Ator de Tommy Shelby em Peaky Blinders teve mudança radical

Cillian Murphy revelou a grande mudança radical que precisou passar para viver Thomas Shelby nas 6 temporadas de Peaky Blinders.

Peaky Blinders série

Cillian Murphy, o Tommy Shelby de Peaky Blinders, não é um ator que fez carreira interpretando o mesmo papel em filmes diferentes. Ele interpretou muitas faces diferentes, incluindo uma mulher transgênero em “Breakfast on Pluto“, ou vilão Espantalho de Batman Begins. Isso mostra que Murphy obviamente gosta de um desafio.

Ele adota uma abordagem de “não-prisioneiro” para cada papel e tem a presença, profundidade e habilidades de atuação necessária para entregar. Revendo o filme de Wes Craven, “Red Eye”, de 2005, o The New York Times escreveu que o personagem psicopata de Murphy, Jackson Rippner, tem “olhos azuis frios o suficiente para congelar a água” e um “olhar de lobo” que “sugere seus próprios terrores“.

Mas foi com o Tommy Shelby de Peaky Blinders que Murphy encontrou uma atuação para vida toda.

PUBLICIDADE

Ele descreve jogar Tommy Shelby como implacável

Tommy Shelby não é um vilão unidimensional. Sua ambição nua, vontade sobre-humana, raiva latente e a constante ameaça de violência são compensadas por seu ar perpétuo de melancolia, arrependimento profundo, lealdade feroz e charme diabólico. Ele tem um desejo instintivo de fazer a coisa certa, mas o mundo em que ele se move e suas experiências de guerra tornam isso quase impossível.

Leia também: Tommy Shelby existiu? O quão real é a série Peaky Blinders

Com isso, Cillian Murphy revelou em uma entrevista à Esquire que sua dedicação em desenterrar a matéria-prima das profundezas da alma de Shelby fez com que sua esposa e filhos o descrevessem como que “não estando lá”, enquanto ele está filmando Peaky Blinders.

Murphy explicou que, como grande parte da atuação envolve ficar em um “trailer girando os polegares”, a autenticidade não está lá se “você está vindo de um impasse“. Murphy explicou: “Eu não estou andando por aí falando como Tommy o tempo todo, mas você tem que estar lá ou por aí.“.

Peaky Blinders
Imagem: Divulgação.

Murphy disse ao Birmingham Live que ele não pode simplesmente pular da cama e se transformar em um personagem tão complexo quanto Shelby, dizendo: “Ele está tão distante de mim como personagem e leva muito tempo para voltar lá. Leva vários meses para chegar a isso – trabalhando nos roteiros e fisicamente chegando a esse lugar. Interpretá-lo é implacável. Você realmente tem que mergulhar e mergulhar e cancelar tudo. Mas eu adoro isso.

Após 15 anos como vegetariano, ele começou a comer carne para Peaky Blinders

Além da transformação emocional e mental, Cillian Murphy acha igualmente exigente obter o aspecto físico de Tommy Shelby da maneira certa. Com isso, Murphy revelou uma grande mudança de vida que ele precisou passar. Ao Daily Mail, ele disse que, como ele não é naturalmente intimidador fisicamente, ele teve que mastigar muita proteína e bombear muito ferro – tudo o que ele não gosta – para fazer justiça ao papel do chefe do crime Brummie.

Leia também: O real motivo por que Peaky Blinders vai acabar com um filme

Embora o visual de Shelby imaculadamente adaptado tenha criado seu próprio renascimento da moda, Murphy explicou que não é um visual que ele goste. “Eu nunca faria esse corte de cabelo voluntariamente“, disse ele. “Isso e o chapéu, a voz, o andar, [os cigarros] – é tudo um esforço para me fazer parecer durão, o que eu realmente não sou. Eu nunca estive em uma briga.”.

No entanto, de longe, a maior mudança de estilo de vida que Murphy fez para interpretar Shelby foi começar a comer carne novamente após uma ausência de 15 anos.

Imagem: Divulgação.

O ator explicou que os criadores de Peaky Blinders não queriam que ele parecesse “um irlandês magricela“. Então, o personal trainer de Murphy recomendou que ele abandonasse as plantas e se servisse de carne. Claro se quisesse que o público acreditasse que ele era o Michael Corleone de Midlands. Murphy nunca olhou para trás, explicando: “Fui vegetariano por cerca de 15 anos. Mas nunca foi uma decisão moral. Era mais que eu estava preocupado em pegar a doença da vaca louca“.

Agora, Murphy poderá abandonar todos esses aspectos com o final de Peaky Blinders, embora ele ainda tenha mais um desafio em frente: um filme, que de fato irá encerrar a série.

Todos os episódios de Peaky Blinders já estão disponíveis na Netflix.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.