Crítica: 10×16 de The Walking Dead encerra com batalha furtiva e Nova Ordem

Review do décimo sexto episódio da décima temporada de The Walking Dead, da AMC, intitulado "A Certain Doom". Episódio no Brasil foi exibido pela FOX.

Crítica: Batalha furtiva e Nova Ordem Mundial encerram 10x16 de The Walking Dead
Imagem: AMC / Divulgação

Devido à pandemia do Coronavírus, a série se viu obrigada a entrar em hiato, entregando a batalha final contra os Sussurradores no último dia 04

O último episódio de The Walking Dead começou com Gabriel (Seth Gilliam), que foi quem liderou o grupo dentro do prédio em que eles estão. Numa conversa com as crianças, o Padre explicou que as comunidades estão todas unidas, além do quinto fator que são “os outros”. Entre eles estão um novo personagem mascarado que salvou Aaron (Ross Marquand) e Alden (Calen McAuliffe), e Maggie (Lauren Cohan) que está de volta ao show.

Daryl (Norman Reedus) e Carol (Melissa McBride) conversaram sobre a partida de Michonne (Danai Gurira), o que é importante para contextualizar a saída da samurai da trama. No entanto, é bom relembrarmos que os dois não estão numa relação tão boa desde os eventos da caverna e isso é nítido no diálogo entre eles.

Para evitar um confronto direto com os mortos e os Sussurradores, eles traçaram um plano: passar pelos Walkers camuflados e atraí-los para o penhasco.

A batalha final se inicia

Divididos em duplas, a maioria deles conseguem passar despercebido, mesmo com alguns Sussurradores tentando atrapalhar o caminho. No entanto, Beatrice (Briana Venskus) foi devorada viva, restando a Carol seguir o plano sozinha. Mas para sua surpresa, Lydia (Cassidy McClincy) apareceu usando a máscara de sua mãe e as duas seguiram juntas até o final.

Enquanto isso, alguns Sussurradores invadiram o abrigo dos sobreviventes, que imediatamente fugiram por um elevador. Gabriel é quem ficou na porta de guarda até o último minuto, pronto para arriscar sua vida se necessário. No momento em que está para morrer, foi salvo por Maggie e seu amigo mascarado.

Já a outra parte do grupo seguiu seu plano: usando uma carroça e música alta (Talking Heads – Burning Down the House para quem quiser ouvir), passaram horas atraindo a horda para longe. Tudo quase dá certo, se não fosse o fato dos Sussurradores os atacarem e destruírem a carroça.

Crítica: Batalha furtiva e Nova Ordem Mundial encerram 10x16 de The Walking Dead
Imagem: AMC / Divulgação

A morte que faltava

Irritados, os sobreviventes mudaram de estratégia e agora a batalha é declarada, mas de forma furtiva. Eles retornaram para o meio da horda e atacaram os Sussurradores. Quando Beta (Ryan Hurst) viu Lydia, e partiu para cima dela, Negan (Jeffrey Dean Morgan) apareceu e os dois começaram uma luta frenética.

Provavelmente o ex-vilão teria morrido se não fosse por Daryl, que no último segundo surgiu enfiando as facas nos olhos de Beta, que morreu devorado e sem sua máscara. Negan ainda perguntou se Daryl viu quem Beta era, por se tratar de alguém famoso antes do apocalipse. O arqueiro apenas comentou “sim, era ninguém”.

Ao amanhecer, Lydia levou a horda para o penhasco mas Carol é quem quer finalizar o plano e, por sentir culpa, terminar com sua vida ali mesmo. Quando chega à beira do precipício, entretanto, Lydia a impediu de se jogar, alegando ser escolha dela ajudá-la. Lydia então jogou a máscara de Alpha e as duas choravam enquanto os mortos caem.

E a série dá um passo maior

Todos se reencontraram aparentemente bem. Maggie abraçou Judith e Lydia abraçou Negan. Carol e Daryl finalmente se acertaram, pois Carol entendeu que não vai encontrar o que queria em sua vingança e Daryl diz que ela ainda tem a ele. Laços selados, foi declarado o fim da guerra contra os Sussurradores e todos estão prontos para um recomeço.

Nos últimos minutos do episódio, Connie (Lauren Hidloff) apareceu muito ferida e, quando desmaiou, foi encontrada por ninguém mais, ninguém menos do que Virgil (Kevin Caroll). Já Eugene (Josh McDermitt) e seu grupo não chegaram ao encontro de Stephanie a tempo, pois o rapaz acabou sofrendo um acidente com sua bicicleta.

Mesmo assim, ele é persistente e liderou Yumiko (Eleanor Matsuura), Ezekiel (Khary Payton) e Princesa (Paola Lázaro) até o local marcado, mesmo chegando tarde. Para a surpresa de todos, foram rendidos por soldados trajando uma armadura branca à lá Star Wars, terminando o arco dos Sussurradores e iniciando o último arco das HQ’s e, possivelmente, da série: A Nova Ordem Mundial.

Um final morno, mas encerrou de forma certa

O encerramento da temporada teve seus problemas de produção devido à pandemia, mas entregou um final bom, fechando as pontas soltas que a nona temporada havia deixado em aberto. Não vou levar em consideração alguns errinhos de continuidade, pois como havia dito, a equipe passou por maus bocados para entregar o episódio final.

Contudo, preciso ressaltar que faltou conflito neste episódio. Não houveram mortes impactantes, algo que estamos acostumados a esperar em The Walking Dead, e a resolução da batalha com a morte de Beta aconteceu muito rápido.

Além disso, alguns personagens mereciam um destaque maior neste episódio como Aaron, por exemplo, mas tudo foi centrado nos protagonistas. A AMC pretende lançar mais seis episódios em 2021 contando mais sobre Maggie, o rapaz mascarado e outros personagens. E só então virá a última temporada do show.

Quais são suas teorias a respeito de como será o próximo arco da série? Continue de olho no Mix de Séries para acompanhar The Walking Dead, Fear TWD e a nova série derivada: World Beyond!

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor
Avatar

Rodrigo Sodre

Rodrigo é um rapaz que cresceu, mas manteve todas as alegrias da infância consigo. Aos 26 anos, é formado em Jornalismo e joga videogame desde quando usava fraldas. Apaixonado por zumbis, começou a se interessar pelo gênero quando viu a primeira intro de Resident Evil 2. Hoje é fã fiel de The Walking Dead e continua jogando, lendo, vendo filmes e séries.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!