Sob Pressão estreia 5ª temporada no Globoplay com gás total

Sob Pressão retorna para 5ª temporada e vai tratar de saúde mental.

Sob Pressao 5 temporada

Com a estreia da nova temporada de Sob Pressão, o público descobre que os médicos estão lidando com mais pressão do que podem suportar. Em outras palavras, os novos episódios vão mostrar que a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as sequelas de uma rotina de trabalho exaustiva. Bem como as marcas do seu sofrimento, tantas vezes velado. O drama médico brasileiro lançado em 2017 protagonizado por Marjorie Estiano, Juliano Andrade e grande elenco, retorna para sua temporada final e promete continuar surpreendendo e emocionando o público. 

Continua após publicidade

No dia 1° de junho em um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento da quinta temporada da série. A convite do Globoplay, o Mix de Séries esteve no evento que contou com a presença de parte do elenco e da equipe criativa. Logo após a exibição do primeiro episódio em uma sala de cinema, aconteceu a coletiva de imprensa onde rolou um bate papo com os convidados.

Acima de tudo o clima foi de celebração e descontração. Tanto elenco quanto a equipe criativa demonstraram paixão pelo projeto e a felicidade de finalizarem mais uma temporada. Vale destacar que o primeiro episódio tem a participação de Lázaro Ramos interpretando irmãos gêmeos que sofrem um acidente em uma fábrica de fogos. Lázaro entrega uma atuação impecável e emocionou a todos os presentes.

Continua após publicidade

Equipe e elenco refletiram sobre o impacto da série

Sem dúvidas a série cumpre um papel social lançando luz à saúde pública, setor cada vez mais desvalorizado pelas autoridades governamentais. A importância do SUS sempre foi algo presente no roteiro da série e a pandemia reforçou ainda mais isso para sociedadee. Para o diretor Andrucha Waddington, Sob Pressão vai muito além de denunciar os descasos encontrados na saúde pública. A série é vitrine para realidade da população desprivilegiada e para os profissionais da área. “As histórias são infinitas, cada paciente que sai da ambulância traz para o debate uma situação social diferente. Desta forma, o material do drama médico se torna uma fonte inesgotável.”.

Sob Pressao 5 temporada
Imagem: Divulgação.

Já o autor Lucas Paraizo analisa que o sucesso da série é resultado de um esforço coletivo. Toda equipe que tenta trazer a realidade para a ficção. Dialogando com o público que se vê representado. O ator Julio Andrade confidenciou que quase não entrou no projeto por achar que não combinava com a proposta. O fato de ter nervoso ao ver sangue também foi um dos motivos.

Leia também: Sob Pressão, 5ª temporada: data de estreia e spoilers

Mas quando chegou no set de filmagens e viu tudo pronto para gravar, percebeu que ali tinha uma oportunidade de contar grandes histórias. O ator David Junior quando questionado sobre a cena mais dificil disse que todas são. Eles são atores e não médicos, precisam lidar com muitos termos técnicos além da carga dramática que o roteiro demanda. A rotina das gravações exige preparo físico e psicológico. Mas apesar disso, se sente feliz em fazer parte da família que eles  formaram.

Continua após publicidade

A atriz Marjorie Estiano que participou de forma remota analisou a série como multifacetada. Sob Pressão dedica seu olhar não só para os profissionais de saúde, como também para o Brasil como um todo. A realidade da familia brasileira sempre é apresentada lançando um olhar para alguma pauta importante. A atriz destacou que se sente honrada em dar vida a uma personagem tão inspiradora que a motiva a ser melhor como pessoa e mais comprometida com o coletivo.

A saúde mental será o tema central da nova temporada de Sob Pressão

Depois do especial Plantão Covid, os roteiristas entenderam que acima de tudo, era importante voltar os olhos para esses profissionais. Essas pessoas entregam tudo de si  todos os dias e muitas das vezes em ambientes sem muitos recursos. Os médicos estão doentes, diante do cenário atual da saúde pública do Brasil. Cada personagem revela esses sintomas de uma forma diferente enfrentando suas próprias questões enquanto tentam equilibrar vida pessoal e trabalho.

Os produtores adiantaram alguns temas que estarão presentes em arcos narrativos que serão desenvolvidos ao longo dos novos episódios de Sob Pressão. Além da saúde mental, temas como Alzheimer, câncer de mama, racismo, alcoolismo e vacinação. Enquanto isso, as participações especiais que são a marca registrada da série traz nomes como Lázaro Ramos, Marco Nanini, Emilio Dantas, Fábio Assunção, Douglas Silva e Irene Ravache que ajudam a contar essas histórias. Algumas relações serão testadas e as dinâmicas dentro do hospital vão sofrer mudanças, adiantou o autor Lucas Paraizo.

Continua após publicidade

Quinta temporada pode não ser a última

E embora a quinta temporada esteja sendo tratada por muitos como a última, durante o coquetel de lançamento, o ator Juliano Andrade fez uma confissão. Nos bastidores eles sempre comentam que é a última, mas todo ano voltam para mais uma temporada. Já o diretor Waddington revelou que a quinta temporada é a mais intensa e a melhor até aqui. De forma consequente, a temporada termina com um gancho emocionante e se mostrou aberto para voltar para mais episódios.

Agora é esperar para ver se o serviço de streaming Globoplay vai renovar o drama médico para mais uma temporada.

Portanto, Sob Pressão é uma série médica brasileira aclamada pelo público e crítica que conquistou reconhecimento internacional e alguns prêmios. Uma coprodução da Globo e Conspiração Filmes, escrita por Lucas Paraizo, Márcio Alemão, com direção artística de Andrucha Waddington.

A quinta temporada já está disponível no Globoplay e, além disso, terá lançamento de dois episódios por semana, ao total serão 12 episódios. Da mesma forma, na próxima segunda, dia 06 de junho, a TV Globo vai exibir o primeiro episódio na Tela Quente especial. E isso, portanto, vai garantir que mais pessoas possam ter a oportunidade de conferir o conteúdo. Ainda não há previsão para exibição da temporada completa na TV aberta.

E então, animados para a nova temporada?

Bacharel em Direito, e atualmente cursando Marketing digital, sou fascinado pelo universo dos heróis e apaixonado por séries e filmes. Curto livros de suspense policial, boa música e reality shows. A série da minha vida , The OC. No Mix, colaboro com alguns textos de séries como, Blindspot , Ozark, La Casa de Papel entre outras. Quando não estou no cinema ou maratonando uma série estou me aventurando na cozinha.