Breaking Bad é superada na lista de melhores séries do século

BBC reuniu milhares de especialistas e fez a lista das 100 melhores séries do século XXI

Breaking Bad
Continua após publicidade

Já está virando tradição: nos últimos anos, a BBC organiza uma grande pesquisa anual com diversos críticos de Cinema, especialistas e membros da indústria. São pessoas de todo o mundo que, juntas, decidem os Melhores Filmes em diversas categorias. Este ano, entretanto, a BBC resolveu voltar a atenção para a televisão. 

Continua após publicidade

Isso porque a TV tem sido a grande salvadora do entretenimento e mesmo de vidas nos últimos meses. Com os inúmeros problemas no mundo, é a TV que aparece para nos ajudar dia após dia. Além disso, surfamos no que chamamos de Era de Ouro da televisão. As séries estão com tudo há algum tempo e permanecem assim com toda a segurança.

BBC elege as 100 melhores séries do século, incluindo Breaking Bad

Para a BBC, era o momento ideal para traçar um panorama acerca da TV dos últimos 21 anos. Por muitos anos, a televisão foi considerada a irmã mais nova e menos requintada do Cinema. No século XXI, entretanto, a TV conquistou sua credibilidade artística, além de ter atingido milhares de pessoas através das diversas plataformas de streaming que surgem mês a mês.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Assim, para marcar a ascensão da TV, a BBC fez a pergunta: quais são as maiores séries de TV do século 21?

O Gambito da Rainha 2 temporada

De Breaking Bad a O Gambito da Rainha: séries antigas e novas dão as caras

As respostas são surpreendentes em vários aspectos. No total, 460 séries diferentes foram votadas por 206 especialistas em TV – críticos, jornalistas, acadêmicos e personalidades da indústria – vindos de 43 países, da Albânia ao Uruguai. Desses eleitores, 100 eram mulheres, 104 eram homens e dois não binários. Cada eleitor listou suas 10 séries de TV favoritas do século 21, que pontuamos e classificamos para produzir as 100 melhores listadas abaixo.

Continua após publicidade

Leia também: Ator de Breaking Bad fará nova La Casa de Papel na Netflix

O resultado é uma lista que é uma verdadeira prova do poder, versatilidade e inovação do meio nas últimas duas décadas. Desde a saga Gilmore Girls até a cáustica Curb Your Enthusiasm, que começaram na sombra imediata de do novo milênio em outubro de 2000, até a entrada mais recente, a adaptação transcendente de Barry Jenkins, The Underground Railroad, que estreou em maio de 2021. 

Continua após publicidade

Lista aponta alguns problemas da indústria

Ao mesmo tempo, embora a lista seja ampla e diversificada, há também detalhes que reafirmam alguns problemas da indústria. Noventa e duas séries apresentam o inglês como idioma principal, com dinamarquês, sueco, francês, espanhol e alemão entre os outros idiomas apresentados. Enquanto isso, 79 programas entre os 100 melhores foram criados por homens e apenas 11 por mulheres, com 10 por uma combinação de homens e mulheres. 

Continua após publicidade

Ambas as estatísticas falam das desigualdades sistêmicas da indústria. No entanto, com as séries em outros idiomas cada vez mais acumulando grandes audiências internacionais, e uma gama mais diversa de vozes, em termos de raça, gênero e orientação sexual recebendo controle criativo, o cenário da TV pode mudar novamente de maneiras cruciais e inspiradoras no futuro. E certamente será interessante ver quais serão os resultados de uma pesquisa semelhante em cinco, 10 ou 20 anos.

Continua após publicidade
Breaking Bad La Casa de Papel

E o que nós achamos da lista? 

Como toda lista, há algumas surpresas e algumas obviedades claras. O top 3, por exemplo, é o resultado que sempre aparece em qualquer compilado do tipo. Outros títulos, porém, surfam na onda do sucesso momentâneo. Enquanto Six Feet Under e Breaking Bad permanecem firmes, estabelecidas como grandes títulos da TV, programas como I May Destroy You e Small Axe surgem mais por serem queridinhos recentes da crítica. Ainda que sejam excelentes (e realmente são impecáveis), é difícil pensar que estes dois programas permanecerão tão bem colocados na lista caso esta seja refeita daqui a 10 anos.

Continua após publicidade

Leia também: O real motivo pelo qual O Gambito da Rainha não terá 2ª temporada

Para quem está começando no mundos das séries, a lista é ótima para apresentar os grandes nomes do meio. Para quem já tem larga experiência, entretanto, alguns títulos pouco conhecidos podem agregar à lista de novas maratonas.

Vale apontar, ainda, que a BBC é uma empresa britânica. Assim, você encontrará diversos programas ingleses na lista. Nesta perspectiva, é uma seleção melhor do que listas feitas por veículos estadunidenses.

Confiram abaixo o TOP 10:

1      The Wire (2002-2008)
2      Mad Men (2007-2015)
3      Breaking Bad (2008-2013)
4      Fleabag (2016-2019)
5      Game of Thrones (2011-2019)
6      I May Destroy You (2020)
7      The Leftovers (2014-2017)
8      The Americans (2013-2018)
9      The Office (UK) (2001-2003)
10    Succession (2018-)

Confira, então, a lista completa

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.