The Sandman: história e tudo sobre a nova série da Netflix

The Sandman

The Sandman é a aguardada adaptação dos quadrinhos criados por Neil Gaiman. Depois de décadas de espera, a Netflix assume o controle do épico e lançara onze episódios para a primeira e grandiosa temporada. Aqui está TUDO – mesmo – que sabemos sobre a série.

Continua após publicidade

Qual a história de The Sandman?

The Sandman conta a história de Morpheus – também conhecido por Dream of the Endless – um ser impossivelmente velho que também é a personificação viva dos sonhos. Ele vive em um reino chamado, apropriadamente, The Dreaming. Quando a série começa, em 1916, um Morpheus exausto é capturado por um mago em busca da imortalidade. Ele, então, finalmente escapa em 1989 e se propõe a colocar seu reino destruído de volta em ordem. A breve cena que vimos no Tudum, evento mundial da Netflix, é justamente o ritual comandado pelo mago para aprisionar um deus e garantir a imortalidade. 

Continua após a publicidade

Nesta perspectiva, a série se expande em um grupo de romances detalhando o plano de longo prazo de Morpheus para compensar os crimes do passado e escapar de seu outro confinamento. Em cada história principal também encontramos personagens como Rose Walker, o imortal Hob Gadling, o sagaz zelador Mervyn Pumpkinhead, Matthew The Raven, o astuto Thessaly e Lúcifer Morningstar – todos eles tão fascinantes quanto o próprio Morpheus. Lúcifer, inclusive, é o mesmo personagem visto na série com Tom Ellis. 

Continua após publicidade

Também aprendemos sobre os problemas dentro da família de Morpheus, Cada um é a personificação de algum conceito essencial – Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio (anteriormente, Delícia) – com personalidades correspondentes. Embora projetado como um título de terror no lançamento, a série de quadrinhos termina como uma grande exploração de mitos, narração de histórias e ser verdadeiro consigo mesmo, lindamente representada por artistas como Sam Keith, Jill Thompson, P. Craig Russell, Charles Vess e Mike Allred.

Naturalmente, pelo escopo visual e complexidade da narrativa, foi quase impossível para Hollywood adaptá-lo. Por anos, grandes produtores, diretores e atores tentaram levar Sandman às telas de Cinema e TV. 

Continua após publicidade

O que veremos na primeira temporada?

Os quadrinhos de Sandman são incríveis. Com forte apelo visual e mitologia densa e envolvente, a HQ tem vários capítulos. O próprio criador da obra, Neil Gaiman, prometeu aos fãs que a adaptação será fiel ao material original.

Preludes and Nocturnes é o primeiro volume de The Sandman e cobre oito edições da HQ. Logo, com a primeira temporada definida para cobrir o primeiro volume e parte do volume dois (The Doll’s House), há muito pelo que esperar.

The Sandman tem dez volumes no total (75 edições). Assim, a Netflix tem potencial para produzir pelo menos quatro temporadas. No primeiro arco a ser adaptado na primeira temporada, portanto, vemos Morpheus ser capturado pelo mago que busca imortalidade. Depois de décadas de sofrimento Morpheus consegue escapar. Fraco, ele decide ir atrás de vingança e seus materiais especiais, que lhe conferem força e poder.

Seus itens mágicos estão espalhados não só pela Terra, mas por reinos sobrenaturais. Na busca do que é seu, Morpheus encontra Lúcifer, Constantine e até o Batman. Assim, logo nos primeiros capítulos das HQ temos diversos personagens incríveis que podem surgir na adaptação televisiva.

Sandman quase foi adaptada anteriormente

Em 2014, o produtor David S. Goyer (O Cavaleiro das Trevas e Fundação, no ar atualmente na Apple TV+), o ator-diretor-produtor Joseph Gordon-Levitt, Gaiman e o escritor Jack Thorne (His Dark Materials) tentaram dar vida ao projeto mais promissor de Sandman. Esperava-se que o filme inspirasse várias sequências e, talvez, uma franquia do tamanho de Harry Potter. Em março de 2016, Eric Heisserer (A Chegada) assinou contrato para reescrever o rascunho de Thorne, mas logo depois, Gordon-Levitt deixou o projeto citando diferenças criativas. Heisserer entregou seu roteiro em novembro daquele ano, mas também deixou a produção, sugerindo que The Sandman deveria ser uma série da HBO.

Acontece que uma tentativa de fazer exatamente isso também ocorreu.

James Mangold, de Logan, apresentou uma série Sandman para a HBO em algum momento de 2010. Não foi bem-sucedido, obviamente, mas levou a Warner Bros. Television a desenvolver um programa de TV simultaneamente com o filme. Eric Kripke de Supernatural apresentou um conceito, mas Gaiman mais tarde revelou que não estava certo. E com a produção de Goyer parecendo que iria acontecer, a WBTV desistiu do show.

Tudo isso só mostra, portanto, o quanto o tempo é importante. The Sandman nunca poderia ser uma série de filmes, afinal, e a televisão simplesmente não estava preparada para isso até a era do streaming, quando as coisas finalmente se encaixaram.

O elenco de The Sandman

Como a maioria das várias possíveis adaptações de Sandman, a primeira temporada adaptará “Preludes & Nocturnes” e, de acordo com Gaiman, “um pouco mais”. Presumimos que isso significa que pelo menos um episódio irá adaptar diretamente a edição nº 8, “O som de suas asas“, que introduziu a irmã de Morpheus, Morte, na história. Mas como os quadrinhos gostavam de contar histórias não lineares, é possível que outros episódios da temporada apresentem histórias (aparentemente) independentes de pessoas que entraram em contato com Morpheus ou um de seus súditos. 

Um episódio totalmente animado baseado na edição 18, “Um sonho de mil gatos”, por exemplo, seria algo incrível de se assistir. Também imaginamos que o “um pouco mais” de Gaiman incluirá a introdução de O Corinto. Trata-se de um sonho rebelde e assassino que se torna o primeiro grande antagonista da série, mas não aparece até o segundo enredo da história em quadrinhos.

Assim, em janeiro de 2021, a Netflix anunciou o primeiro do elenco e seus papéis:

TOM STURRIDGE é SONHO, Senhor dos Sonhos

GWENDOLINE CHRISTIE é LUCIFER, Governante do Inferno

VIVIENNE ACHEAMPONG é LUCIENNE, bibliotecária chefe e guardiã de confiança do reino do Sonho

BOYD HOLBROOK é O CORINTHIAN, um pesadelo fugitivo que deseja provar tudo o que o mundo reserva

CHARLES DANCE é RODERICK BURGESS, Charlatan, chantagista e mágico

ASIM CHAUDHRY é ABEL e SANJEEV BHASKAR é CAIN, a primeira vítima e o primeiro predador, residentes e súditos leais do Dream Realm.

Em maio de 2021, então, a Netflix anunciou um novo grupo de membros do elenco, incluindo Jenna Coleman, Stephen Fry, Patton Oswalt, David Thewlis e Joely Richardson. Gaiman, em um post de blog, escreveu: “há mais peças a serem anunciadas.”

Imagem: Divulgação.

Lúcifer poderá aparecer em Sandman?

Foi confirmado que Lúcifer estará na série. Os fãs da série Lúcifer, entretanto, ficarão desapontados ao saber que Tom Ellis não repetirá seu papel como o Diabo. A escalação de Gwendoline Christie, porém, nos oferece uma visão totalmente nova e intrigante do personagem.

E quanto a outros personagens da DC? Ao longo de The Sandman, outros personagens populares da DC fizeram aparições especiais. Batman é definitivamente o personagem de maior perfil que teve uma participação especial, seguido por Lanterna Verde e Caçador de Marte. É altamente duvidoso, entretanto, que qualquer um desses heróis faça uma aparição.

Personagens menos conhecidos como Black Spider, Doctor Occult e Mister Miracle podem fazer uma aparição, desde que a Warner Brothers permita.

Em que pé está a produção da série?

A série, agora, encontra-se em pós-produção, ou seja, na parte de edição, efeitos visuais, sonoros e finalização. As filmagens da série deveriam começar originalmente no final de maio de 2020, no entanto, como você pode imaginar, isso não foi possível de acontecer.

Em seu blog no Tumblr em abril de 2020, Gaiman tinha o seguinte a dizer:

“Está indo muito bem, exceto que está meio que hibernando agora até que as pessoas comecem a fazer TV novamente. Assim, os roteiros da primeira temporada estão escritos, o elenco começou, os diretores foram contratados, os cenários estavam sendo construídos. Tudo estava pronto para entrar em produção e então fizemos uma pausa. Assim que o mundo estiver pronto para fazer TV, Sandman voltará a ser feito sem problemas. Nesse ínterim, estamos aproveitando a oportunidade para obter os roteiros da melhor forma possível. ”

Em 27 de setembro de 2020, Neil Gaiman compartilhou quando a série começaria a ser produzida, dizendo que a série “começa a ser filmada em 3 semanas”, o que aconteceria em meados de outubro de 2020.

Quantos episódios terá a 1ª temporada e quem está no comando?

O próprio Neil Gaiman confirmou o número de episódios da primeira temporada: 11 episódios.

O responsável pelo piloto é Mike Barker, mais conhecido por seu extenso trabalho na TV em projetos premiados como The Handmaid’s Tale, Fargo, Outlander e muito mais. Esta é uma ótima notícia, pois Barker é um excelente diretor. De faro estético apurado, Barker tem capacidade para comandar épicos e despertar o drama da narrativa. Note que seus trabalhos são séries visualmente belas e de grande prestígio.

Outros diretores vêm de ótimas produções como Narcos e The Witcher. A lista de diretores é a seguinte:

Mike Barker: episódio 1

Jamie Childs: episódios 2, 3, 4, 5

Andres Baiz: episódios 6, 7, 8, 9

Louise Hooper: episódios 10, 11

Quando estreia?

A série provavelmente aparecerá em algum momento de 2021; é claro, isso pode mudar no clima atual. E embora demore um pouco para esperar, há boas notícias: Gaiman, Goyer e Heinberg já planejaram a segunda temporada.

Com informação de Rotten Tomatoes e What’s on Netflix.