Desigualdade salarial: As atrizes da TV que ganharam menos do que deveriam

Imagem: Optimaitalia/Divulgação

Com a recente popularização da hashtag #MeToo e das campanhas de combate ao assédio da iniciativa Time’s Up (fundada para combater o assédio no local de trabalho), têm vindo a tona muitos casos de má conduta em direção as mulheres da industria audiovisual.

Um dos mais recentes com James Franco como foco, quando duas estudantes o acusaram de comportamento inadequado em um programa matinal americano.

Atrizes, diretoras, produtoras e funcionárias do meio cinematográfico e televisivo têm quebrado o silêncio para falar sobre o tratamento dado as mulheres na indústria (e fora dela, diga-se de passagem). O resultado disso é um panorama muito mais claro da realidade suja por trás das câmeras.

E a sujeira não está contida apenas na forma de abuso sexual. A falta de oportunidades, a desvalorização do trabalho feminino e a disparidade salarial também estão na base desse “iceberg de problemas”.

Pensando nisso, o Mix Lista dessa semana vai ficar um pouco mais sério para esmiuçar casos em que atrizes receberam menos do que deveriam em programas de TV (quase todas as vezes ganhando menos do que colegas homens com funções menores ou iguais). Essa é apenas uma parcela dessas situações e é provável que no futuro muitos outros casos venham à tona.

Ellen Pompeo

Imagem: ABC/Divulgação

É quase chocante, mas a protagonista de Grey’s Anatomy, Ellen Pompeo, não recebia mais que seu colega de elenco Patrick Dempsey (o Derek). “Em certo ponto eu pedi $5000 dólares a mais que ele [Dempsey] por questões de princípio, afinal a série se chama Grey’s Anatomy e eu sou a Meredith Grey. Mas eles não me deram,” disse a atriz em entrevista ao THR. Em soma disso, os executivos também usavam Patrick para rebaixá-la. “Eles sempre poderiam o usar como arma contra mim – ‘Não precisamos de você; nós temos o Patrick’ – o que eles fizeram por muitos anos”. Foi a criadora da série, Shonda Rhimes, que a inspirou a buscar seus direitos e lutar pelo seu valor, o que deu resultado: Pompeo agora é a atriz mais bem paga em uma série dramática.

Emmy Rossum

Imagem: Showtime/Divulgação

Em 2016, o caso de Emmy Rossum veio à mídia. A estrela de Shameless entrou em negociação para ganhar o mesmo salário que seu colega William H. Macy na série dramática do Showtime, de acordo com uma matéria publicada no THR. Após anos recebendo bem menos que Macy (não sabemos os números), a atriz quis ser recompensada na nova temporada do programa com um salário nivelado ao do seu colega. Abordado na rua por um jornalista do TMZ, Macy disse que Emmy Rossum se esforça o mesmo tanto que ele, por isso merece o mesmo pagamento. As negociações aparentemente terminaram bem para ela, pois Rossum aceitou o novo contrato com o acordo que queria (via Fox News).

Lauren Cohan

Imagem: AMC/Divulgação

Nesse último final de semana, mais um caso de disparidade salarial em uma série famosa surgiu. Dessa vez em The Walking Dead. Lauren Cohan, que vive a Maggie na série pós-apocalíptica, teria solicitado um aumento de salário para renovar seu contrato para uma nova temporada. Segundo o Deadline, Cohan quer paridade com Andrew Lincoln e Norman Reedus, que têm pagamentos bem maiores que o restante do elenco feminino. Uma proposta da emissora de aumentar levemente o salário da atriz foi rejeitada. Isso pode significar a saída dela na série caso não se chegue a um acordo.

Yvette Nicole Brown

Imagem: NBC/Divulgação

Se já é complicado para uma atriz branca, para uma atriz negra é mais complicado ainda. Yvette Nicole Brown contou para a Variety que era paga como personagem regular de uma série praticamente a mesma quantia que um convidado branco era por uma participação. “Eu tenho sido uma regular por oito anos para a TV e estou ganhando o mesmo tanto que um cara que veio por uma semana. E é porque sou uma mulher negra,” disse a atriz. Além disso, Brown também descobriu que seu salário era bem menor do que os outros regulares no show. Ela não revelou o nome da série, mas garantiu que não foi em Community.

Melissa Rauch e Mayim Bialik

Imagem: CBS/Divulgação

De acordo com o THR, Melissa Rauch e Mayim Bialik, que interpretam respectivamente a Bernadette e Amy em The Big Bang Theory, tentaram igualar seu pagamento com o dos cinco colegas principais de TBBT (que estão ganhando cerca de 1 milhão por episódio). Sem sucesso. Apesar de que elas já acreditavam que não conseguiriam esse valor. Porém, os $175,000 dólares que eram pagos ficavam extremamente abaixo da quantia recebida pelos outros atores. Um novo acordo foi fechado recentemente e as duas passaram a ganhar pouco mais que $425,000 dólares por episódio.

Gillian Anderson

Imagem: FOX/Divulgação

A estrela de Arquivo X, responsável por dar vida a uma das personagens mais icônicas da cultura pop, não teve seu valor reconhecido enquanto fazia o show; nem na série original ou no revival de 2016. Segundo matéria publicada no The Daily Beast, Anderson ganhou menos do que David Duchovny (o Mulder) durante três anos em que trabalharam juntos. Não suficiente, o estúdio pedia para que Gillian ficasse alguns passos atrás de Duchovny enquanto filmavam. Nunca lado a lado. Mas isso foi décadas atrás e o assunto já foi resolvido.

Então, por que trazer isso à tona agora? Bom, porque aconteceu novamente. Para o revival de Arquivo X, ofereceram a Anderson metade do que ofereceram a David Duchovny. “Foi chocante pra mim,” contou Gillian ao site, “levando em consideração todo o trabalho que eu tive no passado para que nós [Anderson e Duchovny] tivéssemos pagamentos justos.

Posteriormente, a atriz foi paga igualmente ao seu colega para retornar a série.

Robin Wright

Imagem: Netflix/Divulgação

Agora sem Kevin Spacey, quem vai salvar House of Cards do limbo é Robin Wright. A atriz será a protagonista máxima da nova temporada depois dos escândalos de assédios sexuais envolvendo Spacey. Antes disso, porém, Wright descobriu que não estava em igualdade a Spacey no quesito pagamento. “Me disseram que eu estava recebendo pagamento igual e eu acreditei, então descobri recentemente que isso não é verdade,” contou a atriz para a revista The Edit. E o aumento não veio mesmo após as declarações da atriz. “Não acho que estou sendo paga o mesmo tanto,” disse Wright para a Rhapsody. “Me disseram que eu iria ganhar um aumento. Mas, acho que não vai acontecer.” Vale lembrar que isso aconteceu antes de Kevin Spacey ser demitido da série, e então não se sabe como irá ficar o salário de Robin Wright na nova temporada.

Share this post