Mix Lista: 7 polêmicas que abalaram a TV em 2018

Imagem: Mix de Séries

Ainda nem chegamos na metade do ano e já temos polêmicas suficientes para preencher um post inteiro. São casos que passaram por divergências salariais e má conduta até prisão e assédio sexual.

A seguir, um olhar em retrospecto de algumas ocorrências que ganharam a mídia nesses últimos meses:

1. Jeffrey Tambor deixa Transparent após denúncias de assédio sexual

Imagem: Amazon/Divulgação

No começo desse ano o nome de Jeffrey Tambor apareceu com frequência nos veículos de comunicação. Não por sua atuação em Transparent, mas sim por suas atitudes por trás das câmeras. Jeffrey foi acusado de assédio sexual pela companheira de equipe, Trace Lysette, e sua assistente Van Barnes. Em resposta a polêmica disse, “Sinto muito se qualquer atitude minha foi mal interpretada como sexualmente agressiva ou se eu ofendi ou machuquei alguém”. As denúncias levaram a uma investigação, resultando na demissão do ator. Jeffrey Tambor também não irá concorrer ao Emmy esse ano.

2. Atriz de Smallville, Allison Mack, é presa por envolvimento em culto sexual

Imagem: CW/Divulgação

Quando você pensa já ter visto de tudo, descobre que uma atriz famosa por uma série adolescente está envolvida num culto que recrutava mulheres para serem escravas sexuais. A NXIVM (lê-se “nexium”), liderada por Keith Raniere, era um grupo que oferecia aulas de auto-ajuda para pessoas que queriam crescer pessoalmente e profissionalmente. Porém, isso era fachada para algo muito mais assustador: um culto que atraia mulheres para serem escravas sexuais de Raniere. Allison Mack era a recrutadora do grupo. Além do sexo forçado, as mulheres eram chantageadas e torturadas através da marcação com ferro quente. O caso levou a prisão de Mack. Após pagar fiança, a atriz foi liberada e agora se encontra em prisão domiciliar. Se condenada, Mack poderá pegar no mínimo quinze anos de prisão. O Mix fez uma reportagem detalhada sobre o caso que você pode ler aqui.

Continua após a publicidade

3. Sarah Drew e Jessica Capshaw são demitidas de Grey’s Antomy

Imagem: ABC/Divulgação

Essa pegou todo mundo de surpresa. Duas queridinhas de Grey’s Anatomy, Sarah Drew e Jessica Capshaw, intérpretes de April e Arizona, foram dispensadas da série médica da ABC. Fontes afirmam para o Deadline que as demissões aconteceram devido a questões criativas. Foi especulado que a saída das duas estaria ligada ao aumento de salário de Ellen Pompeo. Pompeo desmentiu isso publicamente no programa de Ellen DeGeneres. “Isso é absolutamente uma inverdade,” afirmou a atriz, “Eu não estou envolvida nesse tipo de decisões.” Ambas as atrizes já se despediram da série no último episódio da temporada, que você pode conferir como foi aqui.

4. HBO é acusada de utilizar elefantes maltratados em Westworld

Imagem: HBO/Reprodução

A HBO comprou briga com a PETA, uma ONG de direitos animais, ao utilizar elefantes reais em Westworld. A organização afirma que os elefantes vistos em tela foram alugados pela empresa Have Trunk Will Travel, conhecida por maltratar os animais durante o treinamento. Lauren Thomasson, gerente da PETA que investiga o uso de animais em produções audiovisuais, lançou uma carta aberta para a HBO. “Nós pedimos à HBO a se comprometer em não utilizar animais selvagens em episódios futuros ou outras séries,” escreveu Thomasson. A HBO respondeu as acusações dizendo que todos os animais foram tratados com cuidado e respeito.

5. Atriz de Roseanne faz piada racista, levando ao cancelamento da série

Imagem: ABC/Divulgação

Roseanne Barr pode ter enterrado a carreira de vez com apenas uma frase. A protagonista de Roseanne foi ao Twitter despejar comentários racistas sobre a ex-conselheira do Presidente Barack Obama, Valerie Jarrett. A série já tinha sido renovada para uma segunda temporada e os números de audiência estavam ótimos, mas as declarações de Roseanne Barr levaram a um cancelamento abrupto. Barr é reconhecia nos EUA por entrar em polêmicas com frequência, mais recentemente ela declarou apoio a Donald Trump. Além do cancelamento, os episódios antigos de Roseanne foram retirados do Hulu e deixaram de ser exibidos na televisão.

6. Jessica Walter revela ter sofrido assédio moral de Jeffrey Tambor

Imagem: Netflix/Reprodução

Mais um caso de assédio envolvendo Jeffrey Tambor. Nessa semana, uma entrevista com o elenco de Arrested Development viralizou na internet. Nela, Jessica Walter fala sobre o assédio que sofreu de Tambor no set de gravação da série. “Em quase 60 anos de trabalho, ninguém nunca gritou comigo daquela forma em um set”, contou a atriz. “Eu tenho que abrir mão de estar brava com ele,” continuou a atriz em lágrimas, “Ele nunca passou dos limites sexualmente. Verbalmente, sim, ele me assediou, mas ele se desculpou. Eu tenho que deixar pra lá.” Jason Bateman, que também estava presente, tentou defender as atitudes de Tambor, mas no dia seguinte ao lançamento da entrevista se desculpou publicamente por seu discurso (Deadline).

Continua após a publicidade

7. Netflix entra em polêmica sobre salário de Claire Foy em The Crown

Imagem: Netflix/Divulgação

Uma problemática da indústria cinematográfica e televisiva tem vindo à tona recentemente: o pagamento injusto para as mulheres. Mulheres com papéis de mesma importância aos de colegas do sexo masculino recebem menos do que deveriam e acabam ficando com salário defasado. Um desses casos aconteceu em The Crown. Claire Foy, intérprete da Rainha Elizabeth II no drama da Netflix, recebeu menos do que seu colega de cena Matt Smith para fazer as duas temporadas da série, mesmo tendo mais tempo de tela do que ele. Smith disse que não sabia da diferença e mostrou apoio a Foy. Como a história termina? Aparentemente a Netflix irá indenizar a atriz, compensando o que ela deveria ter ganhado.

Leia mais: 26 séries de TV foram canceladas nesta temporada… e contando!

About Leonardo Cremonini