uma adaptação televisiva de O Senhor dos Anéis. Os filmes modernos, dirigidos por Peter Jackson e adaptados dos amados romances de J. R. R. Tolkien, estão entre os títulos mais lucrativos e premiados de todos os tempos, acumulando US$ 2,9 bilhões nas bilheterias globais e ganhando 15 Oscar durante sua carreira. Assim, importância dos romances de Tolkien não pode ser subestimada. São, então, obras definitivas de fantasia sobre poder, coragem e perda.

Em setembro de 2019, o The Hollywood Reporter informou que a Amazon filmaria sua série na Nova Zelândia, onde os filmes de Jackson foram filmados (e onde os fãs de O Senhor dos Anéis movimentam mais de US$ 27 milhões por ano em turismo). Recentemente, a Amazon começou a revelar as principais peças do quebra-cabeça, incluindo algumas decisões curiosas sobre o enredo que rompe com o material de origem, além de uma série de personagens que serão apresentados. Um pequeno teaser, enfim, também foi ao ar durante o Super Bowl, nos dando nossa tão esperada primeira olhada nas imagens da série.

O teaser fornece uma espiada nas principais configurações e personagens familiares (Galadriel e Elrond fazem aparições), mas também apresenta alguns mistérios tentadores. 

PUBLICIDADE

O Senhor dos Anéis: a série

Este drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, Ele levará os espectadores de volta a uma era em que grandes poderes foram forjados. Reinos ascenderam à glória e caíram em ruínas, heróis improváveis ​​foram testados, a esperança pendurada pelo mais fino dos fios. E o maior vilão que já fluiu da caneta de Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo na escuridão. Começando em um tempo de relativa paz, a série segue um elenco de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto eles enfrentam o temido ressurgimento do mal na Terra-média. Das profundezas mais escuras das Montanhas Sombrias, às majestosas florestas da capital élfica de Lindon, ao deslumbrante reino insular de Númenor, esses reinos e personagens irão esculpir legados que viverão muito tempo.

Leia também: Tudo sobre a série de O Senhor dos Anéis no Amazon: data e mais

Em uma nova prévia da série na Empire Magazine, surgiram mais detalhes sobre o cenário, cortesia do artista conceitual John Howe. “Esta não é a Terra-média de que você se lembra”, disse ele. “Este é um mundo que é muito vibrante. Os elfos não estão escondidos na Floresta das Trevas ou em Valfenda. Eles estão ocupados construindo reinos. O reino anão de Moria não é uma mina abandonada e os Portos Cinzentos ainda não são uma cidade abandonada. Adorei ter a oportunidade de explorar essa história invisível.” Howe também sugere que veremos os elfos em um contexto inteiramente novo, dizendo: “Estamos, enfim, navegando nos oceanos da Terra-média. É algo que nem o Senhor dos Anéis nem os filmes do Hobbit chegaram perto.”

Os fãs especularam que a Amazon contará o conto épico de Tolkien sobre a Queda de Númenor, dada sua escolha de lançar um mapa que apresenta a ilha de forma proeminente. Durante a Segunda Era, homens com herança élfica se estabeleceram na ilha de Númenor, onde se tornaram grandes marinheiros. Os númenorianos viveram em dias de paz e glória até que caíram sob o domínio de Sauron, que lhes prometeu a vida eterna que cobiçavam nos Elfos em troca de sua ajuda em sua guerra contra os deuses. Como punição, os deuses transformaram a Terra anteriormente plana em um globo. O oceano subjugou Númenor, afogando todos na ilha, menos Sauron. Assim, os númenorianos sobreviventes, que estavam abrigados em seus navios, fugiram para a Terra Média, onde fundaram Gondor e deram origem a uma longa linhagem de reis, que um dia incluiria Aragorn.

Histórias antigas devem aparecer

A Amazon divulgou uma primeira imagem da série para comemorar o encerramento das filmagens na Nova Zelândia. E enquanto a Vanity Fair confirmou que a imagem é do primeiro episódio do programa, a identidade da pessoa retratada permanece não confirmada. Os fãs de Tolkien suspeitam que a cidade retratada seja Osgiliath, vista na trilogia de Peter Jackson quando Frodo e Sam passam a caminho de Mordor, depois que a cidade foi reduzida a escombros há muito tempo. Osgiliath é uma hipótese sólida, dado que foi construída perto do final da Segunda Era, e já foi orgulhosa como um reflexo do esplendor Numenoreano. A cidade ficou sob ameaça das forças de Sauron durante a Guerra da Última Aliança, tornando-se um cenário atraente para uma série que planeja desvendar a ascensão de Sauron. A chave para tudo isso são aqueles anéis problemáticos que os fãs dos filmes se lembram tão bem.

A primeira imagem, então, contém uma pista importante: duas árvores brilhantes, vistas à distância. Essas árvores são provavelmente Telperion e Laurelin, também conhecidas como as Duas Árvores de Valinor. Essas árvores iluminam o mundo conhecido e definem uma era chamada Os Anos das Árvores. 

O Senhor dos Anéis - Os Anéis de Poder
Imagem: Los Angeles Times / Divulgação

Algum personagem dos filmes reaparecerá?

Nós estaremos vendo uma série de personagens familiares. O principal deles é Sauron, cuja ganância, maldade e fome de poder absoluto moldaram a trajetória da Segunda Era. No teaser trailer, temos um vislumbre de Elrond, senhor de Imladris, um parente dos reis Númenoreanos e líder-chefe da Última Aliança entre elfos e homens. A Amazon também confirmou o retorno de Galadriel, sogra de Elrond, que possuía um anel de poder e tinha grande conhecimento sobre os negócios nefastos de Sauron. 

De acordo com a Vanity Fair, quando a série começa, Galadriel está caçando os últimos remanescentes dos colaboradores malignos de Sauron, que mataram seu irmão. Assim, a menção da sinopse da capital dos elfos de Lindon sugere que podemos esperar visitar Galadriel em seu mundo natal. 

Leia também: O Senhor dos Anéis: personagens confirmados na série

Peter Jackson está envolvido?

Assim que surgiram as notícias sobre a compra dos direitos da Amazon, os fãs se perguntaram sobre o potencial envolvimento de Peter Jackson. A princípio, Jackson afirmou que não estava envolvido, dizendo: “Eu entendo como meu nome pode surgir, mas não há nada acontecendo comigo neste projeto”. Mais tarde, entretanto, Jackson mudou de tom, dizendo: “Acho que eles vão nos enviar alguns roteiros para ver se podemos ajudá-los. Desejo-lhes tudo de bom e se pudermos ajudá-los, certamente tentaremos. É uma grande tarefa.”

Como Os Anéis de Poder mudará o material de origem?

Pensar fora da caixa de Tolkien parece ser uma prioridade para o show. Em uma prévia exclusiva na Vanity Fair, os showrunners JD Payne e Patrick McKay revelaram que compactar a longa linha do tempo será sua maior ruptura com o cânone. “Conversamos com a propriedade de Tolkien”, disse Payne à Vanity Fair. “Se você for muito fiel, você estará contando uma história na qual seus personagens humanos estão morrendo a cada temporada. Pode haver alguns fãs que querem que façamos um documentário da Terra-média, mas vamos contar uma história que une todas essas coisas.”

Leia também: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder vai ser diferente do livro

Parece que essa história única e unida exigirá algumas outras rupturas com o cânone. Sir Lenny Henry interpretará um Harfoot, um tipo ancestral de hobbit descrito por Tolkien como tendo a pele mais escura. Mas, e isso é importante, os hobbits como os conhecemos não surgiram até a Terceira Era, o que significa que adicionar hobbits a uma história da Segunda Era é uma grande ruptura com o cânone. Assim, Henry vê isso como um passo à frente para a inclusão na fantasia, dizendo:

“Eu sou um hobbit negro; é brilhante. O que é notável sobre esse projeto é que é uma prequela da era que vimos nos filmes. É sobre os primórdios do Condado e do ambiente de Tolkien, então somos uma população indígena de Pés-de-pelo. Somos hobbits, mas nos chamam Harfoots. Somos uma tribo, não uma raça, então somos negros, asiáticos e pardos – há até mesmo tipos maoris dentro dela.”

Mais mudanças em O Senhor dos Anéis

O Silmarillion, do qual o programa se baseará fortemente para adaptar as histórias da Segunda Era, não é sobre “os primeiros dias do Condado”, já que os Hobbits não se materializam significativamente na Terra Média, muito menos colonizam o Condado, até a Terceira Era. Mas Payne e McKay parecem pensar que a série precisa de uma dose de hobbits. “Uma das coisas muito específicas que os textos dizem é que os hobbits nunca fizeram nada histórico ou digno de nota antes da Terceira Era”, disse McKay à Vanity Fair. “Mas de verdade, parece a Terra-média se você não tiver hobbits ou algo como hobbits nela?”

Algumas das mudanças do programa serão bem-vindas. Ou seja, seu compromisso em ampliar a noção de quem vive na Terra-média. Ismael Cruz Córdova, que interpreta Arondir, será a primeira pessoa de cor a interpretar um elfo na tela em um projeto de Tolkien. Sophia Nomvete interpreta uma princesa anã chamada Disa, tornando-a a primeira mulher negra a interpretar uma anã em um projeto de Tolkien, assim como a primeira anã. Tanto Arondir quanto Disa aparecem no trailer, com Arondir atirando uma flecha e Disa levantando as mãos em adoração. “Parecia natural para nós que uma adaptação do trabalho de Tolkien refletisse como o mundo realmente se parece”, disse Lindsey Weber, produtora executiva da série, à Vanity Fair. “Tolkien é para todos. Suas histórias são sobre suas raças fictícias fazendo seu melhor trabalho quando saem do isolamento de suas próprias culturas e se unem.”

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.